quarta-feira, 19 de março de 2025

DICIONÁRIO BÁSICO DE GEOGRAFIA DO PROF. TAYLOR





Espero contribuir para tirar suas dúvidas e melhorar seu conhecimento. Novas palavras aparecem sempre que possível. A linguagem está direta e objetiva, com exemplos práticos e atuais. Alguns termos de outras disciplinas, em particular História e Ciências, estão sendo acrescentados, fundamentais para a compreensão do ensino geográfico, do mundo atual globalizado e de nossa interdisciplinaridade. Estou recuperando dezenas de palavras perdidas por falha no sistema. Aos poucos estou atualizando os termos, para melhor compreensão. Boas pesquisas.

 

O conceito que melhor expressa a geografia que sonhamos é a do geógrafo Francês Jean Labasse:


“A Geografia é a reflexão, voltada para a ação, sobre os esforços que o homem desenvolve deliberadamente e coletivamente para modificar as condições espaciais da existência de uma comunidade”.


 A

 


Abalo – é quando ocorre uma vibração do solo provocada por um tremor de terra (terremoto) ou explosão.

Abalo Sísmico – é o nome científico dado aos tremores de terra, também chamados de terremotos. A área mais instável da Terra para esse fenômeno é o Círculo ou Anel de Fogo do Pacífico.

Abissal – são as áreas mais profundas dos oceanos, onde estão às fossas submarinas ou abismos oceânicos. As regiões abissais com as maiores profundidades da Terra ficam no Oceano Pacífico, próximo das Filipinas, na Fossa das Marianas, Mindanao e Filipinas. São mais de 10.000 m de profundidade.

Aborígene – que é originário da terra, nativo do lugar, indígena. Também é o nome dado aos nativos da Austrália e de outras ilhas da Oceania.
Abrasão - é o nome dado ao trabalho erosivo do mar junto a costa. Também chamado de abrasão marinha.

Abrolho – são rochedos submersos que às vezes afloram sob a superfície marinha, formando ilhas. Ex. Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia.

Ação Antrópica – qualquer atividade desenvolvida pelo homem sobre o meio ambiente, de forma positiva ou negativa. Ex. desmatamento provocando incêndios nas matas e assoreamento dos rios.

Aciculifoliada – é a vegetação encontrada no sul do Brasil nas áreas subtropicais, que apresenta as folhas pontiagudas ou do latim: “pequena agulha”. Ex. araucárias, imbuia, cedro, ipê...

Aclive – são subidas do terreno, ou seja, é a inclinação de um trecho de planalto, morro ou serra. O oposto são os declives.

Acnur – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Tem como objetivo a proteção e apoio aos refugiados.

Aconcágua – maior elevação (montanha) das Américas, situado na cordilheira dos Andes (América do Sul), entre o Chile e a Argentina, chamado de “Teto das Américas”.

Açude – é um lago natural ou artificial formado pelo armazenamento de água de rios e riachos, que servem para o abastecimento local e irrigação principalmente no sertão nordestino. Também podem ser reservatórios de água das chuvas em uma depressão.

Aduana – é o mesmo que alfândega.

Aduaneiro – relativo à aduana.

Adubo – são resíduos animais, vegetais ou químicos, usados para fertilizar a terra.

Afélio – é o maior afastamento de um astro em relação ao sol durante a sua órbita.

Afluente – nome dado aos rios menores ou secundários, que ajudam a formar os rios principais e aumentar o seu volume d’água. Os afluentes também podem ser chamados de tributários. Na Bacia Amazônica, alguns afluentes do Rio Amazonas estão entre os maiores rios do mundo. Ex. Rio Madeira.


África
 chamado de continente negro, é o continente que apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do mundo, além de graves crises políticas e sociais. É o terceiro maior continente em área territorial, único situado em todos os hemisférios, cortado pelas principais linhas imaginárias.

Africâner – é uma das línguas faladas na África do Sul. Língua originária da mistura dos dialetos locais com o holandês dos colonizadores.

Africano – quem nasce na África.

África Saariana – região situada ao norte do deserto do Saara, ocupada principalmente por povos de origem árabe, com predomínio de brancos e mestiços.

África Subsaariana – região do continente africano que se localiza ao sul do deserto do Saara. Caracteriza-se por apresentar grande diversidade de etnias e os mais baixos IDHs do mundo. Também chamada de África Negra por ter, em sua maioria, nativos da raça negra.

Afro - algo ou alguém relacionado à cultura negra com raízes no continente africano.

Afrodescendente – são pessoas que descendem de nativos africanos que foram trazidos para a América para servirem de escravos.

Afloramento – quando ocorre a exposição natural de rochas ou minerais na superfície terrestre, perceptíveis a observação humana. 

Agentes Erosivos – são os elementos naturais responsáveis pelo processo erosivo. Entre eles temos: os rios (erosão fluvial), chuva (erosão pluvial), ventos (erosão eólica ou eólia), mar (erosão marinha ou abrasão), gelo (erosão glacial), lagos (erosão lacustre) e o homem (erosão antrópica ou antropogenética).

Agrário – tudo que é relativo ao campo (rural) e a agricultura.

Agreste – é uma zona de transição entre o litoral úmido e o sertão seco do nordeste brasileiro, onde predominam pequenas e médias propriedades rurais policultoras, que praticam atividades agropecuárias. Nessa região destacam-se cidades de grande importância local: Garanhuns e Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Vitória da Conquista e Feira de Santana (BA), grandes centros regionais.

Agrícola – tudo que é ligado ou relativo à agricultura.

Agricultura – atividade econômica primária que consiste no plantio e colheita de produtos alimentícios vegetais.

Agricultura de Subsistência – é um modelo agrícola praticado pelos pequenos agricultores, que consiste no plantio de produtos com fins de alimentar a família. Também pode ser chamada de agricultura familiar.
Agricultura Itinerante – ou agricultura nômade, é um método agrícola tradicional que usa técnicas primitivas que esgotam o solo, obrigando os agricultores a buscar outras áreas de cultivo.

Agricultura Mecanizada – é o modelo de agricultura moderna que utiliza o uso de máquinas e equipamentos, além de técnicas e insumos no preparo da terra.

Agroexportador – quando o país é um grande exportador, ou seja, vende grande parte de sua produção agrícola ou pecuária para o exterior.

Agroindústria – ramo da indústria que transforma produtos agropecuários em produtos industrializados (alimentícios).

Agronegócio - é uma empresa agrícola que utiliza produtos agropecuários como matéria-prima, usando geralmente tecnologias modernas e métodos comerciais dinâmicos.

Agropecuária – atividade rural que envolve a agricultura e a pecuária. O Brasil é um dos maiores exportadores de produtos agropecuários, sendo uma referência no mercado mundial.

Agrotóxicos – produtos químicos agrícolas usados no extermínio de insetos e doenças nas lavouras ou plantios. Prática muito usada para evitar as pragas tropicais nas lavouras brasileiras, que são pulverizadas com esses produtos.

Agroturismo – atividade turística desenvolvida em áreas rurais, onde o objetivo é a integração entre homem e natureza, desfrutando das belezas naturais além da saudável alimentação e a vida do campo. Hoje é uma importante atividade econômica, ajudando a manter as famílias no campo.

Água Fluvial – são as águas dos rios.

Água Pluvial – são as águas das chuvas.

Aiatolá – líder supremo na religião islâmica.

Alcorão - (ou Corão) é livro sagrado da religião islâmica ou muçulmana.

Alasca – é um dos cinquenta estados que formam os EUA, situado na parte noroeste da
América do Norte, comprado em 1867 da Rússia, rico em reservas de petróleo. É um território descontínuo dos Estados Unidos um pouco maior que o estado do Amazonas no Brasil.

ALCA – Área de Livre Comércio das Américas. Foi uma tentativa de integração entre todos os países do continente americano, criando um gigantesco bloco econômico liderado pelos EUA. As diferenças econômicas foram o grande empecilho, além do protecionismo econômico norte-americano. A ideia de integrar NAFTA e MERCOSUL aos outros blocos continentais não prosperou.

Aldeia Global – é um termo usado para se referir ao mundo atual globalizado, onde a interdependência e os avanços tecnológicos diminuem as distâncias entre os lugares, transformando o mundo em uma pequena aldeia ou vila.

Alfândega – é um órgão público (repartição), vinculado a Polícia Federal, encarregado de vistoriar mercadorias, bagagens e pessoas que chegam ou saem de um país, além da cobrança de tributos (impostos).

Alfandegário – o que é relativo à alfândega ou aduana.

Alísios – são ventos que sopram persistentemente (constantes) das regiões subtropicais de alta pressão em direção às áreas equatoriais/ tropicais de baixa pressão.

Allah - é a designação para Deus na língua árabe.

Alpes – formação montanhosa de idade geológica recente (terciário), encontrada na Europa entre a Áustria e a Suíça, nascente de importantes rios europeus. Ex. Danúbio e o Reno.

Alpes Escandinavos – é uma extensa formação montanhosa de idade geológica mais antiga, localizada na península escandinava, entre a Suécia e a Noruega.

Al Qaeda – (A Rede): grupo terrorista fundado por Osama Bin Laden após a Guerra do
Afeganistão (ocupação soviética). Promove ações em várias partes do mundo, tendo como alvo principal os EUA e seus aliados. O grupo é dividido em várias células com um pequeno número de participantes, dificultando descobrir suas ações. Após a morte de Osama, o grupo enfraqueceu e diminuiu suas atividades. Seu principal ataque foi à queda das Torres Gêmeas (World Trade Center) nos EUA.

Altas Latitudes – são as regiões polares, cobertas de gelo ou neve, com vegetação típica de tundra. São as áreas localizadas ao norte ou sul dos círculos polares.
Altiplano - são áreas quase planas localizadas entre áreas de cordilheiras, forma comum na região dos Andes na América do Sul (ex. Bolívia). São planaltos de alinhamento entre cordilheiras.

Altitude – medida na vertical que vai do nível do mar ao topo da elevação (relevo). É a medida do relevo. Quando a altitude é negativa, ou seja, abaixo do nível do mar, é chamada de profundidade. A maior altitude positiva da Terra é o Monte Everest, com 8.848 m.

Aluvião – são os sedimentos ou detritos transportados pelos rios ou águas pluviais, dos terrenos mais altos para os terrenos mais baixos. Formam as planícies aluviais ou sedimentares.

Amazonas – nome do maior rio do mundo em extensão e volume d’água, também é o nome do maior estado brasileiro em área, localizado na região Norte do país.

Amazônia – denominação dada à região Norte e as áreas cobertas pela floresta de mesmo nome.


Amazônia Azul
 é um novo conceito geográfico. Corresponde à parte do oceano Atlântico, na área onde nosso país explora os recursos naturais próximo ao litoral, a chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE). 
Amazônia Internacional – é a área da floresta Amazônica dentro e fora do território brasileiro. Todo o território coberto pela floresta.

Amazônia Legal – parte da floresta Amazônica dentro do território brasileiro. O território brasileiro corresponde à maior parte de toda a floresta. A Amazônia Legal é estabelecida por lei e corresponde a área de atuação da SUDAM.

América – continente conhecido como “novo mundo”. É o segundo maior em área territorial, colonizado no passado por espanhóis, portugueses e ingleses principalmente.

América Anglo-Saxônica – é a parte mais rica ou desenvolvida da América. Formada pelo Canadá e pelos Estados Unidos, é a parte do continente colonizada principalmente pelos ingleses.

América Latina – parte subdesenvolvida, dependente e com graves problemas sociais da
América. Foi colônia de exploração da Espanha e de Portugal. O termo América Latina é derivado do latim, língua mãe dos idiomas falados na maior parte da região.

Americano – quem nasce na América. Termo usado também para se referir aos habitantes dos EUA (estadunidenses ou norte-americanos).

Ameríndios – denominação dada aos índios americanos, encontrados na América com a chegada dos europeus.

Amplitude Térmica – é o índice atmosférico que registra as máximas e mínimas temperaturas durante um dia em um determinado lugar. Quanto maior a distância dos mares, maior a amplitude térmica, principalmente em zonas desérticas.

Analfabetismo Funcional – é um termo empregado para as pessoas que sabem ler e escrever o básico, porém, não conseguem interpretar o que leem ou usar essa leitura em atividades cotidianas.


Anamorfose –
 é uma figura (mapa) que apresenta deformações ou distorções em uma superfície plana ou curva, tornando-a proporcional ao dado que se pretende representar.

Anavilhanas – é um grande conjunto de ilhas fluviais no Rio Negro, no estado do Amazonas, formando um grande Parque Nacional de mesmo nome, na forma de uma unidade de conservação ambiental permanente.

Andes – extensa cordilheira no sentido norte-sul, de formação geológica recente (período terciário), localizada na parte ocidental (oeste) da América do Sul, uma das maiores formações geológicas do planeta.

Anglo-Saxão – indivíduo dos povos germânicos (anglo, saxões e jutos) que invadiram a
Inglaterra entre os séculos V e VI vindo a formar o povo inglês de hoje.

Angra – é uma enseada ou baía formando uma reentrância com ampla entrada na costa, cercada por terrenos mais altos, formados de colinas. A mais conhecida é Angra dos Reis (RJ).

Ano Bissexto – é um ano que possui 366 dias. Esse dia a mais é acrescentado no calendário a cada quatro anos no dia 29 de fevereiro. O ano bissexto existe devido ao movimento de translação da Terra, que dura 365 dias (um ano) e 6 horas aproximadas. Ao final de 4 anos, essas horas são somadas e transformadas em mais um dia.


Antártida –
 chamada de continente gelado. É uma extensa área continental ao sul da Terra, no polo sul, onde ocorrem as mais baixas temperaturas do planeta (próximas a – 80º C), sendo um local inóspito para moradia, embora seja rico em recursos naturais. A presença humana no continente se restringe a pesquisadores e missões científicas. O Brasil é signatário do Tratado Antártico, com uma base no continente (Comandante Ferraz). Infelizmente essa base foi recentemente destruída pelo fogo, sendo necessária à sua reconstrução.

Antilhas – região da América Central formada por um conjunto de ilhas. Essa região também é chamada de Caribe. Segundo pesquisadores antigos, o nome Antilhas significa “Ilha do Dragão". As Antilhas podem ser divididas de duas formas: Grandes Antilhas (formada pelas ilhas maiores do Caribe, ex. Cuba) e as Pequenas Antilhas mais ao sul (pequenas ilhas, ex. Granada).

Antissemitas – indivíduo que prega o ódio e o preconceito contra o povo judeu. Termo que envolve questões políticas e religiosas, ainda em prática no século XXI, principalmente por parte do povo muçulmano mais radical (Xiitas).

Antrópico – relativo ao homem.

Apalaches – é uma formação rochosa de origem geológica antiga, bastante trabalhada pelos agentes externos ou erosivos, encontrado na parte leste (oriental) dos EUA. Rico em minérios.

Apartheid – regime político praticado através de leis na África do Sul até 1994, baseado na
segregação (separação) racial. A separação e a discriminação por parte dos brancos colonizadores ingleses em relação aos negros nativos foi uma das cenas mais grotescas do século XX. A eleição de um presidente negro (Nelson Mandela) foi o marco para a tentativa de aproximação entre as etnias. Atualmente a África do Sul busca seu espaço na geopolítica mundial, participando do grupo dos BRICS. Porém, mesmo com o fim oficial do regime do Apartheid, as diferenças sociais e rivalidades étnicas persistem. Apartheid é uma palavra africâner que significa “vida em separado”.

APEC – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. Bloco econômico criado em 1994, na Conferência de Seattle (EUA), com sede em Cingapura, com cerca de vinte e um membros, com o objetivo de integração comercial, redução de taxas e barreiras alfandegárias entre outros. É uma espécie de zona de livre comércio restrita, com regras limitadas. Formado principalmente por EUA, Canadá, México, China, Rússia, Japão, Chile, países do sudeste asiático e da Oceania. É um grupo heterogêneo que dificulta a expansão do bloco. São os países que margeiam o Oceano Pacífico, na área do Círculo de Fogo.

Apeninos – formação montanhosa de idade geológica recente, que corta o território central da Itália de norte a sul do país.

Aposentadoria – é o salário que os trabalhadores remunerados recebem do sistema previdenciário após cumprir o tempo de trabalho previsto em lei.

Aquecimento Global – elevação da temperatura média anual do planeta Terra, causada pelo aumento das concentrações na atmosfera dos chamados gases estufa, provocados pela ação antrópica (do homem).


Aquífero –
 grandes lençóis subterrâneos ou mananciais de água doce encontrados no subsolo da terra. O maior aquífero encontra-se no sul do Brasil, chamado de aquífero Guarani.

Árabes – povo originário da península arábica, atual Arábia Saudita, de características heterogêneas, que ocupam o Oriente Médio e o norte da África.

Araucária – árvore nativa das matas e campos do sul do país, de grande utilidade econômica.

Área Metropolitana – (ver região metropolitana)

Areia – são grãos de quartzo resultantes da desagregação ou da decomposição das rochas que possuem sílica.

Arenito – o nome significa “pedra de areia”. É uma rocha sedimentar resultante da junção dos grãos de areia por um cimento natural.

Argila – é um tipo de barro de origem cristalina, que são encontrados em alguns terrenos e usados como matéria-prima para fazer objetos artesanais e para construção.

Aridez – características dos climas relacionados a pouca ou nenhuma umidade.

Árido – com pouca umidade ou seco. Nome do clima típico de zonas desérticas ou áridas.

Arquipélago – conjunto de pequenas ou grandes ilhas. O Japão é um exemplo de país arquipélago.

Arrecife – o mesmo que recifes. São formações litorâneas de arenito ou corais que aparecem
junto à costa (litoral), formando geralmente um quebra-mar natural ou píer.

Arreico – padrão de drenagem fluvial realizado pelos rios intermitentes (temporários), que desaparecem nos longos períodos de estiagem.

Arroio – são pequenos rios ou riachos. Denominação comum, usada no sul do país. Ex. Arroio Chuí (RS).

Artesanal – o que é feito de forma manual por um artesão.

Artesanato – técnica de trabalho manual não industrializado, feito por um artesão.

ASEAN – (Associação das Nações do Sudeste Asiático) - É um bloco econômico formado pelos países do sudeste asiático, com o objetivo de traçar metas de cooperação entre eles e os aproximar cada vez mais dos três grandes: China, Japão e Coreia do Sul. O grupo já está sendo chamado de ASEAN + 3, tal o grau de dependência e de relações comerciais com as potências.

Ásia – maior continente em área territorial, berço das principais religiões do mundo, conhecido como o “continente dos contrastes”.

Ásia Ocidental – o mesmo que Oriente Médio. (ver Oriente Médio)

Asiático – quem nasce na Ásia.

Assalariado – indivíduo que vive de salário, que trabalha para outro (burguês ou patrão) em troca de uma remuneração. É o mesmo que proletário.

Assentamento Rural – são áreas reservadas pelo governo para serem ocupadas por trabalhadores rurais sem-terra ou famílias de camponeses, após o processo de reforma agrária.

Assoreamento – entulhamento por areia ou outro tipo de sedimento, de um rio, canal ou estuário, com a consequente diminuição do volume d’água.

Assorear – o mesmo que depositar sedimentos.

Asteroide pequenos astros (corpos celestes) que circulam no espaço.

Astro – são corpos celestes que existem no universo. Existem dois tipos de astros: luminosos (que possuem luz própria) e iluminados (que não possuem luz própria).

Astronomia – ciência que estuda os astros ou corpos celestes e suas características.

Atacado – prática comercial de comprar os produtos em grande quantidade para baratear seus custos. Os supermercados compram por atacado de grandes marcas e fornecedores e vendem seus produtos no varejo. Por isso podem vender mais barato, por conseguirem melhores preços na hora de comprar.
Atacama – considerado o deserto mais seco (árido) e alto do mundo, situado no norte do Chile.

Aterro Sanitário – são áreas usadas para receber o lixo produzido pelos seres humanos (resíduos sólidos), sem causar danos à saúde pública e a sua segurança, diminuindo os impactos ambientais.

Atlântico – é o principal oceano para rotas comerciais entre a Europa, África e a América. É o segundo oceano em superfície, menor que o Pacífico.

Atmosfera – camada gasosa que envolve a superfície de nosso planeta, responsável por filtrar os raios solares que chegam até a Terra.

Atol  são recifes mais ou menos circulares que apresentam uma laguna central, que com o passar dos tempos irá sedimentando até transformar o arquipélago em uma ilha. Ex. Atol das Rocas (RN).
Aurífero - algo que contém ou produz ouro. Referência ao período compreendido no séc. XVIII, quando existia grande produção no país, principalmente em Minas Gerais (Ciclo do Ouro). 
Aurora - período que ocorre antes do nascer do sol, o começo da iluminação da manhã.
Aurora Austral - (ver Aurora Boreal) - fenômeno semelhante que ocorre no polo sul (Antártida).

Aurora Boreal – fenômeno ótico (visual) que ocorre na atmosfera do polo norte (Ártico), proveniente da ação dos ventos solares e da poeira espacial em contato com o campo magnético da Terra.

Austral – relativo ao sul. O mesmo que meridional.

Austrália – “terra do sul”. É a maior ilha da Oceania, uma das maiores ilhas do mundo. Território colonizado no passado pelos ingleses, formando uma colônia de povoamento. É considerado um país desenvolvido.

Autóctone – é o habitante nativo ou originário de um lugar.

Autonomia – é a capacidade que um país ou nação tem de gerir (gerenciar) seu destino, formulando suas próprias leis. Termo usado para nações independentes.

Autoridade Palestina – atual nome da Organização para a Libertação da Palestina. (ver OLP)

Avalanche – termo usado para designar a queda rápida de uma geleira ou o desmoronamento de uma encosta. Comum nas altas montanhas da Europa, Ásia e América do Norte.

Avicultura – é a criação de aves.


Ayers Rock
 é uma rocha formada de arenito e rica em minerais como o feldspato, localizada na parte central da Austrália, considerado um monólito sagrado pelos aborígines. O nome nativo é Uluru, principal atração do Parque Nacional Uluru-kata Tjuta.

Azonal – característica que se difere das características locais de uma região (zona).

 



Babaçu –
 planta característica do Meio Norte nordestino (mata dos cocais), da família das palmeiras, de onde se extrai um óleo para fins alimentícios.

Bacia – termo comum na geomorfologia ou na geografia, usado para designar áreas ou terrenos que servem de coletor de sedimentos ou detritos, originários de áreas vizinhas.

Bacia Amazônica – maior bacia fluvial do mundo, localizada ao norte do Brasil, formada pelo
Rio Amazonas (maior do mundo em extensão e volume d’água) e seus afluentes.

Bacia Fluvial – é o mesmo que bacia hidrográfica. (ver)

Bacia Hidrográfica – é a área banhada pelo rio principal e seus afluentes. As grandes bacias brasileiras são: Amazônica (maior do mundo), do São Francisco e a Platina entre outras.

Bacia Sedimentar – são formações geológicas que ocorrem graças ao acúmulo de sedimentos no terreno, após sofrerem a sedimentação (endurecimento). É a estrutura geológica mais encontrada no Brasil, principalmente no planalto Central e nas chapadas, além do litoral.

Baía – é uma reentrância da costa de porte médio. São maiores que as enseadas e menores que os golfos. Em Vitória nós temos a baía de Camburi. A chamada baía de Vitória é na verdade uma Ria (ver ria).

Bairro – é uma área geográfica das cidades, normalmente residencial, pertencente ao município.

Baixada - são extensas planícies situadas geralmente próximas ao mar. A maior parte dos terrenos de Vitória está em uma baixada. A mais conhecida é a Baixada Fluminense no RJ.


Baixas Latitudes –
 são as áreas situadas entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, próximas ao Equador. Corresponde as áreas intertropicais. Nessa região predominam as grandes florestas. É uma zona de baixa pressão atmosférica.

Balança Comercial – representa o volume ou a diferença entre as exportações e as importações de um país. Quando as exportações (vendas) são maiores temos um superávit. Em caso de importações (compras) maiores chama-se déficit.

Bálcãs – formação montanhosa de idade geológica recente (terciário), encontrado na parte sudeste da Europa, na região da península de mesmo nome (península Balcânica), entre a Bulgária e a Sérvia. Toda essa região é denominada de Bálcãs, incluindo Grécia, Bósnia, Croácia, Montenegro, Macedônia e a Albânia.

Balneário – é uma área litorânea própria para atividades de lazer e turismo relacionados ao oceano ou mar. As praias brasileiras são excelentes balneários. É um local de banho.
Banco Mundial - (ver BIRD)
Bandeirante - são os responsáveis pelas bandeiras. Nome dado aos desbravadores ou sertanistas do interior do país, na época do Brasil colônia. Foram os responsáveis pelas conquistas de novas áreas territoriais para o país, além da descoberta de minerais preciosos como ouro e prata.

Banhado – são áreas alagadiças, como um pantanal, que ocorrem no sul do país. Às vezes ficam totalmente alagadas, igual aos pântanos. Ex. Banhado do Taim-RS, na estação ecológica do Taim.

Banquisa – são placas de gelo flutuantes que ocorrem nos polos, graças ao congelamento
superficial das águas oceânicas. Geralmente são finas e menores que os icebergs.

Bantos – é um grupo étnico negro que habita vastas porções da África Equatorial.

Barra – banco ou coroa de detritos que são transportados pelos rios e são depositados na foz, podendo gerar perigo a navegação fluvial. Esse acúmulo de sedimentos pode fechar o contato entre rio/mar. Ex. Barra do Jucú.

Barragem – são barreiras artificiais compostas de mecanismos de controle, construídas ao longo dos rios para controlar a vazão das águas.  O mesmo que represa.
Basalto – rocha magmática ou ígnea, extrusiva, expelida na forma de lava pelos vulcões. Um grande derrame de lava basáltica na era geológica mesozoica deu origem ao solo fértil chamado de terra roxa.

Bascos – habitantes do norte da Espanha que lutam pela independência da região para formar um país Basco independente. Parte de seus habitantes não aceitam a nacionalidade espanhola e manifestam intenções separatistas, o que tem ocasionado vários incidentes.

Bauxita – minério que serve de matéria-prima para a fabricação do alumínio.

Beduínos – grupo nômade que habita o norte do deserto do Saara e também o Oriente
Médio. 

Belts – são cinturões agrícolas produtivos ou industriais existentes nos EUA, que praticam a monocultura comercial ou a produção com tecnologia. Ex. Corn belt (cinturão do milho), Cotton belt (cinturão do algodão), Dairy belt (cinturão dos laticínios), Wheat belt (cinturão do trigo), Sun belt (cinturão do sol no vale do silício- Califórnia) e o Manufacturing belt (cinturão industrial).

Benelux - bloco econômico europeu formado por Bélgica, Países Baixos (Holanda) e Luxemburgo. Foi o bloco idealizador da União Europeia. Os principais portos da Europa estão localizados em países do Benelux: Antuérpia (Bélgica) e Roterdã (Holanda), além da sede da UE (União Europeia).

Bens - são propriedades ou patrimônios que uma pessoa possui. No caso de um país, são as indústrias, empresas, fábricas, lojas... tudo que produza capital (dinheiro).

BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. É a principal fonte de financiamento de projetos multilaterais de desenvolvimento dos países da América Latina.

Big Bang – (grande explosão) - teoria científica moderna mais aceita sobre a criação do universo.

Biocombustível – combustível produzido a partir de matéria orgânica, especialmente de vegetais ou do lixo.

Biodegradável – termo usado para qualquer produto que pode ser decomposto através da ação de micro-organismos.

Biodiesel – é o combustível utilizado em motores movidos a diesel, produzido a partir de produtos vegetais: soja, milho, mamona, babaçu, girassol, algodão etc.

Biodiversidade – representa a diversidade de vida animal e vegetal, encontrada principalmente nos grandes ecossistemas terrestres como, por exemplo, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal Mato-grossense.

Biogás – é uma mistura gasosa composta principalmente por gás metano, obtida pela fermentação de matéria orgânica (microrganismos).

Biogeografia – estuda a distribuição geográfica dos seres vivos sobre o planeta.

Biologia – é a ciência que estuda os seres vivos, sua evolução e suas relações. 

Bioma – é uma comunidade importante que se estende sobre uma grande área e, geralmente, caracterizada por uma vegetação dominante. Ex. Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.

Biomassa – qualquer matéria de origem vegetal.

Biosfera – é a camada da superfície terrestre onde encontramos os seres vivos. A biosfera é interdependente das outras três camadas existentes: hidrosfera, atmosfera e litosfera. Juntas formam um ambiente ideal para a existência da vida.

BIRD – ou Banco Mundial (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) é uma instituição financeira ligada a ONU, que visa ajudar na reconstrução dos países através de projetos de desenvolvimento.

Boias-Frias – nome dado aos trabalhadores rurais temporários, sem vínculo empregatício
com o patrão (carteira assinada), que se deslocam diariamente até o trabalho em troca de uma baixa remuneração.

Boreal – relativo ao norte. O mesmo que setentrional.

Bovino – relativo a bois e vacas.

Brâmanes – no sistema de castas da Índia é casta de maior hierarquia, representando os sacerdotes e sábios.

Brasiguaios – são agricultores brasileiros que promoveram uma migração para o país vizinho, o Paraguai, em busca de trabalho e terras mais baratas, principalmente para o cultivo da soja. Esse movimento é chamado de “migração de fronteira”.

Brasília – foi fundada em 21 de abril de 1960, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, para ser a nova sede do governo federal, em substituição ao município do Rio de Janeiro. Criada através de um plano piloto de arquitetura e urbanismo desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.

Brejo – termo usado no Nordeste para designar uma área alagada, tipo um pântano.

BRICS – nome dado ao grupo de países emergentes mais poderosos da atualidade. São as iniciais de: Brasil, Rússia, China, Índia e a África do Sul.

Brisa – é um típico vento local, com pouca intensidade e velocidade, podendo ocorrer diurno ou noturno.

Brisa Marinha – vento suave que sopra do mar em direção ao continente.

Brisa Terrestre – vento suave que sopra da terra em direção ao mar.

Britânico – quem pertence ou é relativo às ilhas britânicas. Ex. ingleses, escoceses, galesese irlandeses.

Bruma – fenômeno atmosférico semelhante a um nevoeiro ou neblina.

Buda – fundador do budismo, religião bastante praticada na China, Japão e Sudeste Asiático. Seu nome era Siddharta Gautama.

Budismo – é um conjunto de conceitos filosóficos, chamado por alguns autores de religião. Surgiu no século VI a.C. na Índia, chegando apenas no século I d.C. na China, onde tem o maior número de seguidores. Siddharta Gautama, (Buda), foi o seu fundador, também chamado de o “Iluminado”. Pregava contra o sistema de castas na Índia, além de outras injustiças sociais. A ideia fundamental do Budismo é que o homem deve abandonar os desejos materiais e buscar o nirvana, um estado de meditação profunda que produz a serenidade, felicidade e a paz espiritual. O Budismo permite que seus seguidores sigam outras crenças ou religião, paralelos ao Budismo. 

Burguesia – classe social do capitalismo, formada pelos donos dos meios de produção (patrão).

Burocracia – Representa o conjunto de procedimentos, normas e documentos necessários para obter algo, como por exemplo, abrir uma empresa. É algo comum aos órgãos públicos ou estatais, principalmente no Brasil. É uma prática que emperra o desenvolvimento.

Bússola – instrumento bastante antigo que serve para indicar as direções. A primeira bússola foi inventada pelos chineses.




C




Caatinga vegetação arbustiva característica do sertão nordestino, adaptada a pouca quantidade de água, formada por cactos e gravatás (plantas xerófilas). É um tipo de vegetação espinhenta com pouca folhagem. A palavra caatinga significa “mata branca”.

Cabeceira – o mesmo que nascente de um rio.

Cabo – corresponde a uma península de menor porte. São avanços do continente em direção ao mar, como uma ponta ou pontal. Os pontais ou pontas são termos usados para áreas bem menores. Ex. Cabo Frio (RJ) e Pontal do Ipiranga (ES).

Caboclo – mestiço de branco com o índio.

Caburé – mestiço de negro com o índio (cafuzo) ou caipira. É uma definição para os indivíduos que vivem na roça, usada no norte do país.

Cachoeira – é uma queda d’água, tipo uma cascata.

Cadeia de Montanha – são formações geológicas compostas por altas montanhas mais
jovens, que ainda sofreram pouco a ação da erosão. Essas montanhas existem graças à ação das placas tectônicas ou geológicas, promovendo uma elevação do relevo original. As cadeias mais conhecidas são: Andes, Rochosas, Himalaia, Alpes, Balcãs...

Cadeia do Atlas – é uma importante formação montanhosa ao noroeste do continente africano, na região do Magrebe. Formado por montanhas jovens, de idade geológica mais recente.

Cadeia Produtiva – é um conjunto de etapas que envolvem a produção, desde a matéria-prima até a sua transformação em um produto industrializado. São etapas da produção agropecuária, incluindo sua distribuição até a comercialização. Portanto, é uma sucessão de operações integradas, realizadas em diversas etapas interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.

Caducifólia – é um tipo de vegetação de regiões temperadas, também conhecida por floresta temperada, onde as folhas caem nos períodos mais frios, renovando sua folhagem no verão.

Cafeicultura – plantação ou cultivo de café. O café é uma planta típica do continente africano (Etiópia), trazida pelos franceses para a América, chegando ao Brasil no século XVIII.

Cafuzo – mistura do negro com o índio, também conhecido por caburé.

Calagem – é um método agrícola de aplicar calcário no solo para corrigir a sua acidez.

Calcário – é uma rocha formada essencialmente de carbonato de cálcio. É um termo latino que significa: o que contém cal.

Califa - é o líder político de um califado.
Califado - é uma organização política de uma nação ou território, no qual o chefe de Estado se autodenomina descendente direto do profeta Maomé.

Camada de Ozônio – é a parte da estratosfera onde se concentra grandes quantidades de ozônio, localizada entre 20 a 35 km de altitude, responsável pela proteção do planeta contra os nocivos raios solares ultravioleta.

Campanha Gaúcha – o mesmo que pampas. (ver)

Campina – é um terreno extenso, pouco acidentado ou plano, sem árvores. Termo usado principalmente no norte e nordeste do país.

Campo – vegetação rasteira, formada basicamente de gramíneos ou pequenos arbustos, encontrada principalmente no sul do país, no Rio Grande do Sul, onde recebe o nome de Campanha Gaúcha ou Pampa. Campo também se refere às regiões onde prevalecem as atividades agropecuárias, chamadas de zona rural.

Campo Limpo – é uma extensão de terras planas ou com ondulações suaves sem mata, formado basicamente de gramíneas e plantas herbáceas. São encontrados em vales e colinas. Ex. os pampas gaúchos.

Canal é um caminho natural ou artificial de comunicação entre dois rios ou o mar / oceano. Ex. canal do Panamá.

Canal do Panamá – maior canal artificial (construído pelo homem) do mundo. Localizado no istmo da América Central, no país Panamá, na parte onde o Pacífico fica mais próximo do Mar do Caribe. O canal é formado por várias eclusas e um grande lago (Gatun), responsáveis pelo deslocamento dos grandes barcos e navios.
Candango - nome ou apelido dado aos trabalhadores que ajudaram na construção de Brasília, geralmente nordestinos.

Canela-Verde - gentílico de quem nasce em Vila Velha – ES. Também chamados de Vila-velhenses.
Canhões - (Cânions) – são vales bem profundos com descidas íngremes, escavados geralmente pela ação fluvial (rios). Ex. Grand Canyon – EUA.

Cantão – divisão territorial de alguns países da Europa como, por exemplo, a Suíça.
Caparaó – nome da serra que ocorre na parte ocidental do Espírito Santo e oriental de Minas Gerais, onde se encontra uma das maiores elevações do Brasil, o Pico da Bandeira. A Serra do Caparaó é na verdade um prolongamento da extensa Serra do Mar, que se estende desde o sul do país, recebendo nomes diferentes de acordo com o local.

Capitalismo – sistema socioeconômico antigo que substituiu o feudalismo na Europa e espalhou-se pelo mundo. Baseado na economia de mercado, no acúmulo de riquezas, na livre concorrência e na divisão de classes sociais (burguesia x proletariado).

Capixaba – palavra originária da língua Tupi que significa: roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que viviam no Espírito Santo (Tupiniquins) chamavam de capixaba suas plantações de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região. Hoje, capixaba é um termo usado para toda pessoa que nasce na capital ou em qualquer outra parte do estado.

Caprino – relativo a cabritos.

Carajás – maior província mineralógica do Brasil, localizada no Pará, e uma das maiores do mundo. Rica em minério de ferro, manganês, níquel, bauxita, cassiterita e ouro.

Caribe – ou Caraíbas. É parte da América Central banhada pelo Mar do Caribe, suas ilhas (pequenas e grandes) e seus países. Os nativos das ilhas do Caribe são chamados de caribenhos ou Oxalés.

Carioca – a origem da palavra vem do tupi-guarani- Kari ‘oca, que significa: “casa de branco”. O termo também é usado para designar os moradores e naturais do Rio de Janeiro (capital).

Carnaúba – planta da família das palmeiras, de onde se extrai cera de suas folhas.

Cartel – é um acordo, oficial ou não, praticado entre empresas rivais, para o controle de um segmento do mercado ou de uma atividade econômica específica. O maior cartel oficial do mundo é a OPEP. No Brasil a formação de cartéis é proibida por lei, embora alguns empresários pratiquem abertamente. Ex. preço do combustível praticado nos postos. Embora concorrentes os preços sejam quase iguais.

Cartografia – é a ciência que confecciona os mapas ou cartas. O estudo e a produção
cartográfica são fundamentais para o conhecimento geográfico.

Carvão Mineral – ou carvão de pedra. É uma rocha de origem orgânica, com dureza variável, constituído de carbono formado no período carbonífero através do soterramento de antigas florestas.

Cascata – é uma sucessão de pequenas quedas d’água.

Casta – sistema social da Índia, onde as pessoas são divididas em classes sociais de acordo com sua etnia ou atividade profissional que exerce. Tradicionalmente as castas não se misturam, inviabilizando a mobilidade social ou a melhoria de vida. O sistema de castas foi extinto em meados do séc. XX, após a independência do país dos domínios da Inglaterra, promovendo uma grande mudança social no país gerada pelas ideias de seu libertador, Mahatma Gandhi (Mohandas Karamchand Gandhi). Mesmo assim, ainda hoje existam mais de duas mil castas no país.

Catalunha – é uma comunidade autônoma da Espanha, no nordeste da Península Ibérica. Sua capital e principal cidade é Barcelona.

Catarata – é uma queda d’água de grande extensão e volume de água. Ex. Cataratas do Iguaçu e Niágara (entre o Canadá e os EUA).

Catolicismo – religião cristã que tem a figura do papa como o representante de Cristo na Terra. Sua sede é no Vaticano, na cidade de Roma (Itália).

Caverna – concavidade subterrânea profunda, o mesmo que gruta, comum em terrenos calcários.

Caxemira território disputado pelos muçulmanos, hindus, sikhs e cristãos, situado ao norte da Índia e o nordeste do Paquistão, na Ásia meridional (sul), com risco de guerra e uso de armas nucleares por parte dos dois países, que reivindicam a posse do território e seu domínio religioso.

CECA – (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) bloco econômico que foi o precursor da União Europeia (UE), formado inicialmente pelo Benelux, Itália, Alemanha e a França.

CEI – Comunidade dos Estados Independentes - criada em 1991 após esforços da Rússia, objetivava manter as relações políticas e militares entre as ex repúblicas da extinta URSS. Hoje ela é uma organização confederativa (associação estável de Estados soberanos) que visa manter a unidade e a soberania entre os Estados-membros. Das ex repúblicas da Antiga URSS, apenas as Repúblicas Bálticas: Letônia, Estônia e Lituânia não aderiram.

Celsius – é uma das escalas mais usadas no mundo para medir as temperaturas. Ex. a temperatura hoje está na casa dos 30º C.

Cenozoica – era geológica dividida em Terciário e Quaternário, é a era mais recente. Era em que surgiram os homens.

Censo Demográfico – é uma pesquisa realizada no Brasil pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ocorre de dez em dez anos, com o objetivo de levantar informações sobre as características de nosso povo.

Centro-Oeste – nome da região de maior produção agropecuária do país, considerada um celeiro agrícola. É uma região de baixa ocupação humana em relação às outras regiões.

Centro Regional – são cidades de porte médio, fundamentais para o desenvolvimento urbano das áreas vizinhas ou periféricas. São cidades que concentram atividades econômicas que servem de atrativo para a população de cidades vizinhas menores. Ex. Feira de Santana (BA), Caruaru (PE), Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus (ES).

Centro Urbano – pode se referir as áreas centrais das cidades ou também uma referência as cidades de porte médio, menores que as metrópoles, mais que exercem uma forte influência nas áreas vizinhas, servindo como um centro regional.

Cerrado – vegetação típica do Centro-Oeste brasileiro, caracterizado por árvores espaçadas e de pequeno porte com galhos retorcidos, nos domínios do clima tropical semiúmido. Em alguns casos o cerrado é semelhante às savanas.

Chaco – parte do pantanal Mato-grossense em território paraguaio.
Chaebols - são empresas da Coreia do Sul que se caracterizam por serem redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star (LG).

Chapada – é um planalto sedimentar de topo plano e escarpas abruptas, comum no Nordeste e Centro-Oeste brasileiro.

Chapadões – nome dado a uma sucessão de chapadas. Comum na região Centro-Oeste.

Chechênia – território russo situado na região do Cáucaso, entre o mar Negro e Cáspio. É uma república que tenta conquistar sua independência desde o desmembramento da URSS. Considerada pelos russos como zona estratégica, por ela passa vários oleodutos trazendo petróleo do mar Cáspio. As tentativas de independência provocam constantes conflitos entre os chechenos e o exército russo.

Chefe de Estado – é o representante público mais importante dentro de um Estado -Nação (país). Ele (a) personifica a figura do presidente (regime republicano) e do monarca (regime monárquico). Ex. a rainha Elisabeth II da Inglaterra (Reino Unido) exerce a função de chefe de Estado, sendo um elo representativo político e diplomático para o país.

Chefe de Governo – é o cargo político máximo dentro de um país. Exercido pelo presidente da república (sistema presidencialista) e pelo primeiro-ministro (sistema parlamentarista). Ex. presidenta Dilma (Brasil) e a primeira-ministra Ângela Merkel (Alemanha).

Chiapas - território ao sul do México que apresenta o controle de grupos guerrilheiros armados, controlado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).

Chifre da África – região geográfica no nordeste do continente, também chamado de Península Somali. Formado pela Somália, Eritreia, Djibuti, Quênia e Etiópia.

Chuva Ácida – chuva composta por substâncias ácidas, tais como o ácido sulfúrico e nítrico, sendo tais substâncias produzidas pela combinação da água atmosférica com os óxidos liberados após a queima de hidrocarbonetos (descarga de automóveis e chaminés de fábricas).

Chuva Frontal – (ou de Frente) chuva resultante do encontro entre duas massas de ar que apresentam características diferentes. Geralmente provocam os grandes temporais.

Ciclo Hidrológico - é o trajeto e as mudanças de estado físico da água, desde sua evaporação, acumulação, precipitação e depósito. É o ciclo da água.

Ciclone – é uma tempestade violenta produzida por grandes massas de ar, com grande velocidade de rotação e deslocamento. 

Cidade – é uma área com grande concentração populacional, onde as atividades predominantes são o comércio e a indústria. Refere-se à zona urbana ou a unidade municipal dotada de infraestrutura básica.
Cidade-Estado – são cidades independentes e autônomas, com governo próprio, que estão localizadas dentro do território de outro país, e muitas vezes, gozam do status de país soberano. Ex. Vaticano, Mônaco, San Marino, Cingapura...

Cidade Planejada – são cidades construídas seguindo um projeto inicial, mediante um planejamento de longo prazo, promovendo assim uma melhor organização do espaço geográfico. Ex. Brasília (capital do Brasil).

Cidade-Satélite – são áreas periféricas em torno da cidade principal ou da capital, que funcionam como cidades-dormitórios, fornecendo mão de obra para o centro. O termo surgiu após a construção de Brasília, referindo-se as áreas fora do plano piloto que abrigavam os trabalhadores que construíram a capital.


Ciência
 conjunto de conhecimentos adquiridos mediante observação, experimentos, estudos e análise. Compreende o conjunto de disciplinas que tem como objetivo o melhor conhecimento do planeta e os fenômenos relacionados.

Cinturão Verde – é uma área agrícola próxima às cidades, que geralmente servem para o abastecimento de hortifrutigranjeiros para os centros urbanos.

Círculo de Fogo do Pacífico – é uma área geográfica ao redor das margens do oceano pacífico, de grande instabilidade geológica, sujeita a ação dos terremotos e vulcões. Também chamado de anel de fogo.

Círculo Polar Ártico – é uma linha imaginária paralela que serve de limite entre a zona temperada norte e o polo norte. Localizado na latitude de 66º33’44” N.

Círculo Polar Antártico – é uma linha imaginária paralela que serve de limite entre a zona temperada sul e o polo sul. Localizado na latitude de 66º32’30”. 

Cisjordânia – é uma região da Palestina no Oriente Médio (Ásia), onde vive grande parte do povo palestino. A região está sob o domínio político-territorial de Israel.

Civit – Centro Industrial de Vitória. É uma região criada para servir de polo industrial da Grande Vitória, localizado no município de Serra-ES, próximo aos bairros de Barcelona, Porto Canoa etc.

Clima – é o conjunto dos fenômenos atmosféricos em determinada área da superfície terrestre. Clima é o conjunto dos vários tempos.

Clima Continental – é o clima típico das áreas interiores dos continentes, com elevadas amplitudes térmicas durante o ano. Também apresenta grande variação de pluviosidade.

Clima de Monção – é o típico clima da parte meridional da Ásia e partes do sudeste asiático, com invernos secos e verões chuvosos.

Clima Equatorial – (ver Equatorial)
Clima Glacial - (ver glacial)
Clima Polar - (ver polar)
Clima Semiárido - (ver semiárido)
Clima Semiúmido - (ver semiúmido)
Clima Temperado - (ver temperado)

Clima Tropical – também chamado de megatérmico, é o clima típico das áreas intertropicais, sem períodos de inverno e grande pluviosidade.

Climatologia – ciência que estuda os climas da Terra e seus fenômenos relacionados.

Climograma – gráfico que representa as variações de temperatura e precipitação durante o ano em determinada área da superfície terrestre.

Cobertura Vegetal – é a vegetação natural ou plantada de uma determinada área da superfície terrestre.

Coivara – é uma prática agrícola rudimentar que consiste na queima de galhos e arbustos que está sob o solo, para fins de plantio, usando as cinzas como adubo.

Coleta Seletiva – é a prática de separação do lixo produzido para facilitar o processo de reciclagem.

Colina – são pequenas elevações do terreno, de descidas suaves, abaixo dos 50m de altitude. O Parque Municipal “Pedra da Cebola”, em Vitória, fica num terreno de colina. 

Colônia – Território ocupado e administrado por um Estado e que se situa fora do âmbito de suas fronteiras.

Colonialismo – é uma prática política exercida por alguns países, que mantém sob seu domínio político, econômico ou cultural as outras nações.

Colonização – é a ocupação de territórios formando colônias. Movimento histórico ocorrido principalmente nos séculos XV e XVI.

Colonização de Exploração – tipo de colonização que visa apenas à apropriação dos recursos naturais do lugar, sem objetivos de ocupação humana. Forma de colonização ocorrida na América Latina.

Colonização de Povoamento – processo de apropriação de terras com o objetivo principal de formar núcleos de ocupação através de atividades produtivas. Foi à forma de colonização que ocorreu na América Anglo-Saxônica.

Combustível – são substâncias que sofrem combustão (queima de oxigênio), servindo para gerar calor (energia).

Combustível Fóssil – é a produção de energia através da queima de substâncias orgânicas fossilizadas que geram calor. Ex. carvão, gás natural e petróleo.

Comércio - é uma atividade econômica de compra e venda de produtos ou serviços.

Cometa – são corpos celestes de cauda, formadas de gelo, fragmentos de rochas e poeira cósmica, que giram em órbita ao redor do sol. O cometa mais conhecido é o Halley. Sua órbita é de 76 anos. Sua próxima aparição é prevista para 2061.

Commodities – produtos primários (agropecuários e minerais) de grande importância comercial. Esses produtos são negociados nas bolsas de mercadorias e servem como pagamento na compra de outros produtos em negociações internacionais.

Commonwealth – ou Comunidade Britânica das Nações, é uma associação entre os países que foram colônias da Inglaterra (Reino Unido), criada após a separação entre Índia e o Paquistão em 1947. A relação política entre os membros diverge de país para país, onde alguns consideram o papel da rainha da Inglaterra como seu chefe de Estado. Ex. Austrália, Canadá e a Nova Zelândia.

Complexo do Pantanal – é uma área geográfica banhada pelo pantanal mato-grossense, formada por uma vegetação heterogênea, com diversos tipos vegetais e uma rica fauna.

Complexo Industrial – é o mesmo que parque industrial.

Complexo Portuário – é o conjunto de portos públicos ou privados de um lugar, estado ou país. Ex. os portos de Vila Velha, Vitória, Tubarão... formam o complexo portuário do ES, um dos maiores e mais importantes do país.

Complexos Regionais – é uma proposta de divisão regional mais didática, criada pelo geógrafo Pedro P. Geiger, que define o país em três áreas distintas: Nordeste (representa o Brasil do passado), Centro-sul (Brasil do presente) e a Amazônia (Brasil do futuro).

Comporta – são dispositivos móveis e mecânicos usados no controle da vazão das águas das represas ou barragens.

Comunidade – é o conjunto de pessoas que vivem no mesmo local (cidade, bairro, condomínio...).

Comunismo – é sistema ou uma ideologia política e socioeconômica que prega a coletivização dos meios de produção numa sociedade sem classes sociais. Modelo proposto por Karl Marx através de uma revolução proletária.

Comunista – quem prega ideias comunistas.

Concentração de Renda - é quando ocorre a distribuição irregular da riqueza entre os habitantes de um país. 
Concentração fundiária – é a propriedade de grandes extensões de terras (latifúndios) nas mãos de poucos indivíduos.

Condados – é um tipo de divisão territorial usado por alguns países. Na idade média era um território governado por um conde. Ex. Condado de Yorkshire (Reino Unido).

Cone Sul – é a área compreendida ao sul da América do Sul, formada pelo Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Confucionismo é uma filosofia oriental praticada na China baseada nos ensinamentos de Confúcio, célebre filósofo chinês. Prega à ética, a valorização de ensino e o respeito aos idosos entre outras.

Coníferas – é uma classe de plantas, como o pinheiro, que produz frutos ou possui um formato coniforme (forma de cone). Típicas das áreas tropicais e temperadas.

Conselho de Segurança da ONU – órgão das Nações Unidas que tem como meta a formulação de políticas que visem à restauração e manutenção da ordem militar mundial. Os países-membros são quinze, porém só cinco são membros definitivos com poder de veto e dez revezam no conselho. Os membros definitivos são: EUA, China, Reino Unido, França e Rússia. O Brasil tenta um assento permanente no conselho, além de sua reformulação.

Constelação – nome dado a um conjunto de estrelas. Ex. Cruzeiro do Sul.

Constituição – conjunto de normas jurídicas (leis) que regulam a vida do cidadão de um país estado ou município. Nossa constituição mais antiga é de 1824 e a atual é de 1988.

Construção Civil – é um termo usado para se referir as pequenas ou grandes obras de engenharia civil, ligadas a infraestrutura das cidades. Ex. construção de pontes, casas, estradas, barragens...
Contêiner – são grandes recipientes de metal ou madeira (cofres de carga), usados no transporte de mercadorias nos navios, trens e caminhões.

Continental – algo relativo aos continentes ou as terras emersas.

Continente – é uma grande massa de terras emersas onde estão localizados os países. Os continentes existentes são: Ásia, América, África, Antártida, Europa e Oceania.

Continentalidade – elemento que contribui para caracterizar o clima de um lugar. Refere-se à distância das terras em relação ao mar, interferindo na temperatura local. O oposto seria a maritimidade, ou proximidade das terras em relação ao mar.

Conurbação – conjunto formado por uma cidade central e seus subúrbios, ou por cidades reunidas (municípios) que constituem um aglomerado urbano. É o ponto de partida para a formação de uma região metropolitana.

Convenções Cartográficas – são símbolos usados internacionalmente na confecção de um
mapa. Podem ser cores ou símbolos, essenciais na leitura cartográfica.

Convergente – são pontos que se dirigem para o mesmo lugar.

Coordenadas Geográficas – refere-se à localização geográfica obtida através da latitude e da longitude.

Coral – animal marinho responsável pela formação de recifes e atóis.

Cordilheira – grandes cadeias ou conjunto de montanhas, geralmente de formação geológica recente (terciária).

Corredeira – são áreas fluviais (rios) que produzem um escoamento veloz e turbulento, causando risco a navegação fluvial. Áreas usadas para esportes radicais. Ex. rafting.

Córrego – é um pequeno rio, também chamado de riacho.

Corrente do Golfo – ou Gulf Stream. É uma das mais importantes correntes marinhas do globo, formada na região do Golfo do México, levando suas águas quentes até as áreas do norte da Europa, evitando o congelamento de alguns portos.

Corrente Marinha – são fluxos de água de intensidade e características diversas, que contribuem para formar o clima de uma região. É uma espécie de correnteza dentro dos oceanos.

Corrida Armamentista – termo usado no período da Guerra Fria, para se referir a busca desenfreada por armamentos por parte dos países, temendo uma terceira guerra mundial disputada entre as superpotências da época: EUA x URSS.

Cortiço – são habitações coletivas, compostas por cômodos alugados, geralmente situados em áreas de baixa infraestrutura (favelas).

Cortina de Ferro – expressão usada pelo primeiro-ministro inglês Winston Churchill após a segunda guerra mundial para se referir ao bloco de países socialistas. A expressão retrata uma Europa dividida entre o capitalismo e o socialismo.

Corrupção – prática pública ou privada (particular) que consiste no uso de métodos não legais ou irregulares para conseguir benefícios ou vantagens sobre as outras pessoas.

Costa – faixa geográfica onde o relevo terrestre encontra a plataforma continental (relevo marinho). O entorno dessas terras também é considerado uma área costeira ou litorânea.

Cota Racial – são reservas de vagas em instituições públicas ou privadas destinadas a grupos específicos de pessoas, classificadas de acordo com sua etnia (raça).

Coxilhas – pequenas ou suaves ondulações do terreno que ocorrem na campina (campanha) ou planície gaúcha.

Cratera é a boca de um vulcão, ativo ou extinto. É a parte superior de uma chaminé vulcânica. Também pode ser referir a grandes buracos no terreno.         

Crescimento Natural- índica como está ocorrendo o crescimento da população de um país. É a taxa de natalidade menos a taxa de mortalidade. Também pode ser chamado de crescimento vegetativo. (CN = TN – TM)

Crescimento Demográfico – é o crescimento da população de um lugar.

Crescimento Vegetativo – é o mesmo que crescimento natural.

Crosta Terrestre – é a camada sólida da superfície terrestre, formada basicamente de minerais que formam as rochas. A crosta terrestre é rica em silício, mineral bastante utilizado em componentes eletrônicos. A crosta também pode ser chamada de Litosfera.

Cuba – país insular localizado no Caribe, na América Central. É o único país que adotou oficialmente o sistema socialista no continente americano. Governado por um regime ditador iniciado em 1959 com Fidel Castro, primeiro presidente pós-revolução

e líder socialista. Atualmente o país é governado pelo seu irmão Raul Castro. O país já foi modelo de educação e saúde no auge do regime socialista, porém, com o embargo econômico decretado pelos EUA é a queda do socialismo mundial, provocaram uma profunda crise econômica, piorando a qualidade de vida da maior parte da população.

Cultivo – é um tipo de plantação com uso de técnicas especiais.

Cultivo Hidropônico – é o tipo de cultivo que se usa apenas água e nutrientes. Ex. cultivo de arroz feito no Japão por alguns agricultores.

Cultura – é o conjunto de hábitos e costumes de um povo, como língua, crenças e religião. A palavra cultura também é usada para referir-se ao cultivo de terras agrícolas.
Cume – (ver topo ou pico).
Curdos - povo asiático que habitava o território do Curdistão, situado entre Irã, Iraque, Síria, Turquia e a Armênia. Assim como os Palestinos, é uma nação sem terras próprias, vivendo espalhados por vários países asiáticos e alguns europeus. Durante o regime do ditador Saddam Hussein (Iraque), foram muito perseguidos, sendo obrigados a se refugiar em outras áreas.

Curdistão – (ver Curdos).

Curso – é o caminho ou trajeto percorrido por um rio da nascente até a foz.

Curva de Nível – são representações gráficas desenhadas nos mapas ou cartas, identificadas por linhas imaginárias que unem os pontos de mesma altitude.

Czar – é um termo russo para de referir a um imperador.

 




D



Débito Fluvial – é a quantidade de água corrente que passa em determinado ponto de um rio, durante certo tempo.

Declive – é a inclinação de um terreno ou a queda gradativa de altura.

Déficit – é quando o volume de importações é superior ao número de exportações na balança comercial de um país.

Déficit Habitacional – representa a falta de moradias para as famílias brasileiras. É o número de pessoas que não possuem habitação própria.

Dekassegui – são descendentes de japoneses que nasceram ou moram em outros países. Devido à carência de mão de obra em serviços elementares, o Japão estimula a imigração dessas pessoas.


Delta – 
é um tipo de foz de um rio de formato triangular, com várias saídas para o oceano, com grande depósito de sedimentos, que causam a formação de ilhas e canais. Os maiores deltas do mundo são do rio Ganges na Índia, do rio Nilo na África e o rio Parnaíba no Brasil.

Demanda – representa a quantidade de qualquer bem ou serviço procurado no mercado por determinado preço.

Demarcar – é criar limites entre áreas distintas. É localizar geograficamente uma área para fins de estudo ou apropriação. Ex. demarcação das terras indígenas.

Democracia – é uma doutrina ou regime político de governo em que as decisões mais importantes do país são tomadas pelo povo através da escolha de seus representantes diretos (voto).

Demografia – estuda a dinâmica populacional. É uma área da ciência geográfica que estuda as características da população humana.

Departamento - é um tipo de divisão territorial de um país, usado, por exemplo, na divisão territorial da França.

Departamento Ultramarino – parte da divisão administrativa da França, composta por 96 unidades metropolitanas (departamentos) e 4 ultramarinas. A Guiana Francesa é um exemplo de território ultramarino pertencente à França.
Depósitos Aluviais – são os materiais sólidos transportados e depositados pelos rios.

Depressão – são formas de relevo situadas entre duas áreas mais altas. As depressões aparecem principalmente nos planaltos ou entre morros. No Brasil é a segunda forma de
relevo mais encontrada. A definição de depressão se confunde às vezes com a definição de vale, embora as depressões ocupem áreas maiores.

Depressão Absoluta – é quando a depressão está situada abaixo do nível do mar. A maior depressão absoluta do mundo é o Mar Morto, no Oriente Médio.
Depressão Relativa – o mesmo que depressão.

Demografia – estuda a dinâmica populacional. É uma área da ciência geográfica que estuda as características da população humana.

Densidade Demográfica – indica se um lugar tem grande ou pequena ocupação humana. Refere-se ao número de habitantes por quilômetro quadrado. Também indica se um lugar é muito ou pouco povoado.

Descarga Fluvial – o mesmo que débito fluvial. (ver)

Descolonização – é um processo histórico que ocorre quando as metrópoles dominadoras sedem a independência de suas colônias através de revoltas, lutas internas ou acordos políticos. Processo que ocorreu principalmente nos séculos XIX e XX na África, Ásia e na América Latina.

Desconcentração Industrial – é o deslocamento de indústrias ou de atividades industriais para outras cidades que normalmente não serviam para esse fim. É a desvinculação da indústria dos parques industriais como forma de atrair investimentos para outras áreas do país, assim como o emprego.

Desembocadura – o mesmo que foz.

Desemprego – termo usado para definir quando não está ocorrendo uma atividade remunerada.

Desemprego Conjuntural – é quando o país apresenta crescimento econômico fraco ou quando um setor da economia entra em crise, sendo obrigado a demitir empregados. É o desemprego mais comum nos países subdesenvolvidos.

Desemprego Estrutural - é o desemprego típico de países desenvolvidos. Ocorre quando a mão de obra é substituída por máquinas ou robôs.
Desemprego Tecnológico - o mesmo que desemprego estrutural.

Desenvolvidos – termo usado para designar os países mais ricos, que possuem uma alta tecnologia, excelente qualidade de vida, grandes parques industriais, infraestrutura e equilibrada distribuição de renda.

Desenvolvimento Sustentável – termo muito usado nos tempos de globalização para designar o crescimento econômico de forma equilibrada, produzindo sem causar grandes impactos ambientais.

Desertificação – processo de modificação ambiental ou climática que leva a perda de produtividade do solo ou a formação de uma paisagem árida, parecida com um deserto.
Deserto – são áreas geográficas hostis ou inóspitas, onde a ocupação humana é dificultada pelas condições naturais do lugar. Os desertos são zonas climáticas com características próprias, assim como as zonas tropicais, temperadas, polares e altas montanhas. Nos desertos é comum a baixa pluviosidade (quantidade de chuvas).


Desfiladeiro –
 passagem apertada, porém, mais larga que as gargantas que ocorrem em regiões de serras e cordilheiras.

Detrito – são restos ou resíduos de rochas produzidos pela ação erosiva.

Dialeto – é uma língua falada em determinados locais ou regiões por um grupo social específico.

Diastrofismo – é um conjunto de movimentos verticais e tangenciais (de baixo para cima) da superfície da crosta terrestre, que acarretam no surgimento de dobras e falhas.

Disparidade – é uma grande desigualdade quando comparamos dois fenômenos distintos: população, região, etc.

Distrito – são divisões administrativas dos municípios, criados com o objetivo de centralizar a ação política entre os bairros. Goiabeiras, São Pedro e Carapina são exemplos de distritos da Grande Vitória.

Distrito Federal – é uma das 27 unidades federativas que formam o Brasil, onde está localizada a capital de nosso país Brasília.

DIT – refere-se à Divisão Internacional do Trabalho. Representa o nível das relações comerciais entre os países. Ex. países exportadores de matéria-prima X exportadores de alta tecnologia. Nesse caso há uma relação desigual em termos econômicos, onde uma fatura mais que o outro.

Ditadura – é uma forma de governo centralizada, onde o chefe de governo exerce a função de vários poderes. Na ditadura o governo persegue os adversários, impondo suas ideias, impedindo rebeliões e contrários. Ex. a ditadura Síria da família Al-Assad, a mais de 40 anos no poder. 

Diversidade Étnica – é uma variedade de etnias (raças). Representa os traços biológicos, culturais, linguísticos e outros que compõem um agrupamento de indivíduos.

Divisa – área geográfica que separa um estado do outro.

Divisas – são os recursos financeiros de um país ou empresa.

Divisor de Águas – são as elevações do terreno onde os rios nascem e escoam pelas vertentes.

Dobramentos Modernos – é uma estrutura geológica formada por rochas menos resistentes que sofreram a ação do tectonismo durante o período terciário (Era Cenozoica), provocando o enrugamento do terreno e dando origem as grandes cadeias de montanhas. Ex. Andes, Himalaia, Alpes...
Domínio Morfoclimático – é uma classificação criada pelo geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber em 1965, dando ênfase a critérios climáticos e biogeográficos para classificar as paisagens naturais encontradas no Brasil. Segundo ele, nosso território estaria dividido da seguinte maneira: domínio Amazônico, Cerrado, Caatinga, Mares de Morros, Araucárias e Pradarias, além das faixas de transição.

Dorsais Oceânicas – são cordilheiras submarinas, encontradas no fundo dos oceanos.

Drogas do Sertão – denominação dada ao extrativismo vegetal de alguns produtos ou especiarias tropicais: guaraná, castanha, baunilha, canela, pimenta, cravo e cacau.

Dumping – é a prática onde um grupo de empresas coloca seus preços abaixo dos praticados pelo mercado, provocando a quebra ou falência de suas concorrentes.

Dunas – são montes de areias móveis, criados pela ação do vento (erosão eólica).



Eratóstenes  

É considerado o idealizador da disciplina geografia. Nasceu em Sirene (Grécia), no ano de 276 a.C. e viveu até 194 a.C., quando morreu aos 82 anos. Filósofo, matemático, gramático, escritor, foi um antecessor do filósofo Socrátes. Ele publicou uma obra chamada Geográfica, na qual estabelece um vocabulário próprio (tais como as palavras geografia e geógrafo) para a disciplina antes tida como apenas técnica. Também é creditado a Eratóstenes os primeiros estudos sobre a circunferência da Terra, comprovada muitos séculos depois a Galileu Galilei. 


Eclipse – é um fenômeno astronômico que ocorre de tempos em tempos, quando um astro (corpo celeste) projeta sua sombra sobre outro astro ou se move para a sombra dele. É mais comum o eclipse lunar, sendo o solar mais raro.

Eclusas – barragens feitas em cursos d’água que permitem embarcações subirem e descerem desníveis. As mais conhecidas são as eclusas do canal do Panamá.

Ecologia – ciência que estuda todas as relações entre os organismos vivos e os ambientes envolventes, a distribuição dos organismos nesses ambientes, bem como a natureza de suas interações.

Economia – é a ciência que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens.

Economia de Mercado – modelo econômico do sistema capitalista, baseado nas leis de mercado (oferta x procura). Quem determina o preço do produto é a relação de compra e venda entre as partes, sem interferência direta por parte do governo, dependendo da quantidade de mercadoria (oferta) e o número de consumidores interessados nela (procura). O preço aumenta à medida que a procura é muito grande e diminui (ou entra em promoção) quando a mercadoria está encalhada ou vai vencer sua data de validade.

Economia Planificada – modelo econômico adotado pelos países socialistas, onde o Estado (governo) é o responsável por determinar preços, produção e volume de consumo. Nesse modelo, os preços quase não oscilam, pois seguem um planejamento, feitos geralmente para durar cinco anos (planos quinquenais). É uma economia planejada.

Ecossistema – são sistemas ecológicos autossuficientes. É uma interação entre os vários elementos que compõem a paisagem: solo, água, ar, fauna e flora. Ex. os manguezais.

Ecoturismo – segmento do turismo que fomenta (promove o desenvolvimento) o respeito e a sustentabilidade do patrimônio natural.

Efeito Estufa fenômeno atmosférico responsável pelo aumento da temperatura da Terra e consequentes alterações climáticas, que podem provocar o aumento do nível dos oceanos. Os gases estufa ficam armazenados na atmosfera, impedindo a dispersão dos agentes poluentes. É como se parássemos um carro no sol com os vidros fechados. A radiação solar entra mais não sai, tornando a temperatura interna insuportável.

Eixo Terrestre – ou Eixo Imaginário da Terra. É uma linha imaginária que corta a Terra de polo a polo, passando pelo centro, em torno do qual a Terra realiza o Movimento de Rotação em 24 horas (um dia). O Eixo terrestre é ligeiramente inclinado 23º para leste. Essa inclinação contribui para a formação das estações do ano.

El Niño – (o menino) - é um fenômeno natural que ocorre em intervalos irregulares de três a cinco anos e que consiste no aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial. Resultado de uma interação entre o oceano e a atmosfera, provocando a modificação no fluxo de calor, o que acarreta fortes alterações nas condições do tempo em várias partes do mundo. Observamos, por exemplo, chuvas e secas inexplicadas.

Embargo – (econômico) – proibição de comércio ou a comercialização com determinados países, como forma de retaliação política ou econômica contra governos que estão descumprindo regras de âmbito mundial. Ex. o embargo americano contra o governo socialista da ilha de Cuba.

Emergentes – denominação dada aos ex países subdesenvolvidos que se tornaram países industrializados e competitivos no mercado internacional. Também são chamados de Novos Países Industrializados (NPIs) ou Países em Desenvolvimento. Ex. Brasil, China, Índia, África do Sul, México, Argentina etc.

Emigração – movimento migratório de saída que ocorre de um país para outro.

Emigrante – pessoa ou grupo de pessoas que saem de seu país para morarem em outro.

Emir – muitas vezes escrito do árabe Amir (comandante). É um título de nobreza dado pelos árabes islâmicos a um grupo seleto de escolhidos. No passado representava um título de honra dado aos descendentes de Maomé.

Emirados – é um território governado (administrado) por um emir.

Emirados Árabes Unidos – país do Oriente Médio rico em petróleo, de origem árabe, dividido em sete emirados cada um governados por um emir.

Emprego – é um trabalho contínuo remunerado.

Enchente – são as grandes cheias que ocorrem nos rios, provocando o seu transbordamento. Causam sérios problemas para as atividades agropecuárias e nas cidades.

Enclave – são territórios pertencentes a um país, encravados (situados) dentro do território de outro país, com características socioculturais diferenciadas do seu entorno, ou territórios autônomos, cercados de fronteiras estrangeiras. Ex. Vaticano.

Encosta – são as laterais ou vertentes de uma elevação.

Endorreico – padrão de drenagem de diversos rios brasileiros e mundiais, onde as águas dos rios são depositadas (deságuam) dentro do continente, em um lago, lagoa ou outro rio.

Energia Elétrica – é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Ela pode ser gerada de diversas formas ou fontes, como a água (hidroeletricidade), carvão mineral, petróleo e gás (termelétrica), urânio e outros elementos radioativos (energia termonuclear), solar (fotovoltaica), ventos (eólica), marés (maremotriz), calor da Terra (geotérmica), lixo ou resíduos (biodigestores). 

Energia Hidráulica – é a energia produzida através das usinas hidrelétricas.

Energia Limpa – ou renovável, são fontes de energia que não provocam danos irreversíveis ao meio ambiente. Ex. hidrelétricas.
Engenho - é uma fazenda onde se cultiva cana de açúcar e fabrica açúcar.

Enseada – pequena reentrância da costa bem aberta, menores que as baias. Ex. Enseada do Suá em Vitória.

Entorno – em volta, região próxima a outra em questão, periferia.

Enxurrada – água que escoa na superfície da crosta com velocidade capaz de ocasionar grandes estragos para os grupos humanos. Geralmente são formadas após os temporais.

Eólia o mesmo que eólica.

Eólica – refere-se à ação dos ventos.

Epicentro – é o local da superfície terrestre que sofre mais intensamente os efeitos dos tremores (terremotos) que vem do interior da crosta.

Equador – é o principal paralelo da Terra (0º). Divide a Terra em dois hemisférios: norte (setentrional) e sul (meridional).

Equatorial – região localizada próxima a linha do Equador. Também é o nome dado ao clima dessas regiões, onde predominam altas temperaturas e alta pluviosidade. Regiões propícias a formação das grandes florestas.

Equinócio – representa o inicio da primavera e do outono, quando os raios solares atingem perpendicularmente o Equador, provocando uma distribuição igual de luz e calor para os dois hemisférios: norte e sul. Equivale há dias e noites com a mesma duração de horas.

Era Geológica – são períodos de tempo necessários para a formação das rochas e da formação da crosta terrestre. É a divisão das etapas de formação física de nosso planeta.

Erg – são desertos arenosos.

Erosão – é o conjunto de fenômenos naturais que provocam a desintegração e a decomposição das rochas. Existem vários agentes erosivos, sendo a água o mais importante. A primeira erosão é chamada de intemperismo ou erosão inicial.

Erupção – é o momento em que o vulcão lança materiais do interior da crosta (minerais e magma) na superfície em forma de lava.

Erva-Mate - produto extrativo da flora brasileira, bastante utilizado nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste. Matéria-prima do chimarrão gaúcho. Considerado no passado uma das "drogas do sertão".

Escala – é uma proporção matemática usada na confecção de um mapa. É a proporção numérica entre a realidade e o tamanho do desenho.

Escandinávia – região ao norte da Europa, formada pelos países escandinavos, principalmente os localizados na península de mesmo nome (Suécia e Noruega).

Escarpa – são as encostas íngremes de uma elevação.

Escudo Cristalino – camada sólida de rochas magmáticas e metamórficas, de formação geológica mais antiga, de origem pré-cambriana.

Eslavos – grupo étnico de origem indo-europeia que habitam a Europa Central e Oriental.

Espaço Agrário – são áreas ocupadas com atividades agrícolas dentro do espaço rural.
Espaço Geográfico – é o espaço produzido pela ação humana. Refere-se à segunda natureza ou a paisagem artificial. É o objeto principal de estudo da geografia.

Espaço Rural – são as áreas do interior do país onde predomina atividades agropecuárias.

Espaço Urbano – representa o espaço ocupado pelas cidades.

Especulação Imobiliária – é quando ocorre a compra de um terreno ou imóvel para fins de valorização econômica. O objetivo é a venda ou aluguel com um preço mais valorizado que a compra.

Esquimó – são os habitantes tradicionais da Groenlândia e do norte do Canadá. Grande parte desse povo é nômade, viajando em busca de comida pelo mar gelado do Ártico. É um termo pejorativo que significa “comedor de carne crua”. Os esquimós se denominam Inuítes.

Estado – é o conjunto dos poderes políticos de uma nação. Representa o governo de uma nação. Também pode ser a divisão geográfica de um país.

Estado-Nação – é quando um país soberano ou nação ocupa um território e se organiza politicamente. É a outra forma de designar um país.

Estalactite – forma pendente do teto de uma gruta e resultante da precipitação do bicarbonato de cálcio, trazido em dissolução na água.

Estalagmite – provenientes de pingos d’água que caem do teto das grutas, carregados de bicarbonato de cálcio, e são depositados no chão.

Estância - nome regional do sul dado as fazendas de criação de gado bovino e mulas.

Estatização – é o oposto de uma privatização. O Estado (governo) transforma (incorpora) uma empresa privada em uma empresa pública ou estatal.

Estepe – vegetação encontrada em várias partes do mundo, principalmente na Europa e Ásia, em áreas de clima temperado continental, com a predominância de vegetação pobre e rasteira. Alguns autores consideram o mesmo que pradaria, sendo que as estepes ocorrem principalmente no leste europeu e trechos da Ásia.

Estratosfera – segunda camada mais importante da atmosfera, cerca de 50 km de altitude em relação ao solo, com baixas temperaturas, situada acima da troposfera.

Estreito – é uma porção de mar entre duas costas, não muito distantes. Ex. Bering, Gibraltar, Bósforo, Dardanelos, Ormuz e outros.

Estrela – é um corpo celeste que produzem luz própria, formados de gases em altas temperaturas (hidrogênio e hélio), fornecendo luz e calor para os planetas. A estrela mais conhecida é o sol.

Estrutura Etária – mostra como a população de um país está distribuída por faixas de idade e sexo.

Estrutura Geológica – corresponde a primeira formação natural da Terra. Representa a solidificação das primeiras rochas e a formação das primeiras estruturas. Existem três tipos de estruturas: os escudos cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos ou recentes.

Estuário – tipo de foz muito comum nos rios brasileiros, áreas de grandes manguezais. A foz em estuário não apresenta obstáculos na saída do rio para o mar, ou seja, não existe ramificação do rio.

ETA – grupo guerrilheiro separatista sediado ao norte da Espanha, que luta pela independência dos “Países Bascos” e sua separação do território espanhol. O significado da sigla é em basco: “Pátria Basca e Liberdade” (Euskadi Ta Askatasuna).

Etanol – é um álcool combustível (álcool etílico) produzido a partir de produtos agrícolas (ex. cana-de-açúcar). É um biocombustível que produz energia limpa. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol, após os EUA.

Etnia – grupo de pessoas que apresentam características em comum e específica em termos culturais e sociais, com destaque para a língua e a religião. Os grupos étnicos (raciais) formam as nações.

Eurásia – é o nome da grande massa terrestre formada pelo continente europeu e o asiático. Geologicamente a Europa é um prolongamento da Ásia, formando uma península.

Eurasiático – relativo à Europa e a Ásia.

Euro – moeda utilizada pela maioria dos países da União Europeia.

Europa – segundo menor continente em área territorial, porém o mais desenvolvido entre todos.

Europeu – quem nasce na Europa.

Everest – maior monte da Terra, situado na cordilheira do Himalaia, na Ásia, chamado de “teto do mundo”. Possui cerca de 8.848 m de altitude.

Evasão Escolar - é quando ocorre o abandono da escola por parte dos alunos, antes de completar seus estudos ou ano letivo.

Exclusão Digital – nome usado para definir as pessoas que não tem acesso as novas tecnologias. As desigualdades sociais e as condições financeiras impedem a pessoa de comprar esses produtos, ficando atrasados em relação aos outros.

Exorreico – padrão de drenagem típico da maioria dos rios mundiais, onde suas águas vão desaguar dentro dos mares ou oceanos. 

Expectativa de Vida – refere-se à média de anos que vivem os habitantes de um lugar. A expectativa de vida do povo brasileiro está acima de 70 anos.

Êxodo – emigração (saída) em massa de pessoas ou de todo um povo. No passado da humanidade, ocorreu o êxodo de hebreus do Egito para a Palestina (livro II do Antigo Testamento).
Êxodo Rural – movimento migratório interno, provocado por causas naturais, políticas ou religiosas. É a saída em massa de pessoas do campo para as grandes cidades.

Explosão Demográfica – é quando o crescimento natural da população (taxa de natalidade – taxa de mortalidade) é elevado e gradual, impossibilitando o governo de suprir as necessidades básicas da população. É um aumento brusco nos índices de crescimento natural ou vegetativo.
Exportação – venda de produtos ou mercadorias para o exterior ou para outros países.

Extrativismo – atividade econômica primária que consiste na retirada de produtos diretamente da natureza. O extrativismo pode ser animal (caça e pesca), vegetal (retirada de madeira) e mineral.

Extremismo – é o uso da ação radical ou do fanatismo na defesa de um ideal nacionalista, religioso ou político. Ex. organizações muçulmanas xiitas: Hezbollah, Al-Qaeda, Hamas, invasão a Praça dos Três poderes...

Extremista – é aquele que usa da ação radical ou de um fanatismo exagerado na defesa de seus ideais políticos. Ex. homens-bomba.

Extremistas - grupo ou pessoa que pratica(m) atividades radicais, usando até mesmo a força física. Ex. grupos radicais islâmicos.

Extremo Oriente – representa o território da Ásia Oriental (leste), formado pelos países mais ricos do continente como: China, Japão, Coreia do Sul e Taiwan, além da Mongólia e da Coreia do Norte.

 

  
 

Faixa de Gaza – é um território do Oriente Médio, entre Israel e o Egito, as margens do Mediterrâneo, onde vive parte do povo palestino, sob o controle político da Autoridade Palestina.

Faixa Etária – ou faixa por idades é a representação da população de um país dividida em três estruturas etárias: jovens (de 0 a 19 anos), adultos (de 20 aos 59 anos) e idosos (acima dos 60 anos). Os idosos são chamados de terceira idade.

Falésia – forma de relevo litorâneo, caracterizado por uma encosta íngreme (escarpa) e topo plano, sujeita a ação da erosão marinha. Forma comum no litoral do Nordeste. No Espírito Santo, na região de Ubú em Anchieta, próximo a SAMARCO Mineradora, é encontrada nas margens da rodovia ES- 010, também conhecida como Rodovia do Sol.

Falha Geológica – são fraturas na crosta terrestre causadas por grandes movimentos internos, formando fendas profundas, às vezes ocupadas por lagos.

FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. É um organismo da ONU que visa criar projetos que combatam a fome e incentivos a agricultura nos países subdesenvolvidos.

FARC – (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) – é um grupo guerrilheiro formado por paramilitares e contrários do governo da Colômbia, que lutam para destituir o governo do país. É o maior grupo guerrilheiro da América Latina e atuam na Colômbia desde 1950. Usam de sequestros e o tráfico de drogas para manter vivo o movimento.
Fases da Lua – ou lunações, correspondem as mudanças de aparência da lua em relação à Terra, durante sua órbita ao redor do planeta, descrevendo a translação lunar. As fases da lua são: minguante, crescente, cheia e nova. A lua leva em média sete dias para mudar de uma fase para outra.

Fauna – é o conjunto dos animais de uma determinada área.

Favela – são bolsões de pobreza que existem espalhados pelo nosso país, fruto da desigual distribuição de renda, corrupção política e desemprego. Essas áreas não possuem o mínimo de condições de infraestrutura digna para uma ocupação humana. O termo favela surgiu após a Guerra de Canudos (no Nordeste), onde o termo foi trazido para o Rio de janeiro e virou nome de uma ocupação desordenada de pessoas de classe social mais baixa e soldados que lutaram na guerra. Favela é uma planta típica da caatinga.

Federação – representa uma união política entre estados-membros, sob a administração central de um governo federal. Ex. gerenciamento político do Brasil.

Federal – relativo ou pertencente à união.

Federalismo – sistema de governo em que estados autônomos se reúnem para formar uma nação.

Ferrovia – é um sistema de transporte constituído de trilhos de ferro, por onde trafegam os trens de cargas e passageiros.

Fértil – termo usado em referência aos solos ricos em minerais e matérias orgânicas. É algo produtivo.

Fertilizante – substância usada para dar fertilidade aos solos pobres. (ver adubo)

Feudalismo – é um tipo de sistema socioeconômico que ocorreu na Europa na Idade Média e precedeu ao capitalismo. No feudalismo o poder político estava nas mãos do senhor feudal, dono do feudo (terras).

Filial – nome das empresas situadas em um país, que possuem uma empresa sede ou matriz em outro lugar. É comum as empresas multinacionais instalarem suas filiais em países em desenvolvimento. Também são chamadas de empresas secundárias.

Fiorde – corredor estreito e profundo (vale) num litoral alto, escavados pela erosão glaciária (gelo), submersos e ocupados pelo mar. Comum na paisagem da Noruega e da Groenlândia.

Flora – é o conjunto de espécies vegetais de uma região.

Floresta – são áreas cobertas por vários vegetais de grande porte (árvores), distribuídas pelas diferentes partes do globo. A maior floresta do mundo em áreas tropicais é a floresta Amazônica.

Floresta Boreal – ou Taiga, é uma vegetação típica das áreas de clima frio, nos domínios do Círculo Polar Ártico. Formadas por pinheiros.

Floresta Equatorial – são as florestas latifoliadas equatoriais, encontradas na parte mais quente do planeta. Possuem uma vegetação abundante e de grande porte. Ex. Floresta Amazônica e do Congo (África).

Floresta Pluvial de Encosta – denominação dada a Mata Atlântica. São florestas que recebem a umidade vinda do oceano, em terrenos na borda de morros (encostas).

Floresta Remanescente – são áreas formadas de florestas preservadas em meio a locais que sofrem o desmatamento.

Floresta Subtropical – (aciculifoliada). Floresta que apresenta folhas pontiagudas, tipo pinheiros. No Brasil nos temos as araucárias, no sul do país.

Floresta Temperada – o mesmo que floresta caducifólia (folhas caducas, que caem).

Floresta Tropical – são as florestas latifoliadas (folhas largas) perenifólias (folhas contínuas e eternas) em zonas tropicais, entre os trópicos. Ex. Mata Atlântica.

Fluminense - são as pessoas que nascem no estado do Rio de Janeiro.
Fluvial – relativo aos rios.

FMI – Fundo Monetário Internacional – foi um fundo criado após a segunda guerra com o objetivo de evitar a quebra econômica de alguns países. Hoje o fundo funciona como um fiscalizador e controlador de economias em crise.

Força Produtiva – são os objetos, instrumentos, máquinas ou ferramentas utilizadas na produção. O homem também é uma força produtiva.

Fordismo - é o nome dado ao sistema de produção em série, iniciado no século XX por Henry Ford na sua indústria, a FORD, a primeira indústria automobilística dos EUA.

Formigueiros Humanos – denominação dada principalmente à parte meridional (sul) da Ásia, área de grandes aglomerações humanas, entre a Índia, Bangladesh e o Paquistão. O termo pode ser estendido para a China e o sudeste asiático.

Fossa Submarina – é o lugar mais profundo existente no leito dos oceanos, principalmente no Oceano Pacífico. (ver abissal)

Fósseis – são restos de animais ou plantas petrificados.

Foz – região geográfica onde o rio encontra outro rio, um lago ou o oceano. É também chamada de desembocadura. A foz pode ser de dois tipos: delta (com obstáculos) e estuário (sem obstáculos). A foz mais conhecida no Brasil é a Foz do rio Iguaçu.

Freático - são lençóis de água encontrados geralmente em pequenas profundidades. (ver Lençol freático)

Frente Fria – ocorre quando uma massa de ar fria se desloca em direção a uma região sob a influência de uma massa de ar quente, provocando a substituição brusca do ar quente pelo ar frio. Essa substituição provoca mudanças rápidas na direção e intensidade dos ventos e, geralmente, são acompanhadas de aguaceiros fortes, porém, de curta duração.

Frente Pioneira – (ver fronteira agrícola)

Friagem – fenômeno atmosférico que ocorre na região Norte do Brasil, quando as temperaturas caem além do normal, devido à chegada da Massa Polar Atlântica vinda da Antártida.

Fronteira – área geográfica onde dois países se separam.

Fronteira Agrícola – refere-se às áreas-limite onde se pratica a atividade agropecuária. Também são chamadas de “frentes pioneiras”. Essa atividade é a responsável pelo desmatamento de áreas de cerrado e florestas.

Fronteira Política – é uma fronteira determinada através de acordos políticos, isto é, por meio de negociações amplas entre as partes envolvidas. Ex. área de abrangência da União Europeia.
Fruticultura - é o cultivo de plantas ou árvores frutíferas.

Fundamentalismo – caracterizado como um movimento religioso tradicionalista que enfatiza

a interpretação das leis religiosas de forma literal, subordinados ao poder divino e dos sacerdotes. O caso mais atual é em relação aos fundamentalistas islâmicos. A interpretação das suas leis provoca uma série de conflitos entre eles (sunitas x xiitas), a modernidade e outros povos.

Furacão - ventos fortes que podem atingir até 300 km por hora. Provocam grandes estragos por onde passam.









G-7 – é um grupo político-econômico formado pelos sete países capitalistas desenvolvidos mais ricos do mundo: EUA, Japão, Alemanha, França, Inglaterra (Reino Unido), Itália e Canadá. Porém, com o avanço político dos países emergentes (BRICs) e a crise econômica na Europa, houve um enfraquecimento do grupo, que hoje atuam mais através do G-20 ou de acordos bilaterais.

G-8 – Formado pelo G-7 e mais a Rússia como país convidado. O convite a Rússia é devido ao fato de ser uma potência militar, com diversos arsenais nucleares, além de sua influência geopolítica sobre suas e repúblicas.

G-20 – Formado inicialmente pelos vinte países mais ricos do mundo, entre desenvolvidos, emergentes, BRICs e a União Europeia. É hoje o grupo de países mais influentes nas decisões de âmbito global.

Gado – é a criação de animais destinados ao abate ou reprodução. Existem vários tipos de gado: bovinos (bois), suínos (porcos), equinos (cavalos), ovinos (ovelhas), caprinos (cabritos), bufalinos (búfalos) e muares (burros e jegues).

Galápagos – é um patrimônio mundial da UNESCO, situado a oeste do Equador no Oceano Pacífico. Formado por um conjunto de ilhas (arquipélago) com uma rica biodiversidade.

Galáxias – são agrupamentos de diversos astros, constituídas por bilhões de estrelas e outros astros. A galáxia que vivemos é chamada de Via - Láctea.

Gandhi – conhecido mundialmente como Mahatma Gandhi ("a grande alma”), Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869 e foi o maior idealizador do Estado indiano e o maior defensor da Satyagraha (caminho da verdade) como um meio de revolução. Com suas ideias de não-violência conseguiu conquistar a independência da Índia dos domínios britânicos. Foi assassinado em 30 de janeiro de 1948.

Ganges – também conhecido como Rio Benares, é o principal rio indiano e um dos principais rios do continente asiático, entre os maiores do mundo em extensão. Nasce no Himalaia Ocidental e deságua na baia de Bengala. É considerado o rio sagrado dos hindus.

Garganta – passagem apertada e profunda de um vale. As gargantas são mais apertadas que os desfiladeiros.

Garrigue – é uma formação vegetal herbácea característica do Mediterrâneo, com características de estepe.

Garimpeiro – pessoas que trabalham no garimpo.

Garimpo – é o lugar onde se exploram riquezas minerais ou minerais preciosos.

Garoa – regionalismo brasileiro, típico de São Paulo, que classifica as chuvas finas e prolongadas.

Gasoduto – são tubulações subterrâneas ou de superfície, usadas para transportar os gases combustíveis produzidos nas refinarias.

Gaúcho – termo usado para designar os habitantes e naturais do Rio Grande do Sul. Essa denominação é dada as pessoas que são ligadas a atividades pecuárias na região dos pampas.

Geada – é o orvalho congelado. É um fenômeno atmosférico típico do sul do país, quando as massas polares chegam ao continente, provocando uma brusca queda de temperatura e a formação de neve e gelo.

Gêiser – são fontes de água quente com erupções periódicas, vindas do subsolo em áreas de ação vulcânica.

Geleiras – massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. A dois tipos de geleiras: as continentais ou inlandsis (polares) e asalpinas ou de vales (altas montanhas).

Genocídio – extermínio em massa de pessoas de uma raça. Um exemplo de genocídio foi o extermínio de Tutsis por parte da etnia Hutu, ocorrido em Ruanda em 1994 (pequeno país do centro-leste da África), sendo um dos mais sangrentos da história moderna.

Gentílico – nome que designa (indica) o lugar em que alguém nasce, habita ou de onde vem. O mesmo que adjetivo pátrio.

Geociências – são as ciências relacionadas ao estudo do planeta Terra, como por exemplo, a geologia e a geografia.

Geografia – ciência que estuda as relações existentes entre a sociedade humana, o meio ambiente e os fenômenos político-econômicos.

Geografia Física – é a parte da geografia que estuda os fenômenos físicos (relacionados à natureza): clima, relevo, vegetação, hidrografia, solos e a estrutura geológica.

Geografia humana – é a parte da geografia que estuda os fenômenos relacionados à ação humana: economia, transportes, comércio, população...

Geógrafo – especialista ou bacharel em Geografia. 

Geoide – nome científico dado ao formato de nosso planeta, a Terra. Semelhante a forma astronômica de um elipsoide de revolução.

Geologia – ciência que estuda o globo terrestre desde o momento em que as rochas se formaram até o presente. É o estudo das rochas e da estrutura do planeta.

Geomorfologia – ciência que estuda as formas de relevo, tendo em vista sua origem, estrutura, natureza das rochas e o clima da região.

Geopolítica – é o ramo da Geografia que enfoca o Estado (governo) nas relações com o meio. É a chamada Geografia Política.

Geotérmico – temperatura da Terra. (ver grau geotérmico)

Glacial – relativo a geleiras ou gelo.

Glasnost – termo russo usado para designar as medidas de transparência política implantadas pelo presidente da URSS Mikhail Gorbatchev, que levaram a desintegração do país e o fim da Guerra Fria.

Gleba – pedaço de terra próprio para cultivo e criação.

Globalização – refere-se ao momento atual do capitalismo mundial, onde ocorre uma interdependência econômica, política, cultural e tecnológica entre as diversas nações. A Globalização é um processo que se fortaleceu após a fim da Guerra Fria, e cresce a cada dia. A melhoria nos meios de transporte e das comunicações favoreceu a ampliação deste processo. É uma tendência econômica que propicia a formação de blocos econômicos.

Globo Terrestre – é a representação mais perfeita da esfera terrestre. É a representação em miniatura do planeta.

GMT – Hora do Meridiano de Greenwich (Greenwich Mean Time), ou hora média de Greenwich. As horas da Terra são baseadas na hora de Greenwich (0º), principal meridiano do planeta.

Gobi – segundo maior deserto arenoso (ergs) em extensão do mundo, situado na Ásia, entre a Mongólia e a China. O nome Gobi significa deserto, na língua Mongol.

Golfo - é uma reentrância da costa de grande porte. São maiores que as baias e menores que os mares. O mais conhecido é o Golfo do México e o Golfo Pérsico (Oriente Médio).
Golfo Pérsico – situado no litoral do Irã, antiga Pérsia, é a principal rota do petróleo que sai do Oriente Médio.


Gondwana –
 nome hipotético para uma grande massa continental que existiu no hemisfério sul, compreendendo a América do sul, África do Sul, Índia e a Austrália de hoje. Essa grande massa começou a se fragmentar (separar) a partir da era mesozoica.

Gorbatchev – um dos maiores estadistas russos do século XX, responsável pela reestruturação política e econômica que levou a dissolução da URSS e o fim da guerra fria. Mikhail Gorbatchev foi presidente de 1985 a 1991.

Governo – é o poder público executivo que organiza a vida do país, estado ou cidadãos.

Governo Estadual – poder exercido pelo governador de estado e seus secretários.

Governo Federal – com sede em Brasília (capital do país), é exercido pela presidenta e seus ministros e assessores.

Governo Municipal – é o poder exercido pelo executivo municipal (prefeito) e seus secretários.

GPS – é a sigla em inglês para “Sistema de Posicionamento Global”. É um conjunto de satélites artificiais que transmitem informações para a Terra, principalmente sobre coordenadas geográficas (localização). Atualmente é a melhor forma de orientação. Também é o nome do aplicativo embutido em celulares e tablets, usado com meio de localização de ruas e lugares.

Grã-Bretanha – ilha europeia localizada entre o mar do Norte e o Atlântico, formada pela Inglaterra, Escócia e o País de Gales.

Grande Vitória – região metropolitana, formada pela capital Vitória (ES) e os municípios conurbados de Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Fundão. Esse último, embora com características mais rurais, também é integrado aos outros.

Grandes Antilhas – nome dado as ilhas do caribe de maior área: Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, Porto Rico e a Jamaica.

Grandes Lagos – é o maior conjunto de lagos de água doce do mundo, localizados entre os EUA e o Canadá, formado pelos lagos: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário (onde estão as Cataratas do Niágara).

Granito – é uma rocha de origem magmática, formado na parte interna da Crosta Terrestre (rocha intrusiva plutônica).

Granizo – precipitação de pequenas pedras de gelo, com tamanhos variados, que caem isoladamente com formas geralmente esféricas. Provocam grandes danos aos móveis e imóveis. Sua ocorrência se dá comumente em áreas de vales ou depressões, após a substituição de massas de ar quentes por frias. É a solidificação da água da chuva em gelo de forma instantânea.

Grau Geotérmico – é a medida da temperatura da Terra. É a distância vertical, medida da superfície terrestre em direção a crosta interior, quando se observa a variação de temperatura de 1º C a cada 30 a 33m que nos aprofundamos. Na Islândia, país da Europa, a temperatura da Terra é usada para gerar energia para o país, chamada de energia geotérmica.

Grileiro – é a pessoa que se apropria da terra de outro por meio de documentos falsos (escrituras) de propriedade.

Groenlândia – ("terra verde" em dinamarquês ou "nossa terra" em linguagem inuit) - maior ilha do mundo, localizada na parte norte-nordeste do Canadá, sendo uma região autônoma da Dinamarca.

Guantânamo – província cubana localizada na parte sudeste da ilha de Cuba. Funciona como uma base naval e prisão para condenados de guerra dos EUA.

Guerra Civil – é um conflito armado travado entre os cidadãos do próprio país.

Guerra Fria – é um período histórico compreendido entre o final da segunda guerra mundial (1945) e o final do século XX, até a desintegração da antiga URSS. Representa a rivalidade entre as duas superpotências: EUA x URSS, lutando pela hegemonia do espaço geográfico mundial. Nesse período ocorreu a luta ideológica entre o capitalismo e o socialismo.

Guerrilha – é uma luta armada que ocorre dentro de um país, geralmente em áreas afastadas dos grandes centros, formada por grupos paramilitares ou descontentes com o regime político vigente. Ex. lutas armadas da América Latina (FARC).

Guianas – nome dado aos três países da América do Sul, ao norte do Brasil, que foram colonizados, respectivamente, pela Inglaterra (Guiana), Holanda (Suriname) e França (Guiana Francesa). O nome Guiana significa “Terra de muitas águas”.


Humboldt (Alexander Von, )  

é considerado o pai da Geografia científica. Foi um cientista de uma polivalência que poucas vezes se observou. Ele desenvolveu (e se especializou em) diversas áreas: foi etnógrafoantropólogofísicogeógrafo,geólogomineralogistabotânicovulcanó-logo e humanista, tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, GeologiaClimatologia e Oceanografia. Nasceu na Alemanha em 14 de setembro de 1769 e viveu até 06 de maio de 1859, tendo atuado mais como naturalista, explorador e geógrafo.

Habitat – é um ambiente natural e específico onde se localiza ou vive determinada espécie.

Habitante – é quem mora ou reside em determinado lugar.

Hamada – são desertos constituídos basicamente de pedra.

Hamas – é um movimento islâmico de resistência, que se divide em um braço político (atual governo da Autoridade Palestina), uma entidade filantrópica e um braço armado. Considerado por vários países, incluindo os Estados Unidos, como um grupo terrorista.

Han – etnia que forma a maior parte do povo chinês.

Hectare – medida agrária que corresponde a 10.000m2.

Hemisfério – são as partes ou metades da esfera terrestre. A linha do equador e o meridiano de Greenwich são as linhas imaginárias que determinam os hemisférios da Terra.

Hezbollah – em árabe significa: “partido de Deus”. É uma organização com atuação política e paramilitar fundamentalista islâmica e xiita sediada no Líbano, que usa de métodos terroristas para atingir seus objetivos. Os famosos “homens bomba” fazem parte desse grupo

Hidrocarboneto – compostos químicos formados basicamente de hidrogênio e carbono.

Hidrófilo – são vegetais que vivem ou são adaptados a uma grande quantidade de água.

Hidrografia – é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.

Hidrologia – é a ciência que estuda a água na Terra segundo uma série de características que envolvem propriedades, circulação e distribuição.

Hidrosfera – camada de águas que compõem a superfície terrestre.

Hidrovia – são as rotas fluviais (rios), usadas para escoar produtos ou pessoas.

High- Tech – ou high Tecnology - expressão inglesa usada para designar uma tecnologia avançada ou alta tecnologia.

Hileia – é uma das denominações dadas a Floresta Amazônica.

Himalaia – maior cadeia de montanhas do mundo, situada no continente asiático, entre a China e a Índia, onde está à maior montanha da Terra, o Monte Everest.

Hinduísmo – religião praticada pela maioria dos indianos, com mais de um bilhão de adeptos no mundo. É um conjunto de várias crenças. Surgiu cerca de 3.000 anos a.C., baseada na crença em vários deuses (politeístas), divisão de classes sociais (castas), na reencarnação e preservação da sua cultura.  Alguns de seus deuses são: Shiva (Deus supremo), Brahma (força criadora do universo) e Ganesa (Deus da sabedoria e da sorte).

Hipsometria – é uma técnica de representação gráfica que consiste na elaboração de mapas de altitudes ou profundidades destacados por uma sequência de cores.

Hitler (adolf) - nasceu em 20 de abril de 1889 na Áustria, antigo império Austro-húngaro. Foi o lider da Alemanha durante a segunda guerra mundial, implantando os seus ideais de perseguição, expancionismo e intolerância. Ele foi o chanceler  do país a partir de 1933 e presidente do Reich (chefe de Estado) e Führer (chefe do partido nazista). Morreu em 30 de abril de 1945, ano de encerramento da guerra.

Holding – são empresas criadas com o objetivo de administrar um grupo de empresas, com atividades econômicas diferentes, pertencentes ao mesmo dono ou grupo. Ex. Grupo Itapemirim, que além do transporte rodoviário, administra fazendas de gado, café e outros. No mundo nos temos os zaibatsus japoneses (ex. Mitsubishi).

Hong Kong – é uma importante cidade comercial da China, com grande desenvolvimento econômico, que até 1997 era território de dominação da Inglaterra. Após acordo político essa possessão inglesa voltou a pertencer a China.

Huang-Ho – ou Rio Amarelo, é o segundo rio mais extenso da China, entre os 10 maiores rios em extensão do mundo.

Hulha – termo usado para designar a todos os tipos de carvão mineral ou de pedra. Porém, em geologia, a hulha é apenas um tipo de carvão mineral, intermediário entre o antracito e o linhito.

Húmus – é o produto da decomposição parcial de restos vegetais ou animais, responsáveis pelo enriquecimento do solo. É a camada superficial de um solo.


 

  Iceberg


Ibérico – relativo à península ibérica (Portugal e Espanha). Ex. nos brasileiros somos ibero-americanos. Somos descendentes dos ibéricos (portugueses).
IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um órgão federal, criado em 1934 no governo Getúlio Vargas, responsável pela pesquisa e formulação de dados estatísticos sobre a população, aspectos naturais, econômicos e sociais do território brasileiro.

Iceberg – são blocos de gelo flutuantes que se desprendem das geleiras e causam sérios riscos para a navegação.

Ice Field – é o mesmo que banquisa.

IDH – (Índice de Desenvolvimento Humano) - é um índice criado pela ONU para avaliar a qualidade de vida dos habitantes dos países. Esse índice avalia educação, distribuição de renda e expectativa de vida principalmente. Infelizmente nosso país tem IDH de país subdesenvolvido, embora o crescimento econômico seja correspondente a de países ricos.

Ideologia – é um conjunto de ideias, pensamentos ou reflexões sobre o mundo, de um ou de um grupo de indivíduos em uma determinada época e lugar, que irão orientar as gerações futuras.

Idoso – pessoa que possui uma idade avançada, acima dos sessenta anos (pirâmide etária), chamados de terceira idade.

Igapó – denominação regional da Amazônia para terrenos que ficam alagados por ocasião do transbordamento dos rios em áreas com vegetação. A mata do igapó vive constantemente alagada, tipo um pântano.

Igarapé denominação dada aos pequenos rios da Amazônia das áreas de terras firmes. O termo significa na linguagem indígena: “caminho da canoa”.

Ígnea – denominação dada às rochas magmáticas ou eruptivas.

Ilha – porções de terras emersas circundadas de água doce ou salgada. A definição de ilhas e continentes e quase a mesma, a diferença está na proporção do tamanho das terras. A maior ilha do mundo é a Groenlândia. No Brasil, a maior ilha é a do Marajó (Pará), enquanto a ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo.

Ilha de Calor – fenômeno climático urbano, que ocorre nas grandes cidades, provocando um aumento do calor em relação às áreas vizinhas. As construções (edifícios) impedem a circulação das massas de ar, que junto às vias asfaltadas acumulam a radiação solar aumentando assim a temperatura local.

Ilheu – é uma pequena ilha constituída de rochedos. O mesmo que ilhota.

Ilhota – é o mesmo que ilhéu.

Imigração – é um movimento migratório internacional ou externo. Refere-se à entrada de pessoas que veem de outros países.

Imigrante - é o estrangeiro que entra em nosso país para tentar uma vida melhor.

Imperialismo – é uma política de dominação territorial e/ou econômica de uma nação sobre a outra. Atualmente os termos: imperialismo econômico, neocolonialismo e dependência se equivalem para definir as relações comerciais entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Império – é uma forma de governo exercida por um imperador ou imperatriz (ex. Japão). Termo também usado para se referir aos países dominantes no cenário mundial. Ex. império americano (EUA).

Impermeável – são terrenos, rochas ou solos que impedem a penetração da água. Ex. terrenos argilosos.

Importação – compra ou entrada de produtos de outros países.

Improdutivo – aquilo que não produz. Ex. solo improdutivo.

Inclusão Digital – nome dado ao processo de democratização do acesso de pessoas as novas tecnologias, principalmente o uso do computador e da internet.

Índice Pluviométrico – é a quantidade de chuva medida em determinado lugar.

Índico – oceano que banha a Ásia, África e a Oceania. Apresenta grandes contrastes climáticos, como o clima de monções que provoca fortes enchentes e secas prolongadas dependendo do período do ano.
Indochina – península localizada no sudeste asiático, formada pela Tailândia, Camboja, Vietnã, Laos e parte de Mianmar.

Indústria – atividade econômica que transforma a matéria-prima em outro produto, mediante o uso de máquinas.
Indústria das Secas – prática política comum no interior brasileiro, principalmente na região do sertão nordestino, onde os políticos locais perpetuam o problema natural da seca em troca de promessas políticas que nunca são cumpridas. Os coronéis do sertão constroem açudes, poços e irrigação em suas terras, obrigando as pessoas a serem reféns de suas vontades políticas. A ação dos coronéis do interior é muitas vezes praticada com a coação e a ameaça física.

Indústria de Base – indústria que fornece matéria-prima para as outras.

Indústria de Bens de Capital – são aqueles que não são consumidos diretamente pelas pessoas, mas auxiliam na fabricação de outros bens. É a transformação da matéria-prima para uso industrial.

Indústria de Bens de Consumo – pode ser dividida em produtos: duráveis (carros, eletrodomésticos...) e não-duráveis (alimentos, roupas...). São produtos de uso imediato, presentes no nosso dia a dia.

Indústria de Ponta – são aquelas que possuem alto grau de tecnologia, que produzem com o menor número de mão de obra e com máquinas modernas.

Industrialização – ato ou ação de industrializar. É quando um país passa a produzir mais produtos secundários (industriais) do que outros produtos, criando parques industriais.

Indústria Nacional – é a indústria que tem sede (matriz) no seu país de origem. Ex. Petrobras / Brasil.

Indústria Têxtil – é a indústria que transforma algodão, seda e outros produtos em tecidos.

Inflação – é um fator da economia que determina o aumento de preços e diminuição do poder de compra com os salários. É quando os produtos aumentam de preço sem que o salário seja reajustado. 

Infraestrutura – sistema de serviços públicos de uma região, como rede de esgotos, abastecimento de água, energia elétrica, coleta de água das chuvas, telefonia e gás canalizado. O termo também pode ser empregado para classificar a quantidade e qualidade das estradas, portos, aeroportos, ferrovias.
Inlandsis – são as grandes geleiras ou mantos de gelo.

Inóspito – local ou região onde as condições de vida são precárias ou adversas, dificultando a ocupação humana. Ex. desertos.

Insular – palavra que se refere às ilhas.

Insulíndia – é o arquipélago localizado no Sudeste Asiático, formado pela Indonésia, Filipinas, Brunei e parte da Malásia.
Intemperismo – conjunto de processos naturais químicos e físicos que ocasionam a decomposição e a desintegração das rochas. Também chamado de erosão elementar.


Intercontinental países localizados entre continentes ou em ambos. São países intercontinentais ou transcontinentais. Ex. Rússia e a Turquia.

Interdependência – um depender do outro. Termo que pode ser usado nas relações comerciais entre os países no mundo globalizado.

Intermitente – denominação dada para os rios do sertão nordestino que desaparecem com as secas e voltam com as chuvas. Rios temporários.

Internet – importante ferramenta de busca e pesquisas localizadas na rede (net). Com o uso de um computador ligado a rede, podemos navegar e pesquisar sobre os mais diferentes assuntos. Ferramenta imprescindível para o mundo globalizado e tecnológico.

Intifada – é um tipo de rebelião que ocorre no Oriente Médio promovido pelo povo palestino, contra a ocupação territorial de Israel na região.

Intocáveis – é a definição mais inferior na hierarquia social indiana (castas). As castas determinam a posição social do indivíduo, não havendo a possibilidade de mobilidade ou ascensão social. Os intocáveis são aqueles que não pertencem a nenhuma casta. O mesmo que párias.

Inuítes – o mesmo que esquimó. (ver)

Invernada – processo de engorda do gado bovino, trazido do pantanal para ser vendido no interior de São Paulo, sendo colocado em confinamento para recuperar o peso e valor de venda, perdidos após a viagem feita através de comitivas de peões de boiadeiro.

IRA – o Exército Republicano Irlandês é um grupo guerrilheiro, que durante anos tentou obter a independência da Irlanda do Norte (Ulster) dos domínios britânicos e a reunificação com a Irlanda (Eire). Hoje procura a paz através de acordos políticos com a Inglaterra.

Irã – significa: “Terra dos Arianos”, antiga Pérsia. País do Oriente Médio rico em jazidas de petróleo e um dos líderes da OPEP.  País teocrático (a religião é mais importante que o representante do governo), que após a Revolução Islâmica, implantou uma série de leis fundamentalistas que impediram a modernidade do país e de seu povo. Tem como líder supremo um Aiatolá, nome da autoridade máxima religiosa dos muçulmanos.

Irrigação – regar artificialmente o solo com o objetivo de aumentar a produtividade, ou compensar a falta de água do lugar. 

Islã – (submissão) - representa o mundo muçulmano. Considerado o mesmo que o islamismo.

Islâmico – relativo ao Islã.

Islamismo – religião monoteísta fundada por Maomé no séc. VII. Seus seguidores são chamados de muçulmanos ou islâmicos. Ocorre principalmente no Oriente Médio e norte da África. Sua filosofia defende a manutenção de hábitos antigos, valorização das tradições e crença em Allah (Deus). Podem ser divididos em Sunitas e Xiitas (que são os mais radicais). Seu livro principal é o Alcorão ou Corão.

Isóbaras – é um termo meteorológico. São linhas que ligam pontos de igual pressão atmosférica em um mapa ou carta.

Isóbaras – são linhas que ligam pontos de mesma profundidade em um mapa ou cartas náuticas.

Isoetas – são linhas que ligam pontos de igual índice pluviométrico (chuvas) em mapas ou cartas meteorológicas.

Israel – país criado pela ONU em 1948 para abrigar o povo Judeu, antigos descendentes dos Hebreus. É o único país não muçulmano do Oriente Médio, motivo da maior parte dos conflitos entre Judeus, Árabes e Palestinos. A criação de Israel no território da antiga Palestina provocou uma crise internacional, pois deixou os Palestinos sem território. Esse fato desencadeou uma série de guerras na região entre os vizinhos, tornando Israel inimigo declarado do povo muçulmano.

Istmo – é uma estreita faixa de terras que liga duas partes maiores. A América Central Continental é o maior istmo do mundo.
Itaipu – maior usina hidrelétrica do país, maior do mundo até a inauguração de Três Gargantas na China. É um projeto binacional, construída com capital do Brasil e do Paraguai.

Iugoslávia – país criado e extinto no século XX sob forte influencia dos soviéticos, desmembrado em vários países após a queda do socialismo europeu. Atualmente o que era a Iugoslávia se transformou em seis novos países e duas províncias autônomas, com grande rivalidade e conflitos entre as várias etnias que formavam o território iugoslavo. Países: Sérvia, Croácia, Montenegro, Eslovênia, Bósnia e a Macedônia. Províncias: Kosovo e Voivodina.



 Judaismo, Jerusalém   


Jazida – área onde é encontrada uma grande quantidade de um ou de vários minérios, no solo ou subsolo do terreno.

Jerusalém -  é uma das cidades mais antigas do mundo. É considerada sagrada para as três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Localiza-se no oeste do continente asiático, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, área do Oriente Médio. Vive constantemente em crise, por ser uma região disputada por povos de origens etnicas diferentes.

Jihad - é um conceito do islã que significa "luta" ou "esforço". É frequentemente entendido como "guerra santa" contra os inimigos  do Islã. Corresponde também a um grupo islâmico armado Palestino, que atua na faixa de Gaza (Jihad Islâmica).

Jornada de Trabalho – é o tempo gasto pelo trabalhador exercendo uma atividade remunerada (emprego).

Judaísmo – é a religião monoteísta mais antiga do mundo, baseada nas leis dos Dez Mandamentos de Deus (entregue ao profeta Moisés no Monte Sinai) e no livro sagrado, a Torá. O patriarca do judaísmo é o profeta Abraão, ascendente de Moisés, Davi e Salomão, os principais profetas do Velho Testamento Bíblico.

Judeu – seguidor do judaísmo e designação dada aos habitantes de Israel (Israelitas).

Juthândia – é a península europeia onde está localizada a Dinamarca e parte da Alemanha, na parte centro-norte da Europa.


 


Kalahari –
 região desértica ao sul do continente africano. Segundo maior deserto da África, menor que o deserto do Saara ao norte.

Kilimanjaro – maior montanha do continente africano, entre o Quênia e a Tanzânia. Seu topo ficava tomado de neve o ano todo, porém, com o aquecimento global, parte de sua neve eterna diminuiu.

Know How – é uma expressão da língua inglesa, usada para designar o conhecimento de uma determinada atividade comercial ou industrial, que leva a liderança do setor. É quando uma empresa supera todas as outras naquele ramo produtivo, sendo superior na execução e na qualidade.

Kremlin – sede do governo russo e símbolo do socialismo soviético. Localizado na capital Moscou, uma das maiores metrópoles europeias.


L  

Lacustre – relativo aos lagos.

Lago - extensão de águas paradas, cercada de terras, dentro de uma depressão. Os lagos são maiores que as lagoas, sendo geralmente de origem glacial. Podem ser de água doce ou salgada. O mar Cáspio é considerado o maior lago do mundo.

Lagoa - extensão de águas menores que os lagos, cercadas de terras dentro de uma depressão. As lagoas são formadas geralmente pelo aprisionamento do oceano, no processo de formação das restingas, também chamadas de lagunas costeiras. A maior lagoa do Brasil é a Lagoa dos Patos, no RS.

La Ninã – (a menina), fenômeno oposto ao El Niño, responsável pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico equatorial.

Latifoliada – vegetação de folhas largas, características das grandes florestas.

Latifúndio – grande propriedade rural, podendo ser produtivo ou improdutivo.

Latitude – é a medida em graus do afastamento de um ponto ao norte ou sul do planeta, a partir da linha do Equador. A latitude é o principal fator para indicar o clima de um país ou região.

Lava – material expelido pelos vulcões. O mesmo que magma.

Lavoura – nome dado para o cultivo da terra para fins agrícola.

Legenda – é um instrumento de interpretação de um mapa. As legendas aparecem com informações que facilitam o entendimento e a leitura cartográfica.

Lei da Oferta e da Procura – é a lei básica da economia de mercado dentro do capitalismo, que estabelece as relações entre o preço dos bens e serviços, sua venda e a quantidade de produto no mercado. Quanto maior a procura maior será o preço do produto e vice-versa.

Leito – é a parte do terreno onde as águas de um rio ou oceano estão depositadas.

Lençol Freático são depósitos naturais de água subterrânea. O maior lençol subterrâneo do Brasil e um dos maiores do mundo é o Aquífero Guarani.

Leste – ponto cardeal localizado entre o nordeste e o sudeste. Refere-se à parte oriental do mundo.

Lhanos – são vastas planícies do norte da América do Sul, sujeito a inundação, na bacia do Rio Orenoco, formando um importante ecossistema.

Liberal – é um progressista que defende as ideias liberais.

Liberalismo – é uma doutrina ou filosofia política que defende a liberdade individual, econômica e religiosa, a propriedade privada, um governo limitado e a livre concorrência. Tem como um dos maiores expoentes o economista Adam Smith.

Limite – é a área geográfica onde dois municípios se separam.

Litoral – faixa de terra próxima ao mar, também chamado de costa.

Litosfera – camada sólida da superfície terrestre, formada de minerais e rochas. Também é chamada de Crosta Terrestre.

Loess – solo de coloração amarelada, composto de argila quartzosa e rico em calcário. É um dos solos mais férteis do mundo, encontrado principalmente na China, além de países da Europa.

Logística – termo usado na era da globalização para representar a área da gestão dentro de uma empresa, responsável pelos recursos, equipamentos e informações que auxiliem na execução de uma tarefa ou atividade.


Longitude
é a medida em graus do afastamento de um ponto ao leste ou oeste do planeta, a partir do meridiano de Greenwich. A longitude serve para indicar, além das coordenadas geográficas, os fusos horários.

Lua – único satélite natural da Terra. É um astro que gira (orbita) em torno de um planeta.

Lugar – é o espaço em que cada pessoa ocupa, vive e com o qual cria diferentes laços de afetividade.



      M  


Maciços – definição descritiva usada na geografia para áreas montanhosas que foram parcialmente erodidas. Grande massa de rochas cristalinas, magmáticas e metamórficas. Também podem ser chamados de escudos cristalinos.

Macrorregião – é uma grande área com características gerais homogêneas, principalmente relacionadas à natureza ou a economia. São as cinco grandes regiões geoeconômicas que representam o nosso país: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Refere-se à divisão oficial do Brasil segundo o IBGE.

Madagascar – é um país localizado em território insular (ilha). É a maior ilha da África e uma das maiores do mundo.

Madeira de Lei – o mesmo que madeira nobre.

Madeira Nobre – são árvores, principalmente da mata Atlântica, de grande valor comercial. Destaque para o pau-brasil, mogno, peroba, jacarandá etc.

Magma – substância pastosa em altas temperaturas, encontrada no manto terrestre. São expelidos pelos vulcões, quando recebe o nome de lava. O magma quando resfriado forma as rochas magmáticas.

Magmática – rocha cristalina e ígnea (fogo), formada através do resfriamento do magma. É a rocha matriz, ou seja, aquela que dá origem as outras.

Magrebe  região da África que significa, em árabe, “lugar onde o sol se põe”. Formada pela Argélia, Marrocos e Tunísia, ao noroeste do Saara, na África Setentrional. É a parte mais desenvolvida da África, uma espécie de oásis no deserto. Hoje, a Libia e a Mauritânia também fazem parte do Magrebe.

Malha Ferroviária – é o conjunto das estradas de ferro de um país.

Malha Viária – termo usado para definir as estradas (rodovias) de uma região ou país.

Mameluco – mestiço ou filho de branco com o índio. São descendentes diretos dessa miscigenação.

Manancial – são as áreas de fontes ou nascentes de rios ou de capitação d’água.

Mandarim – é um conjunto de dialetos falados na China.

Manejo – é a forma de utilização de algo com o auxilio das mãos.

Mangue – são terrenos alagadiços formados de vasas (lama), encontrados nos estuários dos rios das regiões tropicais.

Manguezal – é a vegetação dos mangues, onde se forma o todo o ecossistema, também chamado de Floresta dos Estuários. Os manguezais são berçários naturais dos oceanos, ricos em espécies animais. 

Manto – camada interna da Terra, localizada entre a litosfera e o núcleo. É uma camada pastosa, em altas temperaturas, formada principalmente de magma.

Manufatura – estabelecimento industrial onde são produzidos objetos padronizados ou em série. Antigamente o termo era empregado para designar as primeiras fábricas, onde existia a divisão entre trabalho humano manuseando as máquinas. Atualmente a expressão é usada para designar as indústrias de uma forma geral.

Mão de Obra - conjunto de assalariados, especialmente dos trabalhadores manuais, de empresa, de indústria, região ou país.

Maomé fundador da religião islâmica no século VI d.C. É o principal profeta da religião islâmica.

Maometanos – nome dado aos seguidores do islamismo, também chamados de muçulmanos ou islâmicos.

Maoris – habitantes nativos da Nova Zelândia.

Mapa – é uma representação cartográfica que reproduz a realidade em um desenho, com o auxílio da legenda, escala e das convenções cartográficas (símbolos). Os mapas são divididos em dois grupos: mapas físicos e mapas humanos. Os dois mais conhecidos são o de relevo (geomorfológico) e o político (que traz as divisões territoriais).

Mapa Físico – é todo tipo de mapa que representa as características naturais do planeta como: clima, relevo, vegetação, estrutura geológica, solos e hidrografia.

Mapa Geomorfológico – é o mapa físico que representa as características do relevo e suas altitudes.

Mapa Hipsométrico – é o mapa que representa o relevo terrestre ou marinho através de uma seleção de cores que identificam as formas ou profundidades.

Mapa Humano – são todos os mapas que representam características criadas ou modificadas pelos homens. Ex. mapa de economia, população, transportes...

Mapa-Múndi – (ver planisfério) - é a representação da superfície terrestre em um plano.

Mapa Político – é o mapa que representa as divisões territoriais dos lugares (continentes, países, estados e municípios).

Mapa Temático – são mapas confeccionados com o objetivo de abordar temas selecionados de interesse geral. Ex. uso da terra, áreas de cultivo, sítios históricos, ocupação urbana, etc.
Maquete – é uma representação tridimensional muito utilizada na engenharia e em projetos arquitetônicos. Também usada na representação visual de formas geográficas. Ex. relevo.

Maquiladoras – são montadoras mexicanas que produzem para multinacionais norte-americanas. É uma espécie de indústria de montagem das peças prontas enviadas pela matriz.

Maquis – é uma formação vegetal do clima mediterrâneo, ao sul da Europa, que corresponde a uma área de transição semelhante a uma floresta degradada, com poucas árvores e vegetação arbustiva.

Mar – são partes do oceano que ficam aprisionadas ou semi-aprisionadas, em contato direto com os continentes. O mar também é a parte econômica do oceano em contato com as terras continentais. Os principais mares são: Caribe, Mediterrâneo, Cáspio, do Norte, Báltico, Negro...

Marajó – é a maior ilha fluviomarinha do mundo, localizada na costa do Pará, na desembocadura do Rio Amazonas.

Mar de Morro – é um típico relevo encontrado nas serras da região sudeste, formado por uma sucessão de morros em formato de meia laranja. Esses morros têm formas arredondadas, fruto do intenso trabalho erosivo.

Maré – é o fluxo e o refluxo periódico das águas do mar que, duas vezes por dia, sobem (preamar) e descem (baixa-mar ou vazante) alternadamente.

Maremoto – terremoto que ocorre no fundo do mar.

Margem – nome dado as partes laterais emersas de um rio, lago ou lagoa.

Marginal – relativo à margem (marginal do Rio Tietê- SP), ou fora dos padrões da sociedade.

Marinho – algo próprio do mar.

Maritimidade – é um dos elementos responsáveis pelas características climáticas de um lugar. Refere-se a uma maior proximidade das terras com o mar, recebendo com isso, maior intensidade de suas brisas. É um efeito climático regulador de caráter térmico exercido pelos oceanos sobre as terras vizinhas, minimizando a amplitude térmica.

Marítimo – algo que acontece no mar.

Marketing – denominação dada ao conjunto de estratégias empresariais que visam adequar um produto ao mercado de consumo. Termo usado para definir estratégias de propaganda.

Massas de Ar – são bolsões de ar encontrados na atmosfera que ao se deslocar, provocam uma série de influências ao tempo local. As massas podem ser quentes ou frias, úmidas ou secas. A chegada de uma massa de ar fria é chamada de frente fria.

Massapê   (ou Massapé)  são tipos de solos de cor escura e argilosos. No Nordeste são solos férteis, resultado da decomposição do calcário.

Mata – área coberta de plantas ou árvores nativas. O mesmo que floresta.

Mata Atlântica – floresta pluvial de encosta, perenifólia, latifoliada tropical. É a floresta que se desenvolve no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, rica em biodiversidade, bastante explorada sob risco de extinção. Recebe a influência das Massas Atlânticas que trazem chuva. Possui árvores de grande porte e folhas largas.

Mata Ciliar – vegetação predominante nas margens e leitos de rios, responsáveis pela diminuição do efeito da erosão sobre as margens, evitando o assoreamento dos rios. Também chamada de mata galeria.

Mata das Araucárias – vegetação encontrada na região Sul do Brasil, formada por pinheiros,
encontrada nas áreas de planaltos sedimentares, associada ao clima subtropical. Também é chamada de Mata dos Pinhais. É uma vegetação aciculifoliada (folhas pontiagudas).

Mata de Restinga – é a vegetação que se desenvolve nas áreas litorâneas, nas praias ou próximas delas, onde são formadas as restingas. Na região da Barra do Jucú (Jacaranema) e Setiba (Parque Estadual Paulo César Vinhas) são exemplos dessa mata.

Mata de Terra-Firme - é a parte da Floresta Amazônica que não sofre influência das cheias dos rios. A castanha do Pará é a árvore de destaque.

Mata de Várzea  parte da Floresta Amazônica que fica periodicamente alagada pela cheia dos rios. Nessa região a seringueira é a árvore que se destaca.

Mata do Igapó – área que fica sempre alagada da Floresta Amazônica. Área onde se destacam as Vitórias-régias.

Mata dos Cocais – é uma mata de transição entre a Floresta Amazônica e a caatinga. Localizada no Meio Norte nordestino, entre o Maranhão e o Piauí, formado basicamente de carnaúba e babaçu, plantas de grande aproveitamento econômico, principalmente a extração de cera de carnaúba e óleo de babaçu.

Mata Galeria – (ver Mata Ciliar)

Matéria-Prima – é a substância extraída da natureza que serve de base para a fabricação de outros produtos. Petróleo, madeira, minérios são alguns exemplos.

Matriz – é o nome dado a sede de uma grande empresa. No mundo globalizado, as matrizes estão localizadas geralmente em países desenvolvidos.

Meandro são as sinuosidades (curvas) descritas pelos rios durante o seu curso.

Média Latitude – são as zonas temperadas, localizadas entre os trópicos e os círculos polares.

Mediterrâneo – mar localizado entre o Velho Mundo (Europa, Ásia e a África), um dos mais importantes do mundo, além de ser um clima típico da região banhada pelo mar de mesmo nome.

Megacidade – cidades com uma superpopulação, geralmente superior a 10 milhões de habitantes, com intenso e rápido processo de urbanização. As megacidades mundiais são: Mumbai e Délhi (Bombaim-Índia), Xangai e Pequim (China), Istambul (Turquia), Karachi (Paquistão), Tóquio (Japão), São Paulo (Brasil), Moscou (Rússia), Seul (Coreia do Sul) e outras.

Megalópole – junção de duas ou mais metrópoles. Conurbação de duas ou mais metrópoles. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro forma a megalópole brasileira.

Meio Ambiente – é o meio em que vivemos, o ambiente ao nosso redor. É o conjunto dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais que exercem efeito direto ou indireto sobre os seres vivos.
Meio de Produção – é tudo que está no meio da relação entre trabalho e trabalhador. São segundo Karl Marx, os objetos de produção e os meios de trabalho. Essa relação se completa entre força de trabalho, objetos de produção (matéria-prima) e meios de produção (instrumentos / ferramentas).

Meio Norte – área de transição entre a Floresta Amazônica e a caatinga. É uma subdivisão da região Nordeste, formada pelo Maranhão e o Piauí.

Melanésia grupo de ilhas da Oceania com predomínio da raça negra. Chamadas de “ilhas negras”.

Mercado - atividade que consiste na compra e venda de produtos, bens e serviços. Também é um lugar onde se pode comprar e vender produtos.

Mercado Comum – é uma etapa mais complexa de formação de um bloco econômico. Consiste na livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços, mão de obra e capitais. Tem como objetivo integrar as políticas econômicas e comerciais, além da união monetária, para criar um mercado regional mais competitivo. Ex. União Europeia (UE).

Mercado Consumidor – termo usado para se referir ao consumo direto de mercadorias produzidas, ou seja, o produto é produzido ou fabricado próximo aos centros consumidores, geralmente os grandes centros urbanos.

Mercadoria - produto que pode ser comprado ou vendido.

Mercenário são pessoas que trabalham em troca de vantagens financeiras, muitas vezes na função de soldados sem pátria.

Mercosul – bloco econômico formado por Brasil e os países platinos (Paraguai, Uruguai e a Argentina). Formam uma área de livre comércio na América do Sul, com a participação de outros países da América do Sul, além de ser uma zona aduaneira.

Meridiano – são linhas imaginárias verticais que cortam a Terra de norte a sul, tendo como base o meridiano de Greenwich (0º), ponto de referência para as horas da Terra (fusos horários) e marcação de longitudes.

Meridional – que está do lado sul, ou austral.

Mesopotâmia – “Terra entre dois rios”. Território localizado entre os rios Tigre e Eufrates, num grande planalto de origem vulcânica, no atual território do Iraque, antiga Babilônia.

Mesozoico – ou Era Secundária. Período geológico dominado pelos grandes répteis (dinossauros). Os continentes começam a possuir as formas que conhecemos hoje, principalmente no hemisfério sul.

Mesquita - é o templo sagrado dos muçulmanos. Uma espécie de igreja.

Mestiço – são pessoas provenientes da mistura de etnias (raças) diferentes.

Metamórfica – rocha cristalina que sofreu forte calor e pressão e transformou-se em outra. Ex. transformação do granito (magmática) em gnaisse (metamórfica).

Meteorito – corpo metálico ou rochoso que, vindo do espaço cósmico, cai na superfície da Terra. Chamados popularmente de estrelas cadentes.

Meteorização – é o mesmo que intemperismo. (ver intemperismo)

Meteoro – fenômeno natural que ocorre na atmosfera terrestre ou, fenômeno luminoso que resulta do atrito de meteoritos com gases da atmosfera.

Meteorologia - ciência que estuda o tempo e os fenômenos atmosféricos.

Metrópole – são grandes cidades que abrigam uma grande população, acima de um milhão de habitantes. Essas cidades servem de referência para as cidades vizinhas, pois abrigam uma série de atrativos comerciais, financeiros... As principais metrópoles brasileiras são: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte entre outras.

Metropolização – relativo a metrópoles. São grandes núcleos urbanos de grande importância política, econômica e social, que possuem um forte setor terciário (comércio e prestação de serviços), além de abrigar uma grande população. É a formação de uma nova metrópole.

Micronésia são grupos de pequenas ilhas da Oceania.

Migração – saída de pessoas ou animais de uma região para outra.

Migração Externa – é quando a migração ocorre entre países. Também chamada de migração internacional. Ex. brasileiros indo morar nos EUA.

Migração Interna – é quando a migração ocorre dentro do próprio país. Ex. êxodo rural.

Migração Inter-Regional – é quando a migração ocorre dentro da própria região. Ex. mineiros e cariocas vindo morar no Espírito Santo.

Migração Intrarregional – é quando a migração ocorre de uma região para a outra. Ex. chegada de baianos (nordeste) para morar e trabalhar na Serra-ES (sudeste).

Migrante – quem migra, quem se desloca. Pode ser um grupo de pessoas ou um único indivíduo que sai de um lugar para outro.

Mina – é o depósito mineral (jazida) em exploração pelo homem.

Mineração – é uma atividade econômica que consiste na extração de produtos minerais.

Mineral – nome dado a um ou vários elementos químicos responsáveis pela formação das rochas.

Minério – são minerais de alto valor comercial. O ferro, por exemplo, é um tipo de minério, assim como o carvão, ouro...

Mineroduto – são tubulações que transportam minérios. Um dos maiores minériodutos do Brasil fica entre MG (Quadrilátero Ferrífero) e ES (Samarco – Ubú/Anchieta).

Miscigenação – mistura de raças. O Brasil é fruto dessa miscigenação entre o índio, o negro e o branco.
Miséria - é uma pobreza extrema. Um estado de indigência.
Missões – nome dado a grandes aldeias que reuniam milhares de indígenas (Guaranis). Os
índios produziam gêneros alimentícios e praticavam diversas atividades.

Mobilidade Social – é a mudança de condição social de um indivíduo ou grupo de pessoas.

Monarquia – é uma forma de governo geralmente hereditária, onde a função de chefe de Estado é exercida por uma monarca (rei ou rainha). Ex. monarquia inglesa.

Monções – fenômeno meteorológico que ocorre no continente asiático, responsável por alternar chuvas intensas e longos períodos de seca. Também é considerado o clima do sul e parte do sudeste asiático. A região é chamada de “Ásia das Monções”.

Monocultura – é o cultivo de um único produto agrícola. Geralmente a pratica da monocultura é voltada para a exportação.
Monopólio – controle do mercado de um produto por uma única empresa, não havendo concorrência.

Monoteísmo – é a crença em um único deus. Ex. cristãos, muçulmanos e judeus.

Montanha – forma de relevo com grandes elevações. As montanhas em grupo formam cadeias ou cordilheiras. Quando são médias ou menores formam as serras.

Montanhas Rochosas – formação geológica recente, encontrada na costa oeste (ocidental) dos EUA e Canadá. Prolonga-se por toda a América do Norte, desde o Canadá até o México, onde recebe o nome de Sierra Madre.

Monte – grande elevação do terreno em relação às áreas vizinhas. Geralmente os montes aparecem isolados em relação às montanhas vizinhas.

Montes Apalaches – (ver Apalaches)

Montes Urais – é uma formação montanhosa antiga localizada na Rússia, que serve de limite geográfico entre a Europa e a Ásia.

Moratória – é o nome dado a prorrogação do prazo de pagamento de uma dívida.

Morfológico – termo relativo à morfologia, estudo das formas de relevo.

Morro – é uma elevação do terreno geralmente arredondada e de pequena altitude. É uma montanha de médio ou pequeno porte, muito trabalhada pela erosão.

Mortalidade Infantil – índice que avalia a quantidade de mortes de crianças com menos de um ano de idade.

Movimento Pendular – é um tipo de migração que ocorre diariamente nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. São as idas e vindas de pessoas que moram em um município e trabalham ou estudam em municípios vizinhos. (migração diária).

Movimento de Rotação – é o movimento que a Terra realiza, dando uma volta completa em torno de seu eixo imaginário. Essa volta dura aproximadamente um dia (24 horas), responsável pela existência dos dias e noites.

Movimento de Translação é o movimento que a Terra realiza, dando uma volta completa em torno do sol, responsável pela existência das estações do ano. Esse movimento dura 365 dias (um ano) e seis horas.

Movimentos Separatistas – grupos ou movimentos sociais de um povo que desejam ter autonomia política sobre seu território em relação ao grupo dominante. Temos casos como os Bascos na Espanha que tentam formar um país independente. Às vezes, os atos de independência beiram ao terrorismo, pondo em risco a vida de inocentes. O ETA (Pátria Basca e Liberdade) é um exemplo.

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Criado na década de 1980, o movimento se tornou o mais organizado na luta pela reforma agrária no Brasil. Atualmente tem praticado invasões de terra em várias partes do país, às vezes usando até de métodos violentos. O movimento tem sido usado politicamente, desvirtuando suas reais intenções.

Muares – relativo a burros mulas, jericos ou jegues.
Muçulmano – seguidor da religião islâmica.

Mulato – mistura do branco com o negro.

Multicultural – são as muitas culturas que contribuem para a formação de uma nação. O povo brasileiro é fruto desse caldeirão cultural, oriundos de nosso passado histórico miscigenado.

Multinacionais – é uma empresa que possui sede em seu país e filiais espalhadas pelo mundo. As empresas multinacionais procuram uma série de vantagens para instalar suas fábricas: isenção de impostos, mão de obra abundante, matéria-prima barata e outros atrativos econômicos.

Mundialização – é o outro nome dado a globalização.
Mundo Bipolar – período compreendido entre o final da segunda guerra a queda do socialismo, era da Guerra Fria, onde o mundo estava dividido entre as ideologias capitalista e socialista, concentrando o poder político e militar global nas mãos apenas de duas superpotências: EUA x URSS.



Mundo Multipolar – começou após a queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas, até o momento atual globalizado. No mundo multipolar, a ideologia é econômica e não militar. O comércio se fortalece a cada dia, assim como o capitalismo e as novas tecnologias, abrindo a possibilidade de novas nações dominantes.

Município – divisão administrativa de um estado. O estado do ES é composto por 78 municípios. No Brasil temos cerca de 5.560 municípios (cidades).

Muro de Berlim - construído com o objetivo de separar Berlim Ocidental (capitalista) de Berlim Oriental (socialista), separava as Alemanhas, considerado um símbolo da Guerra Fria. Sua derrubada em 1990 pois fim a esse período histórico.

 

 

           Navegação de cabotagem 


Nação – coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Uma ou mais nações formam um país.

Nacionalidade - condição de um cidadão que nasce em determinado país. Ex. Quem nasce no Brasil tem a nacionalidade brasileira.

Nacionalismo – é uma forma de patriotismo. É a valorização excessiva de tudo que é relativo à sua nação ou decorrente dela.

Nações Unidas – é outro termo usado para se referir a ONU.

NAFTA – Área de Livre Comércio da América do Norte (ALCAN) – é um bloco econômico que funciona como uma área de livre comércio, formado por: Canadá, Estados Unidos e México, países da América do Norte.

Nascente - é o local onde o rio surge (nasce) através de um lençol subterrâneo, degelo das montanhas ou chuvas.

Nativo – indivíduo natural de um país ou lugar. Ex. Os índios americanos.

Natural – nascido, originário de um lugar ou estado da federação (ex. Natural do ES). Também é tudo aquilo produzido pela natureza ou relacionado a ela.

Naturalidade – relativo a natural. Local de nascimento de uma pessoa.

Natureza – é o conjunto de todos os elementos naturais que nos rodeiam: água, ar, solo...

Navegação de Cabotagem – termo usado para a navegação civil ou mercante, responsável pelo transporte de mercadorias em águas costeiras de um país.

Nazismo – movimento nacionalista de extrema direita, praticado na Alemanha durante a segunda guerra mundial sob o comando de Adolf Hitler (1889-1945).


Neblina – é um tipo de névoa densa e baixa, próxima ao solo.

Neoliberalismo – é um termo bastante usado no mundo globalizado, que representa uma doutrina econômica que defende a liberdade de mercado e a não intervenção do Estado na economia, sendo restrita a setores vitais da economia.

Neonazismo – é um movimento ideológico baseado na intolerância e o preconceito racial. Segue as ideias nazistas difundidas por Adolf Hitler.

Nevasca – é um tipo de tempestade formada de neve ou gelo.

Neve – é a precipitação de cristais de gelo, formados com o congelamento da água encontrada na atmosfera.

Névoa – menos intensa que uma cerração, é um fenômeno atmosférico que ocorre geralmente em áreas serranas, onde ocorre uma turvação, ou diminuição da visibilidade.

Nevoeiro – também chamado de cerração, é uma névoa mais intensa e espessa, uma bruma.

NIFE – é o mesmo que o núcleo da Terra, formado basicamente de quel e Ferro, abundantes minerais encontrados em nosso planeta.

Nióbio - elemento químico metálico (Nb), usado na fabricação de produtos de alta tecnologia: propulsão de foguetes, fibra ótica, supercondutores, ressonância magnética... O Brasil é detentor da maior jazida de Nióbio do mundo, encontrado na cidade de Araxá (MG). 

Nível do Mar – é o ponto de partida para as medidas de altitude. Refere-se à média entre a maré mais alta e a maré mais baixa.

Nômade – povos ou tribos sem residência fixa, encontrados principalmente no deserto do Saara, que migram em busca de pastagens ou alimentos. Os Beduínos são os mais conhecidos, além dos Berberes e Tuaregues.


Nordeste –
 ponto colateral situado entre o norte e o Leste. Também é o nome da região brasileira que sofre com as constantes secas nas áreas de sertão.

Nórdico - relativo aos povos ou países do norte da Europa: Suécia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia. Descendentes dos antigos vikings, também são chamados de povos escandinavos.

Noroeste – ponto colateral situado entre o norte e o Oeste.

Norte – principal ponto cardeal. Indica a direção nas bússolas, que apontam sempre em sua direção. Também é o nome da maior região em área territorial do país (Região Norte).

Norte Geográfico – localizado no polo norte, é onde aponta o ponto cardeal norte nas rosas dos ventos ou bússolas.

Nova Ordem Mundial – representada pelo momento atual do capitalismo, onde o poder é marcado pela força econômica e a participação no mercado. Corresponde ao momento atual da Globalização.

Novo Mundo – denominação dada ao continente americano.

Novíssimo Mundo – termo usado para se referir a Oceania.

Núcleo – é a camada mais interna da Terra, com as mais altas temperaturas, formado principalmente de níquel e ferro.

Nuvem – é uma formação constituída de gotículas de água, muito pequenas, de cristais de gelo, ou uma mistura de ambas, formada pela ascensão do ar úmido na atmosfera. Possui diversas formas e estruturas, variando de classificação de acordo com a intensidade e com a altitude. Ex. nimbus, cirrus, estrato, cúmulo...


  O


Oásis – são regiões dos desertos com vegetação e água no lençol subterrâneo, como ilhas de fertilidade em meio ao deserto.

OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. É um bloco formado pelos países mais ricos do mundo, aqueles com características de país desenvolvido. Conhecido como “clube dos ricos”.

Oceania – menor dos continentes, formado por ilhas e arquipélagos.

Oceano – é uma grande massa de água salgada que banham os continentes. Os oceanos existentes são: Atlântico, Pacífico, Índico e Glacial Ártico. Alguns autores consideram o Mar Glacial Antártico com um quinto oceano.

Ocidental – relativo ao oeste do meridiano de Greenwich.

OEA – a sigla significa: Organização dos Estados Americanos. É uma das organizações mais antigas da América, criada após a segunda guerra mundial e a ONU em 1948, com sede em Washington (EUA). Possui 34 países-membros. É uma instituição regional do continente americano que visa soluções pacíficas para conflitos regionais, integração e desenvolvimento econômico, social e cultural. Trata de assuntos específicos dos países americanos. A partir da década de 1990, passou a visar principalmente o fortalecimento democrático na região. Cuba, por questões políticas com os EUA, não participa.

Oeste – relativo ao ocidente do mundo, é o ponto cardeal localizado entre o noroeste e o Sudoeste.
Offshore - é uma empresa constituída em paraísos fiscais, que ali está registrada apenas de forma cartorária para lhe dar aparente legalidade, podendo assim, operar em qualquer parte do mundo, menos no país em que está registrada.

OIT – a “Organização Internacional do Trabalho” é uma agência da ONU com sede em Genebra (Suíça), que prega a melhoria das condições do trabalho nas várias partes do mundo, assim como projetos relacionados.

Oleodutos – são tubulações por onde são escoadas as produções petrolíferas, de uma área para outra, às vezes de um país para o outro.

Oligopólios – é o controle do mercado por um pequeno grupo de grandes empresas.

OLP – Organização para a Libertação da Palestina – criada na década de 1970, liderada por Yasser Arafat, fundador do grupo Fatah. Tinha como objetivo a luta pela criação e reconhecimento do território palestino (formação de um Estado palestino). Atualmente é chamada de Autoridade Palestina, sob a liderança do presidente Mahmoud Abbas.

OMC – (Organização Mundial do Comércio), criada em 1995 com sede na Suíça, em substituição ao GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio). Tem como metas a definição de diretrizes básicas para o comércio internacional, impondo sansões para os países que praticam protecionismo, ou seja, protegem seus produtos da concorrência dos importados. É o órgão que fiscaliza o comércio mundial.

OMS – a “Organização Mundial da Saúde” é uma agência da ONU que propõe ações efetivas para melhorar o nível da saúde em âmbito mundial, principalmente em nações mais pobres. Sua sede é em Genebra na Suíça. Durante a pandemia de Covid, uniu esforços entre as nações e rapidamente foram descobertas as vacinas que amenizaram o problema.
ONG – Organização Não Governamental. São instituições sociais sem fins lucrativos, que atuam em diversas áreas, com o objetivo de pressionar com ações políticas, os órgãos públicos e privados. Ex. WWF (Fundo Mundial para a Natureza) que atua na área de conservação ambiental, S.O.S. Mata Atlântica entre outras.

ONU – Organização das Nações Unidas – órgão internacional, criado após a segunda guerra mundial em substituição a Liga das Nações. Visa à manutenção da ordem mundial e acordos que promovam uma maior integração entre seus países-membros. Sua sede é em Nova Iorque (EUA). As principais agências da ONU são: Secretaria Geral, Conselho de Segurança, OMS, UNICEF, FAO, OIT...
OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. É um cartel formado pelos maiores produtores de petróleo do mundo, principalmente os países do Oriente Médio e norte da África.
Órbita – caminho que um astro percorre ao redor de outro astro. A órbita realizada pela Terra ao redor do sol é chamada de movimento de translação.

Oriental – relativo ao leste do meridiano de Greenwich.
Oriente Médio – região geográfica situada na parte ocidental da Ásia, também chamado no passado de Oriente Próximo. É uma área de intensos conflitos entre árabes, palestinos e judeus, onde estão às maiores reservas de petróleo do planeta. Região de clima desértico e semiárido, berço das maiores religiões monoteístas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, além de abrigar vários grupos de ações terroristas.

Orogênese – é o conjunto de fenômenos responsáveis pela formação das montanhas durante o ciclo geológico, produzidas principalmente pelo diastrofismo (dobramentos e falhamentos).

Orografia – é o estudo e a descrição das montanhas.

OTAN – (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – é uma aliança militar formada pelos países capitalistas liderados pelos Estados unidos, composta pelos países da Europa Ocidental, Canadá e os Estados Unidos. Também chamada de “Aliança Atlântica”. Fundado em 04 de abril de 1949, em tempos de Guerra Fria, é um tratado de caráter intergovernamental para fins de defesa mútua em casos de agressão externa. Sua sede é em Bruxelas (Bélgica).

Ovino – relativo a criação de ovelhas e carneiros.

 


                                       P   



Pacífico – 
maior de todos os oceanos da Terra, banha a América, a Ásia e a Oceania. Apesar do nome, é uma área sujeita a vários tipos de fenômenos naturais: tsunamis, terremotos... É uma área geológica denominada de “Anel ou Círculo de fogo do Pacífico.”

Pacto de Varsóvia – era um bloco militar liderado pela extinta URSS, uma espécie de aliança militar com o objetivo de alinhamento entre os países socialista do leste europeu e o líder, afinados com os ideais de Moscou. Objetivava ajuda mútua entre os membros, ou em caso de ataques e agressões militares por parte do bloco capitalista (OTAN). Foi fundado em 14 de maio de 1955, durante a Guerra Fria. Teve esse nome porque o pacto foi assinado em Varsóvia, capital da Polônia.

País – é um território habitado por um povo com características próprias, como língua e cultura e com um governo que o administre. O conjunto de países forma um continente.

País Basco – é a região situada no extremo norte da Espanha onde vivem os Bascos, um dos grupos étnicos que deram origem ao país.

Países do Norte - termo usado para designar os países desenvolvidos, localizados em sua grande maioria no hemisfério sul, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia que estão no hemisfério norte e são desenvolvidos. Essa classificação foi bastante usada até o final do século XX, quando passou a ser bastante questionada, por considerar todo um bloco de países com as mesmas características, fato que não é correto, principalmente em relação aos países do sul.

Países do Sul - termo usado para designar os países subdesenvolvidos, localizados na sua totalidade no hemisfério sul. Essa classificação foi bastante usada até o final do século XX, quando passou a ser bastante questionada, por considerar todo um bloco de países com as mesmas características, fato que não é correto, principalmente em relação aos países do sul, onde estão os países Emergentes, os países menos desenvolvidos (PMD) e os subdesenvolvidos propriamente ditos.

País Urbano – país que apresenta a maior parte de sua população vivendo nos centros urbanos (cidades).

Paisagem – é o espaço geográfico natural. São as diferentes formas da natureza.

Paisagem Artificial – também chamada de paisagem humanizada, segunda natureza ou paisagem transformada, representa as partes da natureza que sofreram a ação direta do homem, modificando o espaço natural. Ex. cidades, áreas industriais, moradias...

Paisagem Natural – é a parte da natureza que não sofreu alterações pela ação humana. É a natureza intocada ou preservada. Ex. florestas, mares, lagos...

Países Andinos – nome dado a um grupo de países que tem a maior parte de suas terras na região da cordilheira dos Andes. São eles: Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e a Venezuela, embora nesse último predomine terras mais baixas.

Países Baixos – país europeu mais conhecido como Holanda. A região ou província chamada de Holanda é a mais rica do país. A origem do termo Países Baixos está relacionada às baixas altitudes (depressão absoluta), cerca de 25% do seu território.

Países Platinos – países situados nas terras banhadas pela bacia do rio da Plata. Paraguai, Uruguai e Argentina são intitulados de países platinos.

País Tropical – é um país localizado na zona tropical da Terra, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Ex. Brasil.

Palafitas - são casas construídas acima das águas de rios e lagos, sustentadas por estacas de madeira. Geralmente é um tipo de moradia em áreas ribeirinhas ou de manguezais, com pouca infraestrutura no entorno.

Paleozoico – ou era geológica primária. Geograficamente, o fato em destaque nessa era foi à formação das jazidas de carvão mineral.

Palestina – território existente no passado histórico do Oriente Médio (Ásia), habitado pelo povo palestino. Esse território está distribuído hoje em três partes: parte do território de Israel, a faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Palestinos – habitantes da Palestina, é um povo sem território do Oriente Médio, que vivem principalmente em assentamentos no território de Israel. Tem origem árabe/muçulmana que perderam suas terras após a criação do Estado de Israel em 1948. O maior líder da história dos Palestinos é Yasser Arafat, fundador da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), atualmente Autoridade Palestina.

Pampas – é uma extensa planície encontrada no sul do Brasil, composta por uma vegetação rasteira, ideal para a prática pecuária. Também chamada de Campanha Gaúcha. O bioma Pampa também é encontrado no Uruguai e na Argentina.

A planície dos pampas também pode ser encontrada na Argentina e no Uruguai.

Pan- Amazônia – é o nome dado a área coberta pela floresta Amazônica distribuídas pelos diversos países da América do Sul, além do Brasil.

Pangeia – termo usado para se referir ao grande bloco continental que existia até o período cretáceo, onde os continentes da Terra formavam um único bloco. Seu estudo consiste no principio fundamental para embasar a Teoria da Deriva dos Continentes (A. Wegener).

Pantalassa – é uma definição geomorfológica, usada para se referir à hidrosfera ou ao grande mar universal existente no passado.

Pantanal – é uma área que alaga periodicamente em função da cheia dos rios ou um grande volume de chuvas. O mais conhecido é o pantanal Mato-grossense. No nordeste brasileiro são chamados de brejos e banhados no sul.

Pântano – é uma área que fica sempre alagada. No Brasil nos temos áreas de pântano na Amazônia, na Mata do Igapó, além de outras áreas do país.

Pão de Açúcar – Denominação regional usada para os topos arredondados e abruptos. No Rio de Janeiro é um monumento de destaque na paisagem carioca, na entrada da Baía da Guanabara. No Espírito Santo temos a Pedra dos Olhos, Pedra Azul, Penedo e outros como exemplos típicos de pães de açúcar. São formações geralmente de gnaisse ou granito.

Paraíso Fiscal – são países onde se destacam atividades financeiras bancárias. Ocorrem depósitos de grande volume de capital, sem a necessidade de declarar sua origem, servindo aos interesses de políticos corruptos que desviam verbas públicas, empresários desonestos e o tráfico de drogas. Esse dinheiro é protegido por lei através de sigilo bancário. Alguns dos principais paraísos fiscais ficam no Caribe: Ilhas Cayman, Ilhas Virgens e as Bahamas.

Paramilitar – grupo de pessoas fardadas e armadas que não são vinculadas a nenhum grupo militar oficial de um país. Ex. sob determinado ponto de vista, os membros das FARCs formam grupos paramilitares, além da guerrilha.

Paraná – termo de origem indígena amazônica para definir os braços navegáveis dos grandes rios, formando ilhas fluviais. Os braços menores são os Paranás - mirim.

Pardo – termo usado para definir as pessoas de etnias (raças) misturadas ou miscigenadas. Um indivíduo de origem multirracial. É uma cor entre o branco e o preto, segundo a classificação do IBGE.
Pária – refere-se aos indivíduos mais desfavorecidos na hierarquia social da Índia. São os chamados intocáveis ou dalits. São pessoas que não integram nenhuma casta.

Parlamentarismo – é uma forma de governo, onde o chefe de Estado é um primeiro-ministro. Ex. Inglaterra, Alemanha, Canadá...

Parlamento Europeu – é a instituição política que representa os interesses dos países europeus. Sua sede é em Estrasburgo (França) e Bruxelas (Bélgica).

Parque Industrial – conjunto diversificado de indústrias de um país.

Parque Nacional – são áreas de grande extensão territorial que pertencem ao governo ou poder público, criados com o objetivo de preservação e proteção de espécies raras da fauna e flora.

Pátria – terra ou país em que se nasce ou se vive. Ex. “pátria amada, Brasil...”

Patriota – aquele que ama a sua pátria.

Patriotismo – qualidade de quem é patriota.

Patrimônio Natural – são as áreas remanescentes das paisagens naturais reconhecidas como patrimônio da humanidade. Termo criado pela UNESCO para conservar e valorizar bens naturais.

Pau de Arara – nome do meio de transporte bastante usado no sertão nordestino. É o transporte feito nas carrocerias de caminhões, sem segurança ou conforto. A prática é comum no norte e nordeste do país.

Paulista – são as pessoas nascidas no estado de São Paulo.

PEA – (População Economicamente Ativa) – representa a população trabalhadora ativa, que paga impostos e recebe uma remuneração, ou que está temporariamente desempregada.

Pecuária – atividade econômica rural baseada na criação de animais para corte ou reprodução. 

Pecuária Extensiva – é uma prática de criação feita em extensas áreas, com o gado criado solto no pasto.

Pecuária Intensiva – é um processo de criação de gado, principalmente bovino, feito em espaços reduzidos e cercados, para evitar a dispersão do rebanho, além de diminuir o tempo de abate. Dessa forma ocorre um aumento na qualidade da carne (mais gordura e menos músculos).

Pedra – é um pedaço de rocha.

Penedo - nome regional dado aos penhascos ou pontões. É o afloramento de uma rocha saliente, no alto de um morro. É uma espécie de pão de açúcar. Em Vila Velha, no porto, temos um exemplar típico, de frente para o Forte de São João (Vitória).

Penhasco – rocha saliente e pontiaguda, de grande elevação, nas bordas de serras e cordilheiras. O mesmo que penha.          

Península – é uma extensão de terras cercada de águas por quase todos os lados, menos a parte presa ao continente. É uma ponta do continente que aflora em direção ao oceano. As penínsulas mais conhecidas são: Itálica (Itália), Ibérica (Portugal e Espanha), Escandinava (Suécia e Noruega), Balcânica (Grécia e vizinhos), do Labrador (Canadá), Arábica (Arábia Saudita e vizinhos), Indo-Gangética ou Indostânica (Índia) etc.

Pequenas Antilhas – nome dado a um grupo de pequenas ilhas localizadas no Mar do caribe na América Central. Ex. Granada, Barbuda, Antígua, Ilhas Virgens, Guadalupe...

Perene – é o mesmo que permanente. Ex. rio perene é o rio que não seca.

Perenifólia – são folhas permanentes, que se renovam durante o ano mantendo a vegetação constante. É o tipo de folhas da vegetação tropical.

Perestróica – foi um processo de reestruturação econômica que ocorreu na URSS a partir de 1985, promovida pelo então presidente Mikhail Gorbatchev. Seu objetivo era recuperar economicamente o país, procurando parcerias no mundo capitalista, algo impensável em tempos de Guerra Fria. Suas ações culminaram com a desintegração da URSS.

Periélio – é quando ocorre a maior aproximação de astro em relação ao sol durante a sua órbita.

Periferia – ou subúrbio. São áreas mais afastadas em relação ao centro urbano (cidade). Formam geralmente bolsões de pobreza (favelas), ocupados pela população de baixa renda.

Pérsia – atual Irã, país do Oriente Médio (Ásia).

Petróleo – é um combustível fóssil, formado de hidrocarbonetos (hidrogênio e carbono), encontrado na crosta terrestre especialmente em camadas sedimentares. É o combustível mais usado e fundamental para a vida moderna. O petróleo é a matéria-prima para a fabricação da gasolina, nafta, querosene, asfalto, borracha sintética dentre outros. Suas maiores reservas se encontram nas bacias sedimentares oceânicas e no Oriente Médio. O maior produtor e exportador de petróleo do mundo é a Arábia Saudita. No Brasil, as maiores reservas estão na plataforma continental, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Petroquímica – indústria que transforma a matéria-prima petróleo em outros produtos ou derivados.

PIB – (Produto Interno Bruto) - é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país em um determinado período de tempo. É o índice estatístico que avalia o grau de crescimento econômico de um país. O PIB atual do Brasil nos coloca como o sexto país mais rico do mundo, perdendo para: EUA, China, Japão, Alemanha e a França.
Pico – é a parte mais elevada e aguda de um monte ou montanha. Ex. pico da Bandeira.

Pirâmide Etária – é uma representação gráfica que indica a distribuição da população de um país por faixas de idade e por sexo.

Pirineus – é uma formação montanhosa de idade geológica recente, que separa a Espanha da França ou a Península Ibérica da França.

Piscicultura – criação de peixes para fins comerciais.

Placa Tectônica – são gigantescos blocos de rochas que flutuam sobre o manto da Terrasustentando os continentes e responsáveis pela ação dos agentes internos: tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo.

Planalto – é uma superfície irregular, com altitudes médias entre 200 e 800m, produto da erosão das rochas cristalinas e sedimentares. Apresenta morros e serras, além de chapadas. No Brasil é a forma de relevo mais encontrada, sendo o Planalto Brasileiro o maior.
Planalto Meridional – forma de relevo principal da Região Sul do Brasil, com destaque para as serras do Mar e Geral que compõem essa unidade de relevo. 

Planeta – são astros iluminados, que recebem luz e orbitam (giram) ao redor das estrelas. Ex. Terra e Marte.

Planície – superfície plana ou ligeiramente ondulada, geralmente com no máximo 100 m de altitude. É formada pelo acúmulo recente de sedimentos movimentados pelas águas do mar, rios ou de lagos. Ocupa uma pequena porção do território brasileiro, principalmente no litoral e no pantanal.


Planisfério –
 é a representação do globo terrestre em uma forma cartográfica plana (mapa-múndi). É um mapa que representa toda a superfície terrestre em um plano.

Plano Piloto – é o projeto arquitetônico e urbanístico que deu origem a capital do nosso país Brasília.

Plantations – são monoculturas voltadas para a exportação. Modelo agrícola praticado principalmente na América Central, com os produtos tropicais.

Plataforma Continental – é a parte do relevo oceânico mais próximo do continente. É uma grande rampa onde são explorados recursos naturais (petróleo) e a pesca.

Plebiscito – é uma consulta popular através do voto, sobre um determinado assunto ou proposta que lhe seja apresentada, de grande relevância política.

Pluvial – relativo a chuvas.

Pluviômetro – instrumento que mede a quantidade de chuva que cai em determinado lugar da superfície terrestre.

Pluviosidade – É a quantidade de chuvas que caem em determinada área da superfície terrestre.

PMD - (Países Menos Desenvolvidos) - termo utilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para designar os países subdesenvolvidos com os piores indicativos econômicos e sociais do mundo. Na sua maioria estão localizados na África Subsaariana (ver no dicionário), além do Iêmen, Afeganistão, Nepal, Bangladesh e Mianmar (na Ásia) e Papua-Nova Guiné (na Oceania).

PNB – Produto Nacional Bruto – é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país (PIB), mais o volume de exportações (lucro) e as importações (dívidas). É uma espécie de salário líquido de um país. É o mesmo que Renda Nacional.

Pobre – pessoa ou indivíduo que tem uma condição de vida precária, que não possui as condições mínimas para sobreviver decentemente.

Poder Executivo – é o poder exercido pelo Estado democrático de governar e administrar os interesses públicos. Poder exercido nos âmbitos: federal (presidência), estadual (governadores) e municipal (prefeitos).

Poder Judiciário – é o poder exercido pelos juízes, que tem a função de julgar de acordo com as leis constitucionais do país.

Poder Legislativo – é o poder exercido pelos deputados federais e estaduais, senadores e vereadores. Tem a função de legislar, ou seja, criar as leis que regulamentarão a vida social, econômica e política da nação.

Polar – relativo aos polos. É o clima típico das regiões polares ou glaciais, caracterizado por baixíssimas temperaturas e inverno o ano todo. O breve período de verão corresponde ao período de incidência de luz solar.

Pôlderes – são áreas baixas ou alagadas sujeitas a ação do mar do Norte, no território dos Países Baixos (Holanda). Essas terras tornaram-se campos férteis após o bombeamento das águas e aproveitamento com a construção de barragens.

Policultura – cultivo de vários produtos diferentes dentro de uma mesma propriedade, às vezes combinados com atividades pecuárias.

Polígono das Secas – área geográfica do sertão nordestino onde ocorrem as piores secas do país. É uma área que abrange além do Nordeste, parte norte de MG. Essa região é de controle da SUDENE (Superintendência para o desenvolvimento do Nordeste).

Polinésia – são as ilhas maiores da Oceania, com exceção da Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.

Politeísmo – é a crença em vários deuses dentro de uma mesma religião. Ex. hindus.

Polo Industrial – é uma área onde estão localizadas várias indústrias de diferentes ramos de atividade.

Polo – é a extremidade norte e sul do planeta, regiões de altas latitudes, com os climas mais extremos (frios).

Poluição – é um dano ou estrago causado ao meio ambiente pelo homem.

Pomeranos – povo originário da Pomerânia, território europeu localizado ao norte da Polônia e da Alemanha e ao sul do Mar Báltico. No Espírito Santo, os Pomeranos (descendentes) são encontrados principalmente no município de Santa Maria de Jetibá.

Ponta – é uma pequena península de pouca altura.

Pontal – língua de areia de baixa altura, próximo e paralelo ao litoral, tipo uma restinga.

Pontão – termo usado no Espírito Santo para os pães de açúcar.

Pontos Cardeais – são à base das bússolas. É um meio de orientação que indica as principais direções: norte, sul, leste e oeste.

População – conjunto dos habitantes de um lugar.

População Absoluta – é o número total de habitantes de um lugar.

População Relativa – refere-se ao número de habitantes por quilômetro quadrado.

População Ribeirinha – são os habitantes das margens dos rios. Situação comum principalmente na Amazônia.

Populoso – refere-se ao número total de habitantes de um lugar, o mesmo que população absoluta. O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo atrás de: China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.

Pororoca – é um fenômeno natural típico do Rio Amazonas no norte do país, quando ocorre o encontro das águas do rio com as águas do oceano Atlântico. O termo significa “estrondar”. Também é chamado de “macaréu”.

Posseiro – é o uso da terra (propriedade) por pessoas que não são os proprietários, com o objetivo de cultivo e moradia. Aquele que toma posse de terras que não lhe pertencem.

Potiguar – é o nome dado as pessoas que nascem no Rio Grande do Norte (norte-rio-grandense), principalmente na capital Natal. O nome é de origem indígena, de uma tribo litorânea da nação Tupi chamada de Potiguara. Significa em Tupi: “comedor de camarão”.

Povo – é o conjunto dos moradores de determinado local. É um grupo de pessoas que compartilham a cultura, a língua ou a religião.

Povoado – nome dado a pequenos vilarejos, ou a população relativa, ou seja, a quantidade de habitantes de um lugar dividida pelo número de habitantes. Corresponde a densidade demográfica.

Pradaria – nome usado para campos férteis, formados principalmente de gramíneas, comuns na Europa e América do Norte. No Brasil ocorrem no sul do país com o nome de Campanha Gaúcha. São excelentes para a prática pecuária.

Praia – são depósitos de areia ou conchas, geralmente na área litorânea, formadas pela ação da erosão marinha (abrasão). Podemos também classificar de praia as áreas fluviais e lacustres com depósitos de areia.

Precipitação – é um termo usado para indicar qualquer deposição em forma líquida ou sólida, derivada da atmosfera. Ex. queda de chuva, sereno, granizo ou qualquer outro tipo de fenômeno afim.

Pré-Colombianos  habitantes das terras americanas antes da chegada de Cristóvão Colombo, principalmente os Incas, Maias e Astecas.

Predatório – aquilo que provoca dano ou destruição. Ex. caça e pesca predatória.

Pré-Sal – é a camada encontrada no fundo (assoalho) oceânico, formada basicamente de sal petrificado depositado na crosta oceânica. Após descoberta feita por brasileiros (Petrobras), surgiu a possibilidade de exploração de petróleo contido nessa camada. É a camada que fica abaixo da camada de sal.

Presidencialismo – é uma forma de governo em que o chefe de Estado é o presidente da república, eleito pelo voto direto (Brasil) ou indireto (EUA).

Preto – é uma referência a pessoas da raça negra.

Primeiro-Ministro – é o chefe de governo no sistema parlamentarista.

Primeiro Mundo – formado pelos países capitalistas desenvolvidos. Termo desatualizado, já que não existe mais um segundo mundo após a desintegração da URSS e a queda do Muro de Berlim.

Principado – é geralmente um microestado governado por um príncipe ou regente, muitas vezes sem soberania total. Ex. Principado de Mônaco, San Marino, Astúrias...

Privatização – processo de transformação de uma empresa pública ou estatal em uma empresa particular ou privada. É uma prática comum em governos neoliberais para diminuir o número de funcionários públicos.

Proálcool – (Programa Nacional do Álcool) – é um programa do governo federal com incentivos para a produção de cana de açúcar, com objetivo de produção de álcool combustível (etanol), como forma de amenizar a dependência do país em relação ao petróleo.

Proantar – (Programa Antártico Brasileiro). É a ocupação da região Antártica por cientistas brasileiros a partir de 1982, com o objetivo de desenvolver pesquisas científicas no continente gelado. O Brasil é signatário do Tratado Antártico desde 1975.

Problemas Urbanos – são os problemas específicos das cidades. São considerados os maiores problemas urbanos atuais: moradia, desemprego, transporte, poluição e violência. Todos esses problemas estão diretos ou indiretamente ligados a questão da infraestrutura e a distribuição injusta de renda.

Processo de Urbanização – refere-se às transformações que ocorrem na economia de um país, impulsionando as mudanças nas atividades econômicas que se concentram na maior parte longe do campo (zona rural), promovendo o crescimento das cidades.

Produtividade – são as técnicas ou estratégias usadas pelos diferentes setores empresariais para aumentar a produção e diminuir custos.

Profissão - atividade ou ocupação especializada que servem de referência na conquista de um emprego.

Progresso – é o conjunto de mudanças que levam a um crescimento ou melhoria de situação, ou a sua evolução.

Projeção – é um tipo de desenho que segue determinadas regras, representando de várias formas as áreas geográficas do planeta. É a forma de confeccionar um mapa.

Proletário – o mesmo que assalariado. Pessoa que vive do seu salário.

Protecionismo – é quando um país, o comércio ou indústria protegem seus produtos da concorrência externa, amparados por leis que proíbam ou inibam a sua importação.

Protetorado – território que possui características de Estado independente, porém está ligado a uma potência que decide sua política externa e tem a obrigação de protegê-lo. Ex. Porto Rico é um protetorado dos EUA.

Protocolo de Kyoto – é um tratado internacional assinado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 1997, na cidade de Kyoto (Japão), com o objetivo de reduzir os gases causadores do efeito estufa.

Província - é a divisão administrativa ou regional que ocorre em alguns países. Ex. O território da Argentina é dividido em várias províncias: Pampas, Mesopotâmia, Puna, Patagônia, Andes e o Chaco.

Protecionismo - é uma prática comercial e econômica adotada por alguns países, que consiste no aumento das tarifas alfandegárias (impostos de fronteira ou de importação) como forma de proteger artificialmente o produto e a economia nacional ou local.  

Q

Quadrilátero Ferrífero – região de Minas Gerais rica em jazidas minerais, principalmente minério de ferro. São cidades localizadas próximas a região metropolitana da Grande BH: Mariana, Sabará, Ouro Preto, Itabira etc.

Quadro Natural – é o conjunto dos elementos físicos ou naturais que formam a paisagem: relevo, clima, vegetação, solos, estrutura geológica e a hidrografia.

Quartzo – é um dos minerais mais abundantes da natureza, encontrado nas rochas cristalinas.

Quaternário – período geológico da Era Cenozoica. Termo usado também para classificar terrenos de formação geológica recente, nas áreas de depósitos sedimentares.

Queda d’água – são os degraus existentes no perfil topográfico dos rios, podendo formar cachoeiras, cascatas ou cataratas.

Quilombo – são comunidades constituídas por descendentes de escravos foragidos na época da escravidão.

Quilombola – são os descendentes diretos dos escravos que viviam nos quilombos.

Quilômetro – é uma unidade de medida que corresponde a mil metros. (1000m = 1 km)

 




R


 

Racismo – é a discriminação de uma raça em relação à outra, sob a alegação de inferioridade. Processo que gera uma grande divisão social.

Raio – (meteorologia) – descarga elétrica da atmosfera acompanhada por um clarão de luz (relâmpago).

Ravina – são fendas ou sulcos produzidos nos terrenos mais altos, devido ao trabalho erosivo das águas de escoamento (chuvas e enxurradas).

Rebanho – é um grande número de animais da mesma espécie. Termo usado para animais de corte. Ex. gado bovino.

Recife – o mesmo que arrecifes. É também o nome da capital do estado de Pernambuco.

Reciclagem – é a reutilização de alguns produtos encontrados no lixo, com o objetivo de criar novos produtos mais baratos, diminuir o consumo de matéria-prima e preservar o ambiente.

Recôncavo Baiano – área próxima a região metropolitana de Salvador-BA, onde são desenvolvidas atividades industriais, principalmente siderúrgicas. Destaque para o polo petroquímico de Camaçari.

Recurso Hídrico – é toda a água encontrada em rios, riachos, lagos e lençóis freáticos.
Recurso Natural – são fontes de riquezas materiais que existem em estado natural como: florestas, rios, reservas minerais etc.

Rede de Drenagem – é o mesmo que rede hidrográfica.

Rede Fluvial – é a interligação entre os diversos rios e bacias hidrográficas.

Rede Hidrográfica – refere-se à drenagem das águas superficiais, geralmente de água das chuvas, que escoam sob o terreno e são interligadas por canais ou rios.

Referendo – é uma espécie de plebiscito.

Reflorestamento – replantio de espécies vegetais para recompor a cobertura vegetal, utilizando outras espécies. 

Reforma Agrária – é uma expressão usada para definir a redistribuição fundiária dentro de um país, usando terras improdutivas (que não estão produzindo), dando a posse da terra, para trabalhadores rurais sem-terra cadastrados.

Refugiado – segundo a ONU, na Convenção de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados: “Refugiado é toda pessoa que, por causa de temores fundados de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, abandona seu país ou região de origem e que, por causa desses temores, não pode ou não quer regressar.” Com outras palavras, refugiado é o cidadão que é obrigado a fugir do seu país temendo perseguições religiosas ou políticas.

Reg – é um deserto pedregoso, onde predominam fragmentos finos de rochas.

Região – ou zona, ou área, é um território com características próprias. É a divisão de um lugar ou de um país.

Região Geoeconômica – referem-se as cinco macrorregiões criadas pelo IBGE para melhor entender e administrar o Brasil. São elas: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Região Metropolitana – é o conjunto de municípios interligados uns aos outros, que apresentam serviços públicos e infraestrutura em comum, integrados a uma cidade central (metrópole). Ex. a Grande Vitória.

Regime Pluvial – é a intensidade e o período das chuvas que ocorrem em uma área qualquer.

Regionalização – é dividir um espaço maior em áreas menores, dentro de um objetivo e de regras pré-determinadas.

Regionalizar – significa dividir um país, estados ou municípios em áreas menores, que apresentem características semelhantes em termos naturais, sociais, políticos ou econômicos.

Reino Unido – é formado pela ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e o País de Gales) e a Irlanda do Norte. A Inglaterra é o país que domina as ações políticas dos outros países do grupo.

Relâmpago – é um clarão luminoso provocados nas quedas de raios.

Relevo – é o formato da superfície terrestre com todas as suas imperfeições. As principais formas de relevo são: planícies, planaltos, depressões e montanhas.

Renda Nacional - ver PNB.

Renda Per Capita – do latim: renda por cabeça. Representa a renda por pessoa. É uma expressão usada para avaliar a distribuição de renda de um país. Refere-se ao PIB (Produto Interno Bruto) dividido pelo número de habitantes.

Reno – um dos principais rios da Europa. Nasce nos Alpes e deságua no Mar do Norte.

Represa – o mesmo que barragem. (ver)

República – é um sistema de governo democrático em que o poder é exercido pelo presidente ou por um primeiro-ministro.

Repúblicas Bálticas – denominação dada a Letônia, Estônia e a Lituânia, ex repúblicas da URSS. São países europeus banhados pelo Mar Báltico.

Restinga – são cordões ou faixas litorâneas salinas e arenosas, sujeitas a ação dos ventos. 

Reserva Florestal – são áreas protegidas que servem para preservar a vida selvagem (fauna e flora) e o meio ambiente ao redor.

Revolução Industrial – foi um conjunto de mudanças que transformaram o processo produtivo mundial, com a substituição gradativa do trabalho humano pelo uso de máquinas. Teve inicio na Inglaterra em meados do séc. XVIII, espalhando pelo mundo.

Revolução Russa – ocorreu em 1917, durante a segunda guerra mundial, com a queda do czar Nicolau II e a ocupação do poder pelo partido Bolchevique, e a posterior implantação do socialismo no país.

Revolução Verde – é um processo iniciado nos Estados Unidos que consiste na aplicação da ciência no desenvolvimento de técnicas e equipamentos para melhorar a produção rural ou agrícola, principalmente a agricultura comercial.

Ria – originada do escavamento do leito de um rio e sua posterior ocupação pelas águas do mar, provocando uma retração da costa. As costas deste tipo são altas e os rios afogados e de larga embocadura. Ex. A chamada baia de Vitória é na verdade uma ria.

Riacho – são pequenos cursos d’água.

Ribeirão – é um curso d’água menor que um rio e maior que um riacho.

Rift – é uma falha geológica.
Rift Valley – são grandes falhas geológicas encontradas na parte centro-oriental do continente africano, muitas vezes cobertas de águas, dando origem a importantes lagos. Ex. Lago Vitória, maior lago africano.

Rio – são cursos de água em movimento de pequeno, médio ou grande porte. Seu nome varia de acordo com os regionalismos, principalmente os rios menores: arroio, córrego, riacho, Paraná - mirim são alguns deles. Os elementos mais importantes de um rio são: nascente, curso, leito, margens, afluentes e foz.

Rio Amazonas – maior rio em extensão e volume de água do mundo. Nasce na Cordilheira dos Andes peruana e deságua no oceano Atlântico. Junto a outros rios ou afluentes, forma a maior bacia hidrográfica do planeta, a Bacia Amazônica, no norte do Brasil. Desde a nascente no Peru até a foz no Brasil recebe vários nomes: Carhuasanta, Lhoqueta, Apurimac, Ene, Tambo, Ucayali, Solimões e finalmente, em Manaus, quando se junta ao rio Negro, forma o gigante Amazonas.

Rio Intermitente – aqueles que desaparecem nos períodos prolongados de seca.

Rio Nilo – principal rio que banha o continente africano. Nasce na África Central, no lago Vitória, entre a Tanzânia, Ruanda e o Quênia e banha a parte nordeste do continente, indo desaguar no mar Mediterrâneo, no Egito. Ele é formado pela confluência de três outros rios: Nilo Branco (Bahr-el-Azarak). O Nilo Azul (Bahr-el-Abiad) e o rio Atbara. O Nilo Azul nasce no lago Tana, na Etiópia. O Nilo é um dos maiores rios do mundo em extensão.

Rio Perene – rio que não seca, um rio permanente.

Rio São Francisco – principal rio que banha o nordeste brasileiro. Nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e deságua no Atlântico, entre Alagoas e Sergipe. Percorre ainda as terras da Bahia e Pernambuco, servindo de divisa entre os dois estados. Único rio perene (rio que não seca) do Nordeste. Atravessa a região do Sertão onde ocorrem as piores secas do país. No seu curso ele recebe vários nome e apelidos: Velho Chico, Opará (nome indígena do rio), Rio dos Currais e Rio da Integração Nacional. Ao longo de seu curso existem importantes hidrelétricas: Três Marias, Moxotó, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó.

Rizicultura – nome dado as plantações ou cultivos de arroz.

Robotização – uso de máquinas na indústria que executam tarefas mecânicas com rapidez e custos mais baixos. É o uso de robôs na indústria.

Rocha – camada sólida da superfície terrestre composta de minerais que formam a litosfera. Sua decomposição da origem ao solo. É um agregado natural de substâncias minerais, resultantes de um processo geológico.

Rocha Ígnea – rocha formada pelo resfriamento e solidificação do magma (magmática).

Rochosas – (ver Montanhas Rochosas)

Rosa dos Ventos – é uma representação gráfica que contém os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, que serve de base para construção das bússolas.



Royalties – é uma palavra de origem inglesa, que representa o valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial. Também pode ser considerado como Royalties um imposto pago pelo governo federal aos estados brasileiros produtores de petróleo, como forma de compensação em caso de acidentes ambientais.

Ruhr – rio europeu, afluente do Reno, que banha uma das áreas de maior desenvolvimento industrial da Europa.

Rural – relativo ao campo (zona rural).

Ruralização – é quando ocorre a transferência de elementos culturais, característicos das sociedades rurais, para o meio urbano. Ex. música e moda sertaneja interferindo nos costumes das cidades e das pessoas.

 

S  

Saara – maior deserto em extensão do mundo, situado na parte norte da África, separa duas regiões distintas: África Saariana (ao norte do Saara, formada por povos de origem árabe) e a África Subsaariana (também chamada pejorativamente de África negra, ao sul do Saara).

Sahel – região localizada ao sul do deserto do Saara. É uma faixa de transição entre a paisagem desértica e as áreas úmidas centro-africanas. É uma área onde o processo de desertificação é intenso graças à ação humana e o clima semiárido.

Salário Mínimo – é a remuneração (salário) mínima que pode ser paga a um trabalhador de carteira assinada.

Sal-gema – é o sal de cozinha. É um mineral encontrado na natureza com o nome de cloreto de sódio.

Sambaquis - denominação utilizada para o acúmulo de moluscos marinhos, fluviais ou terrestres, feito pelos índios. Os sambaquis são sítios arqueológicos, mas também podem ser produzidos por agentes naturais.

Saneamento Básico – são serviços prestados por órgãos públicos ou privados que servem para melhorar a qualidade de vida da população e diminuir o índice de epidemias. Ex. tratamento de água e esgoto, coleta e transporte de lixo, limpeza urbana, coleta de resíduos sólidos ou de lixo hospitalar etc.

Satélites – são astros que não possuem luz própria e que giram ao redor dos planetas. A lua é um satélite natural da Terra.

Satélites Artificiais – são mecanismos criados pelos homens, enviados a órbita da Terra para enviar dados e colaborar com as telecomunicações e o controle militar.

Savana – vegetação encontrada nas regiões planas onde predominam longos períodos de estiagem, caracterizada por árvores de pequeno porte e arbustos, semelhante à vegetação de cerrado no centro-oeste brasileiro.

Sazonal – são eventos que ocorrem com frequência em determinadas épocas do ano, com certa regularidade, mais sem uma sequência. Ex. a chuva nessa região é sazonal.

Século – são períodos de cem anos de duração (Centenário).

Sedimentação – depósito de material sob a forma sólida na superfície terrestre, em condições físico-químicas naturais.

Sedimentares – rochas formadas a partir da decomposição de outras rochas.

Sedimentos – materiais transportados pelos rios ou chuvas.

Segregação – ato de separar, isolar ou discriminar.

Segundo Mundo – era formado pelos países socialistas ou de economia planificada (planejada), liderados pela extinta URSS.

Semiárido – é um tipo de clima, encontrado no sertão nordestino brasileiro. É o clima mais seco do Brasil, apresentando chuvas escassas e irregulares, com longos períodos de estiagem. É o clima das regiões semidesérticas do nosso planeta.

Semita – indivíduo que pertence ao grupo étnico e linguístico dos semitas: hebreus, assírios, fenícios e árabes.

Semiúmido – é o clima típico da região do cerrado, no Centro-Oeste brasileiro. Caracterizado por chuvas concentradas no verão e períodos mais secos no inverno.

Seringueira – (hevea brasilienses) é uma espécie vegetal encontrada na Floresta Amazônica, de onde se extrai o látex, matéria-prima para a fabricação da borracha natural.

Seringueiro – é aquele que trabalha no seringal. Aquele que pratica o extrativismo da borracha. Compõe parte dos "povos da floresta".

Serra – conjunto de morros. Termo muito usado no Brasil para caracterizar montanhas de porte médio, de formas arredondadas (morros), bastante trabalhadas pela erosão.

Sertão – denominação usada para as regiões do interior do país, principalmente o interior do Nordeste Brasileiro, local onde as secas são mais prolongadas. Nessa área a vegetação típica é a de caatinga. O sertão é uma zona pouco povoada.
Sertanejo – nome dado as pessoas que habitam o sertão nordestino. São os caipiras.

Setentrional – relativo ao norte. Ex. a Amazônia ocupa a parte setentrional do Brasil.

Serviço - são atividades geradas pelo trabalho, que não mercadorias, mais são trocadas por uma remuneração (salário), como se fosse essa mercadoria de valor. 
Setores da Economia – formados pelo setor primário (matéria-prima), secundário (transformação-indústria) e terciário (comércio e prestação de serviço).

Setor Primário – é o setor da economia que retira a matéria-prima da natureza através da agricultura, pecuária e o extrativismo.

Setor Secundário – é o setor da economia que transforma a matéria-prima em um produto industrializado. É o setor da transformação.

Setor Terciário – é o setor do comércio e da prestação de serviços. É a comercialização da matéria-prima após ser transformada e industrializada.

Setor Quaternário - é o setor moderno da economia, que surgiu com os avanços da tecnologia, da inovação, das tecnologias novas e avançadas, robótica e com uso de mão de obra qualificada.

Sibéria região localizada na Rússia, parte asiática, próxima ao Círculo Polar Ártico, formada de planícies e planaltos gelados, numa das regiões mais frias da Terra. As temperaturas no inverno podem atingir 50º C negativos.

Siderurgia – indústria de base que produz aço, matéria-prima fundamental para vários tipos de outras indústrias.

Sikhs – são os seguidores do Skhismo. Religião originária do território do Punjab, entre a Índia e o Paquistão. Somam mais de 10 milhões de seguidores e desejam criar um Estado independente (Caxemira) com base nos seus conceitos religiosos. Os Sikhs creem na reencarnação, mas acreditam em um só Deus, diferente da religião hindu (politeísta).

Silvicultura – manejo científico das florestas (nativas ou plantadas) para a produção de bens e serviços.

Sincretismo – fusão (mistura) de duas ou várias crenças ou práticas religiosas resultando numa diversidade cultural. No Brasil é comum ocorrer essa mistura religiosa entre diferentes segmentos da fé. Ex. Católicos, espíritas, umbanda e o candomblé.

Sismologia – ciência que estuda os sismos (terremotos).

Sismógrafo – aparelho que registra os terremotos.

Sistema de Governo – é a forma como o poder político é dividido e exercido dentro de um governo. Os exemplos mais claros são o parlamentarismo e o presidencialismo.

Sistema Planetário – é um conjunto de astros, formados por uma estrela (sol), planetas e outros astros girando ao seu redor. O sistema onde está o planeta Terra é o Sistema Solar.

Sistema Socioeconômico – é um conjunto de regras ou normas econômicas que organizam a vida e o gerenciamento de um país e da sociedade. Ex. o capitalismo e o socialismo são exemplos de sistemas socioeconômicos.

Sitio Arqueológico – é a área ou lugar que possui objetos antigos ou vestígios deles, que servem de estudo sobre civilizações do passado.
Smog – denominação dada ao fenômeno da mistura de um nevoeiro com a poluição atmosférica. É muito comum ocorrer este fenômeno na cidade de Londres, capital da Inglaterra.

Soberania – quando um Estado tem plenos poderes para administrar as suas instituições, criando suas próprias normas e leis que toda a sociedade deverá seguir dentro do seu território.

Socialismo – sistema socioeconômico recente. Foi aplicadado pela primeira vez na Rússia (1917 - modelo soviético) e perdeu força após a queda do Muro de Berlim e desintegração da antiga URSS. Baseado na economia planejada e na estatização dos meios de produção. O socialismo também é uma ideologia política usada por vários partidos do Brasil e do mundo.

Sociedade – agrupamento de indivíduos que vivem sob as mesmas normas ou regras.

Sociedade de Consumo – nome dado a sociedade dos países capitalistas, que consomem de forma desenfreada e muitas vezes supérfluos, colocando em risco os recursos naturais.

Socioeconômico – termo usado para designar situações em que a economia seja a responsável por organizar a vida da sociedade. Ex. O capitalismo é um sistema socioeconômico.

Solo – camada arável da superfície terrestre, utilizado no plantio de produtos alimentícios. Os solos mais férteis do mundo são: solo negro da Ucrânia (tchernozion), amarelo da China (loess), terra roxa e terra preta (Brasil).
Solo de Massapé - ver massapé.
Solstício – corresponde ao inicio das estações verão e inverno, onde a incidência dos raios solares ocorre de forma desigual sobre a Terra, provocando dias mais longos e noites mais curtas (no verão) e noites mais longas que os dias (no inverno).
Soteropolitano – é um termo usado para as pessoas que nascem na capital da Bahia, na cidade de Salvador. O termo tem origem grega, da cidade fundada pelo imperador Sotero em sua homenagem (Soterópolis). Sotero significa na tradução em latim, o mesmo que salvador.
Subdesenvolvidos – denominação dada às nações dependentes economicamente de outros países, principalmente seus antigos colonizadores. Corresponde a maioria dos países latinos, africanos e asiáticos. Formavam até pouco tempo, durante a Guerra Fria, o grupo dos países do “Terceiro Mundo”. Hoje eles são chamados de Países Menos Desenvolvidos (PMD).
Subemprego – são empregos com remuneração baixa ou temporária. Geralmente são remunerações de pessoas sem carteira assinada.
Subsídio – dinheiro dado pelo governo aos produtores de determinadas atividades primárias e industriais, com o objetivo de manter os preços mais baixos e competitivos, principalmente no mercado externo.
Subsolo –
camada que fica abaixo do solo, rica em produtos minerais.
Subtropical – clima encontrado no sul do Brasil e nas áreas próximas ao Trópico de Capricórnio, caracterizado por temperaturas mais baixas que o clima tropical, em torno dos 20º C. Também é uma designação dada à região situada entre os trópicos. 
Suburbano – quem vive no subúrbio, longe do centro urbano.
Subúrbio – região localizada longe do centro de uma cidade. São as periferias de um centro urbano.
SUDAM – Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia. Órgão que visa criar projetos que levem o desenvolvimento para a Amazônia.
SUDENE – Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste. É um órgão de planejamento que visa criar projetos que diminuam os impactos das secas no sertão nordestino.
Sudeste – ponto colateral situado entre o sul e o leste. Nome da região mais desenvolvida e populosa do país.
Sudoeste – ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
Sudras – representa os trabalhadores que servem as demais castas no sistema social indiano (hinduísmo).
Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus. É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o objetivo de planejamento e execução de projetos que promovam um desenvolvimento sustentável para a região.
Suíno – relativo aos porcos.
Sul – é o ponto cardeal oposto ao norte, localizado entre o sudeste e o sudoeste. Também é a região do país de clima subtropical.
Sul da Bahia - é a área de maior produção de cacau do Brasil. Região chamada de zona da mata cacaueira.
Sunita – são os seguidores do islamismo considerados mais moderados. A outra classificação são os Xiitas.
Superávit – representa um saldo positivo na balança comercial de um país. Quando o volume de exportações supera o número de importações.


T


Tabuleiro Costeiro – ou litorâneo, 
é um planalto pouco elevado, de topografia plana, geralmente arenoso e coberto por uma vegetação rasteira. Comuns na zona costeira da Bahia e do Espírito Santo, assim como em áreas de todo Nordeste.
Taiga – também chamada de floresta boreal ou de coníferas, é uma vegetação típica de áreas onde o clima é frio, próxima ao Círculo Polar Ártico. Predominante no norte da Europa, América do Norte, além da Ásia.
Taiwan – República Nacionalista da China, situada na Ilha de Formosa, litoral da China Popular (continental). É uma república dissidente desde 1949, quando o exército vermelho comandado por Mao-Tsé-tung fundou a China Popular, tornando os derrotados seus inimigos políticos. Taiwan é um importante aliado político dos EUA contra os chineses.
Talibã – é um grupo fundamentalista islâmico que atua no Afeganistão, onde comanda parte do país. Enfraqueceu seu poder após o ataque as torres gêmeas nos EUA (11/09/01) pelo grupo aliado Al Qaeda de Osama Bin Laden, fazendo os EUA bombardear o país, transformando-o em um dos mais pobres países do mundo. Retornou ao poder no Afeganistão em 2021, após a retirada das tropas norte-americanas.
Talude – é uma superfície inclinada de terrenos, localizados na base de uma encosta ou morro, onde se encontra um depósito de detritos.
Talvegue – é a parte mais profunda de um terreno no leito de um rio. O termo significa “caminho do vale”.
Taoísmo – é uma filosofia religiosa praticada na China que prega a busca do equilíbrio entre o yin e o yang, ou seja, o equilíbrio interior. Uma das formas de utilização dessa filosofia é o uso da acupuntura.
Tarifas Alfandegárias – são impostos ou tributos pagos ao governo dos países, pela importação e exportação de mercadorias que entram ou saem deles.
Tasmânia – é uma ilha e estado australiano localizada no extremo sudeste do país.
Taxa de Fecundidade – corresponde ao número médio de filhos que uma mulher teria até o final de sua vida reprodutiva.
Taxa de Mortalidade – representa o número de pessoas que morrem em um país, em grupos de mil pessoas.
Taxa de Mortalidade Infantil – representa o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade, por grupos de mil pessoas.
Taxa de Natalidade – representa o número de crianças que nascem em um país por grupos de mil pessoas.
Técnica – são instrumentos ou habilidades adquiridas pelos homens que possibilitam ampliar seu domínio sobre a natureza, além de melhorar sua qualidade de vida.
Tchernozion – são solos de coloração negra, ricos em húmus. São solos excelentes para a prática agrícola. Encontrados na Ucrânia e na Rússia principalmente.
Tecnologia – é o conjunto de conhecimentos científicos, usados no processo de criação e utilização de bens e serviços.
Tecnologia de Ponta – (bleeding edge technology) refere-se a tecnologia mais moderna e avançada no desenvolvimento de determinado produto. Ex. bioengenharia, robótica, tecnologia militar ou bélica... Em inglês é usado o termo high-tech (alta tecnologia).
Tectonismo – são movimentos internos responsáveis pela transformação da crosta terrestre, através dos dobramentos e falhamentos.
Temperada – região situada entre o trópico e o círculo polar. Apresenta características climáticas bem definidas, com predomínio do clima temperado.
Temperado – clima característico das áreas localizadas entre os trópicos e os círculos polares. Possui as estações do ano bem definidas, com médias temperaturas.
Tempestade – modificação violenta das condições atmosféricas, seguidas de chuvas e ventos fortes que podem se transformar em furacões.
Tempestade Tropical – nome dado a um furacão que perdeu força ou intensidade de destruição.
Tempo – são as variações diárias dos fenômenos atmosféricos, em determinado lugar da superfície terrestre. O conjunto dos vários tempos forma o clima.
Tempo Geológico – refere-se à parte da geologia que registra as transformações que ocorrem na crosta terrestre de nosso planeta, desde sua formação até o momento atual, principalmente relacionado à estrutura das rochas e suas modificações. Em outras palavras é o tempo da Terra.
Temporal – chuva forte, de rápida duração, às vezes com raios e trovões.
Terceira Idade – termo usado para designar a população acima dos sessenta anos de idade, ou idosos.
Terceirização – contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para diminuir custos. 
Terceiro Mundo – termo usado para designar todos os países subdesenvolvidos, principalmente no período da Guerra Fria, do final da segunda guerra mundial (1945) até o final dos anos de 1990. Atualmente esse grupo de países é dividido entre os países em desenvolvimento (emergentes) e os países de baixo desenvolvimento (PMD).
Terciário – período geológico da Era Cenozóica. A formação das grandes cordilheiras do planeta é datada deste período. Período de grande movimentação geológica.
Termelétrica – é a forma de geração de energia elétrica movida através do uso de gás natural e óleo diesel (petróleo) ou carvão mineral. É uma das formas de geração de energia mais caras e poluentes do mundo.
Terra – planeta do sistema solar onde vivemos.
Terraceamento – é uma técnica agrícola antiga usada para a preservação do solo e prevenção contra a sua erosão. Consiste em transformar terrenos inclinados em rampas ou degraus que diminuem a força das águas pluviais. Sistema usado na China, Japão e no Sudeste Asiático.
Terra Devoluta – terrenos que pertencem ao Estado (governo), sem títulos de propriedade, às vezes ocupadas por índios ou posseiros.
Terra Emersa – terras que estão acima do nível do mar (os continentes e as ilhas).
Terras Raras – nome dado a um grupo de 17 elementos químicos da tabela periódica, da categoria óxidos metálicos, de grande valor comercial, principalmente no mercado de alta tecnologia como: tablets, smartphones e carros elétricos. Ex. Tálio, Neodímio, Európio, Cério, Lantânio...
Terra Roxa – é um solo de coloração avermelhada, formado de argilas férteis, resultante da decomposição do basalto ocorrido em outros tempos geológicos, encontrada no sul do Brasil.
Terremotos – ou abalos sísmicos - são tremores que ocorrem na crosta terrestre, graças à ação das placas tectônicas no interior do planeta, responsáveis por várias catástrofes que ocorrem nas áreas mais povoadas, como por exemplo, no Japão.
Território – considerável extensão de terras que abrigam países, estados ou municípios.
Terrorismo – ato de violência praticado por grupos organizados, que lutam por uma determinada causa. O ato também pode ser cometido por uma única pessoa, motivados por xenofobia, política, religião ou outros. O terrorismo tem crescido muito nos últimos anos, principalmente em razão do fanatismo religioso (fundamentalismo) e da insatisfação política. O terrorismo também pode ser praticado pelo Estado. 
Têxtil – relativo a tecidos e tecelagens.
Tigres Asiáticos – termo usado para designar um grupo de países asiáticos que atingiram um alto grau de industrialização, investindo em eduacação e tecnologia. São eles: Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong (China), Cingapura. Os países: Malásia, Indonésia, Vietnã e a Tailândia são denominados de “Novos Tigres”.
Tio Sam – apelido dado pelos soldados ao exército norte-americano, originário do inicio do século XIX, inspirado no comerciante Samuel Wilson, conhecido como Uncle Sam (Tio Sam). Dono de um matadouro, ele fornecia carne para o exército (1812). Os caixotes saiam com as inscrições US Army (Exército dos EUA), coincidindo com as iniciais do nome do comerciante (US). Começou ai, na brincadeira, a origem da expressão: “Exército do Tio Sam”.
Tonelada – unidade de medida que corresponde a um peso de mil quilos.
Topo – corresponde à parte mais alta de uma elevação, geralmente um monte ou montanha. Pode ser chamado de cume ou pico.
Topografia – É a representação gráfica do relevo de um terreno com todos os seus detalhes. É o estudo dos acidentes geográficos, definindo sua localização.
Tornado – nome usado nos Estados Unidos para os ciclones e furacões.
Toyotismo – ou sistema “Just in time” – é um sistema de produção mais flexível usado pela empresa japonesa Toyota, que controla o sistema de produção de acordo com a quantidade de pedidos (demanda) e os estoques de matéria-prima.
Trabalho – atividade profissional remunerada ou não.
Trabalho Informal – é um tipo de trabalho onde o trabalhador não tem a carteira assinada por um patrão, ou qualquer tipo de direitos trabalhistas legais.
Transição Demográfica – representa a mudança de faixa etária da maior parte da população de um país. É quando está ocorrendo um envelhecimento da população.
Transcontinental – que interliga ou atravessa um continente e outro. Ex. Rússia e Turquia são países transcontinentais.
Transgênico – é a modificação genética de uma planta ou animal  através da engenharia genética. Ex. milho transgênico.
Transiberiana – é uma extensa ferrovia russa que corta o território da Sibéria, interligando a parte européia a Rússia asiática.
Transnacionais – é o mesmo que multinacionais, embora nas transnacionais a produção seja fragmentada entre a sede e as filiais enquanto a multinacional distribui a produção através das filiais.
Transumância – é um movimento migratório sazonal (temporário), que ocorre da zona rural para a zona rural. Nesse caso os trabalhadores saem de sua moradia para trabalhar em outros lugares temporariamente, juntando sua remuneração para retornar a sua região de origem. Ex. cortadores de cana no interior do Brasil.
Tratado – acordo ou contrato firmado entre países ou instituições para resolução de determinado assunto.
Tratado de Maastricht – nome da cidade holandesa onde foi assinado o tratado que deu origem a União Europeia. Tratado assinado em 1992.
Tratado de Roma – é o documento oficial de criação da CEE (Comunidade Econômica Europeia). Tratado assinado em 1957 em substituição ao CECA (Comunidade do Carvão e do Aço).
Três Gargantas – maior usina hidrelétrica do mundo, situada em território chinês no rio Yang-tsé (rio Azul).
Triângulo Mineiro – região de grande produção agropecuária, principalmente entre as cidades de Uberaba e Uberlândia.
Tríplice Fronteira – nome dado a fronteira entre o Paraguai, Argentina e o Brasil, a oeste do estado do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu.
Triticultura - cultivo ou plantio de trigo.
Tropeiro - nome dado aos condutores de gado e mulas que viajaram pelos sertões do Brasil desbravando novas terras. 
Tropical – região do planeta localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.
Tropical de Altitude – clima característico das regiões serranas do Brasil, principalmente no Sudeste. É um clima com estações mais amenas em temperatura e pluviosidade bem distribuídas durante o ano.
Tropical Semiúmido – clima característico das áreas tropicais distantes dos oceanos, alternando estações secas e úmidas.
Tropical Úmido – clima característico das regiões intertropicais litorâneas, com grande pluviosidade (chuvas) e altas temperaturas, sem apresentar estações com inverno.
Trópico - refere-se aos dois circulos da esfera terrestre paralelos ao Equador. São importantes limites climáticos para o nosso planeta.
Trópico de Câncer – é um dos paralelos mais importantes da Terra. Ele serve de limite entre a zona tropical e a zona temperada norte. Localizado na latitude de 23º26’16”N. Corta três continentes e dezessete países.
Trópico de Capricórnio – é um dos paralelos mais importantes da Terra. Ele serve de limite entre a zona tropical e a zona temperada sul. Localizado na latitude de 23º26’16”S. Corta três continentes e onze países.
Troposfera – camada mais baixa da atmosfera em contato com o solo, correspondendo a 75% da massa gasosa total da atmosfera.
Trovão – ruído resultante do súbito aquecimento e da repentina expansão do ar ao longo da trajetória de um raio.
Truste – é uma associação ou incorporação de empresas (fusão) que detêm o controle sobre determinadas etapas da produção a fim de controlar o mercado em que atuam.  
Tsunamis – são ondas gigantes que ocorrem principalmente no oceano Pacífico, provocadas por tremores no fundo dos oceanos (maremotos). A palavra é de origem japonesa, onde é mais evidente a ação deste fenômeno.
Tufão – ventos de forte intensidade que ocorrem na parte oriental do planeta (Ásia), semelhantes aos furacões e ciclones.
Tundra – vegetação típica das regiões polares, formada por musgos e liquens.
Turfa – são depósitos recentes de carvão mineral, encontrados geralmente em regiões de clima frio ou temperado.

U

UNASUL – (União de Nações Sul-Americanas) – é uma união entre governos que visa à integração do Mercosul com a Comunidade Andina das Nações (CAN), mais um passo para a integração sul-americana. A fragilidade econômica de alguns países e o impasse político são os obstáculos a serem rompidos.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Órgão das Nações Unidas (ONU) que visa promover a valorização do patrimônio natural, cultural e histórico dos povos.
União Aduaneira – (ver Zona Aduaneira)
União Europeia (UE) – bloco econômico formado por vinte e sete países da Europa. Esse bloco começou a ser formado após a segunda guerra mundial, com o objetivo de fortalecer as relações entre os países e recuperar a economia do continente. Os países líderes são: Alemanha, França e a Grã-Bretanha (Inglaterra), que lutam para manter o bloco unido através de suas leis e em torno da moeda euro.
UNICEF – o “Fundo das Nações Unidas para a Infância” é um órgão das Nações Unidas (ONU), que visa promover projetos em defesa dos direitos da criança e seu desenvolvimento.
Unidade Federativa – representada pelos estados brasileiros, num total de 27 UFs.
Urbano – relativo ou pertencente à cidade.
Universo – é o conjunto de todos os corpos celestes e o espaço ocupado por eles.
Urais(ver Montes Urais)
Urbanização – é um processo que ocorre quando a população da zona urbana (cidade) cresce num ritmo mais acelerado que a população da zona rural (campo). É um processo de agrupamento de características rurais de uma localidade para características urbanas.
URSS – (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) - país formado por quinze repúblicas lideradas pela Rússia. Moscou era a capital política e do poder. A URSS foi criada em 1922 e tentou fazer frente aos EUA durante décadas, após a segunda guerra mundial, num período conhecido por Mundo Bipolar ou era da Guerra Fria. Esse império se desintegrou no final do século XX.
Usina – é uma indústria ou fábrica equipada com máquinas, que transforma a matéria-prima em outro produto acabado ou semi-acabado. Ex. usina hidrelétrica, termelétrica, etc.



V



Vaixás – são os artesãos, comerciantes e camponeses na hierarquia de castas da Índia.
Vale – depressão alongada entre morros, montanhas ou outras elevações. Terreno onde escoam os rios.
Varejo - é um tipo de compra realizada no comércio, onde o comprador adquire produtos unitários ou em pouca quantidade. São as compras do nosso dia a dia.
Várzea – são áreas baixas sujeitas a inundação, com a presença de solos férteis.
Vaticano – sede da igreja católica. É uma teocracia (governado por Deus e representado pelo Papa) considerado o menor país do mundo em área territorial. Embora com status de Estado independente, é na verdade uma Cidade-Estado situada dentro de Roma, capital da Itália.
Vegetação – refere-se à cobertura vegetal natural que cobre a biosfera.
Velha Ordem Mundial – corresponde a era da Guerra Fria, onde as ações mundiais eram determinadas pela força bélica, ou seja, das armas.
Velho Mundo – denominação dada a Europa, Ásia e África, após a descoberta da América.
Vendaval – é uma tempestade com ventos muito fortes.
Ventania – vento contínuo e de grande intensidade.
Vento – é o ar em movimento, é o ar atmosférico.
Vertente – são planos de declives (encostas e escarpas), com formas variadas. São também chamados de vertentes os locais para onde os rios se dirigem. Ex. vertente Atlântica.
Via - Láctea – nome da galáxia onde se localiza o sistema solar. A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos deram esse nome porque viam, ao observar o céu, pontos circulares e esbranquisados, chamados de "caminho de leite" ou "círculo leitoso".
Videira - referente a plantações de uva. 
Vinhedo - são grandes extensões dedicadas ao plantio de uvas.
Vinícola - local onde se produz vinho.
Vinicultura -  nome dado à fabricação de vinhos.
Viticultura - Cíência que estuda o cultivo da uva nos diferentes aspectos: plantio, solo, sucos...
Voçoroca – erosão provocada quando as águas das chuvas cavam sulcos profundos no terreno, devido principalmente ao desmatamento.
Vulcanismo – agente formador do relevo ou agente interno, responsável pela existência dos vulcões.
Vulcão – abertura na superfície da crosta terrestre por onde o magma (lava) é expelido.

          
W


Welfare States - (Estado de Bem-estar social). São sistemas de proteção social desenvolvidos por alguns governos europeus, principalmente no norte do continente. Alguns desses investimentos são: seguro desemprego, previdência social, saúde, educação. Esses governos são conhecidos pela austeridade econômico e a seriedade política, podendo assim investir mais no país e na sociedade.


                                                                                                                                X

Xamã -
Sacerdotes que recorrem as vezes, a práticas sobrenaturais para realizar curas, adivinhações.

Xamanismo - conjunto de crenças e práticas associadas as atividades dos xamãs.
Xátrias –
na hierarquia de castas da Índia representa a classe dos militares.

Xenofobia – preconceito ou aversão ao que (ou a quem) é estrangeiro. Excesso de nacionalismo que provoca conflitos entre pessoas que moram em outro país, desencadeando perseguições e preconceitos.
Xerófila – é um tipo de espécie vegetal adaptada a ausência de água ou a pouca umidade. Ex. plantas da caatinga brasileira.
Xiitas – parte do povo muçulmano que acredita nas tradições e na não influência do mundo ocidental. Tem o Corão ou Alcorão como base para suas crenças, acreditando num mundo onde a reclusão e o afastamento da modernidade mantém sua cultura. São os muçulmanos extremistas ou radicais. 
Xingu - (Parque indígena) - criado em 1961 pelo governo federal no estado do Mato Grosso, é uma gigantesca reserva indígena que abriga mais de uma dúzia de povos nativos e mais de cinco mil indivíduos. Localizada no norte do estado, em área de Floresta Amazônica, na bacia do rio Xingu. 
Xisto – rocha metamórfica com grande concentração de óleo aproveitado como combustível. Ex. xisto betuminoso (rico em betume, ou óleo).



Y



Yanomamis – grupo indígena da Amazônia, entre o Brasil e a Venezuela, que sofreu grandes perdas após o contato com o homem branco, de quem contraiu várias doenças, além de mortes na invasão de suas terras pelos garimpeiros.

Z




Zaibatsus – são grandes conglomerados industriais japoneses, geralmente administrados por familiares. Ex. Mitsubishi.
ZEE – as Zonas Econômicas Especiais são cidades localizadas no leste da China, com o objetivo de atrair investimentos de chineses de Hong Kong e Taiwan, além de capitais estrangeiros para o país. Funcionam como ilhas de capitalismo no meio de um sistema político muito fechado e centralizado.
Zona – do ponto de vista da Geografia, refere-se às faixas de terra delimitadas pelos trópicos e pelos círculos polares.
Zona Aduaneira – é a etapa de um bloco econômico que funciona como uma Zona de Livre Comércio com a adoção de uma TEC (Tarifa Externa Comum) e uma política comercial comum entre os países membros, nas negociações internacionais com outros países. Ex. Mercosul.
Zona Climática – são as regiões climáticas da Terra, determinadas pelos paralelos principais, com características próprias, recebendo intensidades diferentes de radiação solar. As principais são: tropicais (entre os trópicos), temperadas (entre o trópico e o círculo polar) e as polares ou glaciais (nas extremidades norte e sul do planeta, nos pólos).
Zona da Mata – faixa de terras litorâneas cobertas de Mata Atlântica. É uma subdivisão da região Nordeste do Brasil, embora também tenha trechos no sudeste e sul do país.
Zona de Convergência Intertropical – (ZCIT) - é a área da superfície terrestre próxima ao equador, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram.
Zona de Livre Comércio – é a etapa inicial na formação de um bloco econômico. Estabelece um livre comércio de mercadorias e investimentos entre os países-membros e a gradual eliminação de tarifas de importação e alfandegárias (de fronteira). Ex. NAFTA (ou ALCAN).
Zona Desértica – correspondem as áreas de domínio do clima árido (seco) ou desértico. As zonas desérticas estão espalhadas por todas as outras zonas climáticas da Terra. Ex. Antártida, Saara, Atacama, Vale da Morte...
Zona de Transição – é uma faixa geográfica compreendida entre duas áreas distintas. É uma área que serve de ponte, ligando regiões com características diferentes. Ex. o agreste nordestino é uma zona de transição entre o litoral úmido e o sertão semiárido.
Zona Econômica Exclusiva (ZEE) – (ver Amazônia Azul)
Zona Franca – é uma área delimitada que recebe incentivos do governo, isenção de impostos e a redução de tarifas alfandegárias, com o objetivo de atrair indústrias do país e de outros países. É uma espécie de pólo industrial.
Zona Intertropical – região compreendida entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. É a região mais quente do planeta.
Zona Polar – é a região mais fria do planeta, nos extremos norte e sul da Terra, nas regiões dos pólos.
Zona Rural – o mesmo que campo. Região caracterizada por atividades primárias.
Zona Sísmica – área da Terra onde ocorrem com maior frequência os abalos sísmicos (terremotos). A principal zona sísmica da Terra é o Círculo de Fogo do Pacífico.
Zona Temperada – região localizada entre os trópicos e os círculos polares. Predomínio nessa região do clima temperado.
Zona Térmica – (ver zona climática)
Zona Tropical – o mesmo que zona intertropical. É a região compreendida entre os trópicos.
Zona Urbana – caracterizada pela intensa ocupação humana e atividades secundárias e terciárias. São as cidades.


Referências bibliográficas:

  • Adas, M.; Adas S. (colaborador). Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios sócioespaciais. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 1998. 596 p.
  • Andrade, J. S. C. de; Medeiros, M. C. Geografia: para viver juntos. São Paulo: Edições SM, 2009. (Coleção para viver juntos, Vol. 6,7,8 e 9 – Ens. Fund.)
  • Andrade, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade (uma introdução à análise do pensamento geográfico). São Paulo: Editora Atlas, 1987.143 p.
  • Bertello, E. Minimanual de Pesquisa Geográfica, 2 ed. Minas Gerais: Claranto Editora, 2004. 624 p.
  • Coelho, M. de A.; Terra, L. Geografia Geral e do Brasil. V. único. São Paulo: Editora Moderna, 2006. 456 p.
  • Dicionário de Geologia e Mineralogia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1980. 168 p. (Dicionários Técnicos)
  • Ferreira, A. B. de H. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa – Aurélio Júnior. Paraná: Editora Positivo, 2005. 992 p.
  • Forsdyke, A, G. Previsão do Tempo e Clima.  2 ed. Tradução: Fernando de Castro Ferro: Editora Melhoramentos, 1978. 160 p. (Série Prisma)
  • Guerra, A. T. Dicionário Geológico – geomorfológico. 7 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1987. 446 p.
  • Leinz, V.; Amaral, S. E. do. Geologia Geral. 7 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1980. 397 p.
  • Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa / organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda – 2 ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. 907 p.
  • Moreira, R. O que é Geografia. 4 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. 113 p. (Coleção primeiros passos. 48)
  • Salles, I. H.; Pita, D. G. (cartografia): Conceitos de Geografia Física. São Paulo: Ícone Editora, 1997. 120 p.
  • Sene, E. de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Scipione, 2002. 520 p.
  • Sene, M. Geografia Geral para o Ensino Médio: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Scipione, 2002. 528 p.
  • Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: IBGE, 1987. 446 p.


Consultas na Internet:




Espero que façam bom proveito.
Grande Abraço.

Professor Taylor


9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Faltou o Brasil ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    ResponderExcluir
  3. muito bom prof Taylot , acabei de fazer a pesquisa que você falou , só não cheguei a achar palavras do tipo Soberania , cidade -estado , se puder colocar no dicionario agradeço .... muito bom 9 A Jhonatan :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soberania – quando um Estado tem plenos poderes para administrar as suas instituições, criando suas próprias normas e leis que toda a sociedade deverá seguir dentro do seu território.

      Excluir
    2. Cidade-Estado – são cidades independentes e autônomas, com governo próprio, que estão localizadas dentro do território de outro país, e muitas vezes, gozam do status de país soberano. Ex. Vaticano, Mônaco, San Marino, Cingapura...

      Excluir
  4. Taylor , vai sair matéria sobre as personalidades , desde já agradeço ... Jhonatan 9 A

    ResponderExcluir